Festival de Cinema Polonês : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Festival de Cinema Polonês

Depois da Mostra Italiana, o Circuito Sala de Arte traz o Festival de Cinema Polonês. Mais uma oportunidade para os soteropolitanos verem filmes que não chegam ao Brasil. Como define a divulgação do Festival: "Serão apresentados filmes de vários gêneros, selecionados com a finalidade de mostrar o perfil do cinema contemporâneo polonês".

Serão sete filmes realizados entre 2004 e 2009, todos inéditos no Brasil e de gêneros diversos. O Festival terá ainda a exibição especial de um clássico da década de 1980 – a comédia "Ursinho" – que zomba do sistema político da época, mostrando absurdos do dia-a-dia dos anos 1970 e 1980 na Polônia.

Onde: SALADEARTE CINEMA DA UFBA
Quando: 05 a 11 de novembro de 2010
Horário: Sempre as 18h30
Ingresso: Preço Único R$ 6,00

QUANTO PESA UM CAVALO DE TRÓIA
05/11 - SEXTA-FEIRA
QUANTO PESA UM CAVALO DE TRÓIA
Polônia, 2008, 117 minutos, cores, legendas em português.
direção: Juliusz Machulski
roteiro: Juliusz Machulski
fotografia: Witold Adamek
música: Jacek Królik
elenco: Ilona Ostrowska, Maciej Marczewski, Robert Więckiewicz, Danuta Szaflarska, Agnieszka Sienkiewicz, Sylwia Dziorek, Inga Pilichowska e outros

SINOPSE
Reveillon de 1999. Zosia Albrecht-Radecka é uma esposa e mãe feliz. O seu segundo casamento com Kuba é muito bom. A filha de Zosia, Florentina, de 12 anos, adora o seu padrasto. Parece que melhor não poderia ser. No entanto, Zosia culpa o seu destino por não ter conhecido Kuba 13 anos antes. Em uma manhã de maio de 1987, ao acordar, por algum milagre, seu sonho se tornou realidade e está 13 anos mais nova, encontrando deitado ao seu lado Darek, seu primeiro marido. Florentina ainda não veio ao mundo e do outro lado da janela vemos os últimos dias da Polônia comunista. Quando Zosia percebe que isso nao é um simples pesadelo, entra em ação. Primeiramente, tem que se livrar do seu marido tirano o mais rápido possível. Em segundo lugar, tem que encontrar Kuba mais cedo. Mas como Florentina ainda não existe, e Zosia a quer tanto, resta concebê-la com Darek. Estreia no Brasil.

GAROTAS DE SHOPPING
06/11 - SÁBADO
GAROTAS DE SHOPPING
Polônia, 2009, 70 minutos, cores, legendas em português.
direção: Katarzyna Rosłaniec
roteiro: Katarzyna Rosłaniec
fotografia: Witold Stok
música: Adam Ostrowski
elenco: Anna Karczmarczyk, Dagmara Krasowska, Dominika Gwit, Magdalena Ciurzyńska, Iza Kuna, Artur Barciś, Ewa Kolasińska, Franciszek Przybylski e outros.

SINOPSE
Alicia, aos seus 14 anos, entra em uma nova turma durante o curso ginasial. Sente-se muito solitária nesse novo ambiente. Um dia, uma companheira a convida para passear em um shopping, onde podem observar as vitrines durante horas, comer, ouvir música, observar gente bonita e... conhecer potenciais "patrocinadores". Graças a eles poderão conseguir todas essas novas coisas cintilantes. Estreia no Brasil.

FESTA DE CASAMENTO
07/11 - DOMINGO
FESTA DE CASAMENTO
Polônia, 2004, 109 minutos, cores, legendas em português
direção: Wojciech Smarzowski
roteiro: Wojciech Smarzowski
fotografia: Andrzej Szulkowski
música: Tymon Tymański
elenco: Marian Dziędziel, Tamara Arciuch, Iwona Bielska, Maciej Stuhr, Bartłomiej Topa, Paweł Wilczak, Andrzej Bela-Zaborski, Lech Dyblik e outros

SINOPSE
Celebra-se uma festa de casamento. O pai da noiva presenteia o noivo com um carro de luxo que tinha conseguido em troca de certa quantidade de dinheiro e mais dois hectares de terra que pertencem ao patriarca da família. Mas o velho se recusa a cedê-las. Este será um dos muitos contratempos e problemas de todo tipo que surgirão nessa noite interminável. Uma comédia de tons negros, muito conhecida na Polônia: três prêmios no Festival de Cinema Polonês e seis prêmios Águia, entre outros de melhor filme e melhor diretor em 2005. Além disso, recebeu distinções em Locarno e Karlovy Vary. Estreia no Brasil.

