Um Parto de Viagem : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Um Parto de Viagem

Um parto de viagemApós o sucesso de Se Beber, Não Case, Todd Phillips repete a fórmula e chama Robert Downey Jr. para uma dobradinha engraçada com Zach Galifianakis, destaque do primeiro filme. Um parto de viagem é uma comédia road movie, se podemos classificar assim, onde tudo que podia acontecer de errado acontece, criando cenas hilárias e outras exageradas. Perde um pouco o fôlego no final, além de repetir a fórmula de Antes Só do que Mal Acompanhado e sendo inferior a este. Fora o fato de não superar Se beber, não case. Ainda assim, é um filme divertido que vale uma espiada. Destaque para a ligação feita com o seriado Two And a Half Men. O personagem de Galifianakis é fã da série e dono do blog It´s Raining Two And a Half Men. A série é citada em vários momentos e proporciona uma resolução genial.


Peter Highman é um arquiteto bem sucedido que precisa voltar para Los Angeles antes que seu filho nasça. O problema é que ele se esbarra no aeroporto com Ethan, um sujeito muito estranho, aspirante a ator que vai tentar a sorte em Hollywood. As confusões causadas por Ethan fazem com que ambos não apenas sejam expulsos do avião, como fiquem proibidos de voar. Para piorar, Peter está sem documentos, suas malas embarcaram e ele terá que pegar carona com Ethan, cruzando os Estados Unidos de carro.

Zach Galifianakis e Robert Downey Jr.

É de se imaginar o que espera essa viagem, certo? Robert Downey Jr. está genial como o mal humorado Peter. Já Zach Galifianakis repete a fórmula do engraçado-liberal-atrapalhado. Ainda assim, os dois funcionam juntos, o que proporciona uma boa diversão. Há ainda a presença do cachorro de Ethan que, entre outras peculiaridades, gosta de se exibir sexualmente. A premissa é sempre de que nada está tão ruim que não possa ser piorado por Ethan. A figura é usuário de maconha, segundo ele medicinal para seu glaucoma, tem um cachorro tarado, usa um nome artístico que vai causar problemas, tem as cinzas de seu pai guardada em uma lata de café, tem um sono pesado e é completamente sem noção. Peter daria tudo para se livrar dele, mas não tem outra forma de chegar em casa.

Um parto de viagemA construção do argumento é absurda. Afinal, não existem advogados nos Estados Unidos? Peter está o tempo todo com o celular na mão, se comunicando com a esposa, não tinha uma forma mais fácil de resolver isso? Mas acabamos comprando a idéia e seguimos viagem. Há cenas ótimas como Ethan interpretando uma cena de O Poderoso Chefão, a cena do café, ou quando ele viaja fumando maconha e ouvindo Pink Floyd. Há exageros como a fronteira com o México e todo seu desenrolar. Além de uma participação forçada de Jamie Foxx, apesar de gerar uma piada engraçada na maternidade. O filme oscila o tempo todo entre bom e ruim, mas forma um conjunto divertido.

As cenas de estradas são bem realizadas, com uma fotografia simples e direta. Destaque para a cena no Grand Canyon e novamente para cena de maconha. A trilha sonora é funcional, mas poderia ser melhor explorada. A boa direção de Todd Phillips e o talento sempre charmoso de Robert Downey Jr. tornam o filme mais interessante. Tinha melhores expectativas para com ele, principalmente depois do acerto com Se beber, não case. Talvez por isso, tenha me decepcionado um pouco. Ainda assim, é daqueles filmes divertidos que valem uma boa sessão pipoca.


Um Parto de Viagem (Due Date, 2010 / EUA)
Direção: Todd Phillips
Roteiro: Todd Phillips, Adam Sztykiel, Alan R. Cohen, Alan Freedland
Com: Robert Downey Jr., Zach Galifianakis, Michelle Monaghan, Jamie Foxx
Duração: 100 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.