Centenário de Akira Kurosawa : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Centenário de Akira Kurosawa

Akira KurosawaSe estivesse vivo, Akira Kurosawa completaria ontem 100 anos. Nascido em 23 de março de 1910, este japonês fantástico começou a carreira como assistente de direção, tornando-se mundialmente conhecido ao apresentar Rashomon, filme com o qual foi indicado ao Oscar e levou Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1951. Seu maior clássico, Os Sete Samurais ganhou versão americana com Sete Homens e um Destino. E diversos outros filmes marcaram a história do cinema como Dersu Uzala, Viver, Trono Manchado de Sangue ou Ralé. Eu, particularmente, gosto muito de um que o diretor não teve tempo de finalizar: Depois da chuva. É um filme sensível, que utiliza a narrativa não-linear de forma fantástica. Dirigido por seu fiel assistente, Takashi Koizumi, tem o roteiro de Kurosawa que morreu antes de levar o projeto ao fim.

Para comemorar e relembrar esse grande gênio, a Europa Filmes colocou no mercado um BOX com cinco DVDs do diretor. Uma boa forma de homenagêa-lo e ter uma aula cinematográfica.

Cão Danado (1949) - "Murukami, um jovem investigador de homicídios, é roubado em um ônibus e perde sua pistola. Ele começa uma busca insana atrás de sua preciosa arma, sem sucesso, até receber a ajuda de um sábio e mais experiente detetive chamado Sato. Só que as razões para tudo ficam mais sensíveis e dramáticas quando Murukami descobre que o ladrão só entrara para esse perigoso mundo do crime pelo desespero da necessidade humana. Clássico noir do mestre Akira Kurosawa, que redefiniu o padrão de filmes policiais japoneses".

Os Sete Samurais
(1954) - "Durante o Japão feudal do século XVI, um velho samurai chamado Kambei (Takashi Shimura) é contratado para defender uma aldeia indefesa que é constantemente saqueada por bandidos. Contando com a ajuda de outros seis samurais, Kambei treina os moradores para resistirem à um novo ataque, que deve acontecer muito em breve."

Sanjuro (1962) - "Depois de superar todos os desafios de filme anterior, Yojimbo, o samurai Sanjûrô Tsubaki (Toshirô Mifune) une-se a um grupo de jovens idealistas que estão determinados a acabar com a corrupção que há em sua cidade. Porém, este cínico samurai está muito aquém dos conceitos ideais que esses jovens têm de um nobre guerreiro".

Céu e Inferno (1963) - "Baseado em uma obra de Ed McBain, conta a história de Gondo (Toshirô Mifune), diretor de uma fábrica de sapatos, que tem o seu filho sequestrado em um ponto crucial para o andamento dos negócios. A quantia exigida por eles é enorme, mas Gondo decide abrir mão de seus negócios para resgatar o filho, mas uma grande surpresa na hora do pagamento pode mudar todos os rumos dessa história".

Depois da Chuva (1999) - "Misawa é um samurai que não consegue encontrar emprego, mas que é um gênio da arte de lutar. Ao lado de sua mulher, ele é obrigado a parar em uma pequena hospedaria por causa de uma enchente. Vendo as péssimas condições do local, ele parte em busca de alimento para o povo, logo despertando a desconfiança de sua mulher, que não gosta que ele lute por dinheiro. Mesmo sem a conduta real de um samurai, é contratado para treinar a tropas do feudo local, despertando a inveja dos outros lutadores. Filmado após a morte de Akira Kurosawa, pelo seu fiel assistente de direção Takashi Koizumi. Um dos últimos roteiros do mestre oriental".

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.