O JARDIM DE LUÍZA
08/11 - SEGUNDA-FEIRA
O JARDIM DE LUÍZA
Polônia, 2007, 105 minutos, cores, legendas em português.
direção: Maciej Wojtyszko
roteiro: Witold Horwath
fotografia: Grzegorz Kędzierski
música: Jerzy Satanowski
elenco: Patrycja Soliman, Marcin Dorociński, Krzysztof Stroiński, Kinga Preis, Władysław Kowalski, Marcin Hycnar, Lesław Żurek, Wiktoria Gorodecka e outros

SINOPSE
O que aconteceria se Léon, o profissional, se apaixonasse por Amélie de Montmartre de Paris? Luíza, uma moça sensível e solitária, e Fábio, um delinquente que vive infringindo e zombando da lei, se conhecem num hospício. Ela foi ali internada por seus pais incapazes de aceitar sua hipersensibilidade. Ele está no hospital para observação. Com o tempo, suas relações convertem-se num sentimento difícil e, na opinião de muitos, praticamente condenado ao fracasso. Estreia no Brasil.

A RESERVA
09/11 - TERÇA-FEIRA
A RESERVA
Polônia, 2007, 100 minutos, cores, legendas em português.
direção: Łukasz Palkowski
roteiro: Łukasz Palkowski, Marcin Kwaśny
fotografia: Paweł Sobczyk
música: Sebastian Krajewski
elenco: Marcin Kwaśny, Sonia Bohosiewicz, Grzegorz Palkowski, Artur Dziurman, Violetta Arak, Tomasz Karola, Mariusz Drężek, Krzysztof Janczar e outros

SINOPSE
O fotógrafo, Marcin Wilczyński, depois de se separar da namorada, se muda para um velho sobrado em um bairro de Varsóvia chamado Praga. O proprietário do edifício lhe pede para fazer uma série de fotos para mostrar o estado decadente da propriedade. Marcin, tirando fotos dos vizinhos e dos arredores do prédio, está descobrindo um mundo totalmente novo pelo qual começa a se fascinar. Encantado pela vizinha – uma cabeleireira sensual, Hanka B., entra na lista negra de um bandido temperamental, Rysiek, que mora com ela. Isso é apenas o começo da série de acontecimentos que mudarão a vida de Marcin, juntando-se a novos amigos e inimigos.

A PEQUENA MOSCOU
10/11 - QUARTA-FEIRA
A PEQUENA MOSCOU
Polônia, 2008, 113 minutos, cores, legendas em português.
direção: Waldemar Krzystek
roteiro: Waldemar Krzystek
fotografia: Tomasz Dobrowolski
música: Zbigniew Karnecki
elenco: Svetlana Khodchenkova, Lesław Żurek, Dmitri Ulyanov, Elena Leszczyńska, Artem Tkachenko, Jurij Ickov e outros.

SINOPSE
O filme relata os abusos cometidos pelo Exército Soviético na cidade polonesa de Legnica, apelidada de A Pequena Moscou devido à presença, durante quase cinquenta anos (1945-1993), de uma base militar soviética, a maior da Polônia. Viera, uma jovem russa casada com Yuri, um piloto de caça, inicia um romance clandestino com Michał, um tenente polonês. O encontro acontece em 1967 quando das cerimônias do 50° aniversário da Revolução de Outubro. A história de amor proibido se converte numa tragédia pessoal, que tem como pano de fundo uma tensa situação política, agravada pela invasão das tropas do Pacto de Varsóvia na Tchecoslováquia em 1968. Estreia no Brasil.

URSINHO
11/11 - QUINTA-FEIRA
URSINHO (Mostra Especial)
Polônia, 1980, 111 minutos, cores, legendas em português
direção: Stanisław Bareja
roteiro: Stanisław Bareja, Stanisław Tym
fotografia: Zdzisław Kaczmarek
música: Jerzy Derfel
elenco: Stanisław Tym, Barbara Burska, Christine Paul-Podlesky, Krzysztof Kowalewski, Bronisław Pawlik, Ewa Bem, Zofia Czerwińska, Stanisław Mikulski e outros.

SINOPSE
O presidente do clube esportivo "Arco-íris", Ryszard Ochódzki chamado de Ursinho, vai para Londres. Porém, fica detido porque de seu passaporte foram arrancadas algumas páginas. Ochódzki suspeita de sua esposa, Irena, que queria impedir sua viagem, ou pelo menos atrasá- lo e chegar em Londres primeiro. Anos atrás, o casal abriu uma conta bancária em um banco de Londres. A separação os forçou a divisão dos bens. Só que ninguém gosta de dividir com o outro o dinheiro acumulado no exterior. O dinheiro então ficará com aquele que chegar primeiro. Ochódzki não se rende facilmente e tenta de qualquer maneira derrubar o plano da mulher, conseguindo ao mesmo tempo um novo passaporte.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.