Grandes Cenas: Hair : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Grandes Cenas: Hair

Renn WoodsNovamente a música toma conta das grandes cenas. O musical Hair não é dos mais aclamados, nem lembrados enquanto filme, apesar de o original da Broadway ser um grande sucesso. A força do filme está nas músicas consagradas e coreografias belíssimas. Dirigido por Milos Forman em 1979, conta a história do encontro entre um grupo de hippies e um garoto do interior que vai à capital se alistar no exército. A guerra do Vietnã está em plena ação e os jovens idealistas, liderados por George Berger, tentam mostrar que a vida é mais do que isso. Para completar, o jovem Bukowski se apaixona pela bela Sheila, filha de uma família rica.

Hair, na verdade, é um grande protesto contra a guerra, a favor de uma nova conduta de paz, ideais que fizeram surgir o movimento hippie. As situações encadeadas através das músicas servem como exemplificação de ideias e nos envolvem, principalmente na cena final no cemitério e em frente a Casa Branca, simbolizando a manifestação pelo fim da Guerra. A cena inicial, no entanto, é mais emblemática, por isso escolhi para analisar. Ela é um resumo da história e da vontade daquelas pessoas. Além da música Age of Aquarius ser das mais belas do filme.

HairO filme começa com uma cena de despedida entre Claude e seu pai, ele lhe dá conselhos e pede para não se preocupar, porque Deus cuida dos ignorantes. Claude entra no ônibus e começamos a ouvir os primeiros acordes da música. As paisagens dos Estados Unidos vistas pela janela de Bukowski passam rápido, no ritmo da introdução. A câmera entra no túnel escuro e vemos apenas faíscas de fogo, com a voz de George lendo a carta de convocação do exército. Os rostos dos integrantes do grupo aparecem até que vemos a cena onde todos queimam a convocação em um tonel. Após queimarem, dois guardas aparecem do outro lado do túnel e eles saem correndo. O fogo aumenta tomando a tela e uma fusão nos leva para o pátio, onde casais dançam sensualmente.

A voz de Renn Woods entra em cena para logo depois sermos apresentados a sua figura, bonita, florida e marcante. A câmera gira ao seu redor, em um movimento característico da época, em zoom out, dando mais imponência à sua imagem. A câmera então, encontra Claude Bukowski se aproximando do parque, com um olhar assustado. O contra-plano mostra o que ele vê, um grupo de hippies dançando juntos, indo até o chão. Para quem vem do interior poderia ser algo assustador. Eles olham rápido e vêem que o policial se aproxima. Dois ficam e desafiam os cavalos dos guardas, que dançam junto com os bailarinos, em uma das partes mais emblemáticas de toda a cena.

HairSomos então, apresentados a Sheila e suas irmãs, que passam de cavalo, sendo observadas por Bukowski. O olhar do casal se cruza, já apresentando a situação. O grupo continua seu balé pelo parque. Todo o instrumental da música, fica apenas neles. Quando volta a letra, vemos novamente Bukowski observando a cena e então, ele percebe outro grupo de hippies chegando, George e seus amigos, que entram em cena curtindo a música, como se fizessem parte do cenário. Renn Woods em contra-plongée em movimento circular parece está voando sob o chão, algo reforçado pelo olhar de Bukowski que está direcionado para cima quando a vê cantando. Antes que a música termine, ele ainda observa Sheila e suas irmãs retornando e o grupo de George de aproximando dele.

Está e, sem dúvidas, uma ótima apresentação da história e dos personagens, além de uma das cenas mais marcantes do filme e da história de musicais, copiada e parodiada incontáveis vezes.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.