2012 - Será que o mundo vai acabar? : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

2012 - Será que o mundo vai acabar?

Pela profecia Maia, o mundo irá acabar em dezembro de 2012. Segundo eles, o mundo é feito de ciclos de 5.125 anos, onde o quarto ciclo acabou com o grande dilúvio. Faz sentido, apesar de eu não acreditar que para um ciclo se encerrar, precise necessariamente acontecer uma catástrofe. Mas, o fato é que após quase destruir o mundo em Independence Day e O Dia Depois de Amanhã, Roland Emmerich traz às telas outro filme sobre o assunto que estreou em todo país ontem.

Ainda não fui ao cinema conferir a saga, e algumas críticas não me animam a ter pressa para tanto. Quero falar aqui de uma estratégia interessante que os filmes têm utilizado em sua divulgação. A começar pelos posters personalizados. Afinal, o mundo acabar é algo que traz impacto, mas você, brasileiro, ver um cartaz com o Rio de Janeiro, tendo o Cristo Redentor em primeiro plano sendo levado pela enxurrada, traz muito mais impacto. Não sei ao todo quantas versões foram feitas, na internet só encontrei seis. Sendo que Washington e Los Angeles estão entre elas, mas o que mais me chamou a atenção foi a do Tibet, e ainda trouxe um deja vu engraçado, pois o monge olhando a destruição do alto me lembrou a animação Avatar.

2012

A técnica de divulgação e distribuição é cada vez mais essencial para o sucesso de um filme. Diante de tantos lançamentos semanais, é preciso chamar a atenção, criar a expectativa e levar o maior número de espectadores ao cinema na primeira semana. Promoções, ARGs, divulgações na internet, trailers de grande impacto são sempre boas ferramentas. Agora, nada disso é o suficiente se o filme não corresponde. Vamos ver qual a trajetória de 2012.

Para finalizar, o teaser trailer do filme. Percebam a pressão que é feita. A trilha psicodélica tensa. A intercalação com as cartelas deterministas. O monge correndo, tocando o sino. Afinal, se o topo do mundo está sendo inundado, o que será de nós, pobres mortais em cidades litorâneas? E a frase "descubra a verdade, busque online 2012" é típico para despertar a curiosidade e construir o boca a boca. Eles não dão um site, mandam o espectador procurar a data. É a idéia de: não é apenas um filme, é real. O trailer oficial também começa com uma pressão incrível. "a civilização mais antiga da humanidade nos avisou que essa data chegaria", apesar de os Maias não serem a mais antiga, é uma civilização antiga e merece respeito. Eram calculistas, práticos e inteligentes. Ou seja, o filme pode não ser bom, mas a propaganda foi muito bem feita.

<br /> <a href="http://video.msn.com/video.aspx?mkt=pt-BR&vid=cf3b0d9a-3624-456d-8486-859d6ca027f8" target="_new" title="'2012'">Video: '2012'</a>

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.