As aventuras de Sammy : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

As aventuras de Sammy

As aventuras de SammyNão é novidade que adoro animação. E a PlayArte traz essa semana para os cinemas uma animação belga encantadora dirigida por Ben Stassen, sobre a vida de uma tartaruga verde. Os detalhes técnicos são excelentes. Primorosos em alguns momentos. A projeção em 3D é uma das melhores que eu já vi, completamente harmônica à história. Os passeios no fundo do mar são um bálsamo para nossos olhos. Há momentos em que nos sentimos no fundo do oceano. É daqueles filmes obrigatórios para quem gosta do gênero. E esse eu falo que vale um ingresso mais caro para conferir a cópia em 3D.

As aventuras de SammySammy é uma simpática tartaruguinha macho que desde o seu nascimento teve dificuldades de adaptação. Sua vida é uma eterna aventura no mar onde aprende conceitos sobre amizade, companheirismo, amor e relação com os humanos. Talvez o único pecado do roteiro de Domonic Paris seja a opção de contar essa história em flashback. Ao ver Sammy velho, deitado na areia, citando seu amigo Ray e que ambos estão prestes a ser avôs, toda a trajetória de Sammy perde um pouco do receio pelo personagem. A gente já sabe que tudo acaba bem. Ainda assim, nos envolvemos com aquele ser frágil, que logo no seu primeiro dia de vida conhece o amor de sua vida, a tartaruguinha Shelly. Eles se separam e parece que, dentro de si, Sammy passa a vida a procura dela.

As aventuras de SammyÉ fácil lembrar de Procurando Nemo ao ver o filme. Fundo do mar, peixes e seres marinhos humanizados, uma busca sem fim, a relação com os humanos, as participações especiais que dão um charme extra à narrativa. Está tudo lá. Tem também um forte cunho ecológico, primeiro com os hippies, depois com os defensores de animais e instituições de proteção a vida marinha. Sem falar o acidente com óleo mostrando o impacto no ecossistema. Há ainda referências primorosas como ao livro A volta ao mundo em 80 dias. Acho que o filme funciona mais para o adulto que a criança. Mas, elas vão se divertir bastante com o colorido e a composição dos personagens.

A trilha sonora é outro destaque da animação. O som inicial das tartarugas marchando para o mar é perfeita. As músicas inseridas, os efeitos, a brincadeira com o fundo do mar. Tudo está no lugar certo para nos encantar. As aventuras de Sammy é uma das melhores surpresas que conheci no início do ano. Um filme bem feito, divertido, envolvente e que preenche a tela com uma animação belíssima. Não se deixe levar pelo ar infantil, é uma ótima experiência para os adultos também.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.