Cine Dicas Video Hobby (15) : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Cine Dicas Video Hobby (15)

Cine Dicas Video HobbyHoje o Cine Dicas é um pouco diferente, normalmente escolho entre os filmes indicados por Guy Ferreira, alguns que acho mais relevantes e já assisti, explicitando a minha opinião. Por vezes, reforço a recomendação, outras alerto para os problemas que encontrei na obra. Hoje tem uma diferença básica. Pela primeira vez a lista veio apenas com um filme que tinha assistido. Como não deu tempo de selecionar alguns, conferir e expor minha opinião. Os outros três filmes destacados fazem parte daquela interminável lista de filmes que ainda quero assistir. Aliás, quanto mais filme eu assisto, mas percebo que tem ainda muito filme no mundo a ser conferido. Por isso, segue as indicações abaixo, com a explicação do porquê estou curiosa para conferí-los.


NOSSO LAR
NOSSO LAR (NACIONAL)
BRASIL - 2010. Direção: Wagner De Assis. Com: Renato Prieto, Rodrigo dos Santos, Fernando Alves Pinto, Rosane Mulhoalland, Inez Viana, Paulo Goulart Filho, Othon Bastos

Sinopse: André Luiz é um médico bem sucedido que, após sua morte, acorda no mundo espiritual. Lá começa sua nova jornada, de autoconhecimento e transformação, desde os primeiros dias numa dimensão de dor e sofrimento, até ser resgatado e levado para a cidade espiritual Nosso Lar, cidade que dá nome ao filme e que paira nas camadas mais altas da atmosfera terrestre. Novas lições e conhecimentos estão no caminho deste homem que, enquanto aprende como é a vida em outra dimensão, anseia em voltar à Terra e rever a família. No entanto, ao conseguir ver seus entes queridos, André Luiz percebe a grande verdade: a vida continua para todos.

Avaliação: Começo com o único filme que assisti da lista. Apesar de compreender todos os problemas técnicos do filme, principalmente do roteiro, não deixei de me emocionar com Nosso Lar, devido a importância que o livro teve e tem na minha vida. Independente das polêmicas e críticas negativas sofridas, o filme levou multidões ao cinema e arrebatou fãs fervorosos que chegaram a colocar o longametragem como o mais votado na pesquisa do Minc. Acredito que, no DVD, o sucesso seja tão grande quanto. Quem ainda não viu, pode conferir. Leia a crítica completa.


3 HOMENS E UMA NOITE FRIA
3 HOMENS E UMA NOITE FRIA (CULT)
FINLÂNDIA - 2008. Direção: Mika Kaurismaki. Com: Kari Heiskanen, Pertti Sveholm, Timo Torikka

Sinopse: Matti, um inspetor de polícia; Erkki, um fotógrafo, e Rauno, ator, são amigos de infância que não se vêem há muito tempo e acabam se encontrando acidentalmente na véspera do Natal, em Helsinki, e resolvem passar a noite juntos num bar de karaokê. Entre bebidas e música, eles acabam dividindo suas alegrias e arrependimentos, revelando experiências dolorosas. No meio da noite, uma misteriosa mulher entra no bar e acaba se envolvendo com os três amigos.

Avaliação: O cinema Finlandês não é muito popular por aqui e, só por isso, já vale destacar uma indicação como essa. Ainda mais se é de um dos irmãos Kaurismäki. A sinopse me deixou bastante curiosa quanto ao filme, por mais que não pareça uma novidade uma mulher envolvida com três amigos. Já o ponto de partida parece instigante. Um filme que ainda não tinha visto muita repercussão por aqui.


A ERVA DO RATO
A ERVA DO RATO (NACIONAL)
BRASIL - 2008. Direção: Julio Bressane, Rosa Dias. Com: Alessandra Negrini, Selton Mello

Sinopse: A Erva do Rato funde dois elementos dos contos A Causa Secreta e Um Esqueleto, de Machado de Assis: a relação do homem com a morte e a incompreensível relação que estabelece com os animais. Ele (Selton Mello) e Ela (Alessandra Negrini) caminham por um cemitério à beira-mar. Os pronomes são seus nomes. Ela, professora, com o pai morto há apenas três dias, não tem mais ninguém no mundo. Diante de tal situação, Ele se propõe a cuidar dela enquanto for vivo. Este é o início de uma estranha relação.

Avaliação: Selton Mello perdeu um pouco de sua credibilidade em escolha de papéis depois de aceitar Federal, mas com Júlio Bressane na direção, acho que não tem erro. Ainda mais, com roteiro adaptado de contos de Machado de Assis. Além disso, A Erva do Rato teve boa repercussão em sua estreia, chamando a atenção nos festivais pelos quais passou.


DESTINOS LIGADOS
DESTINOS LIGADOS (DRAMA)
EUA - 2009. Direção: Rodrigo Garcia. Com: Annette Bening, Samuel L. Jackson, Naomi Watts, Kerry Washington, Eileen Ryan

Sinopse: Três mulheres vivem histórias diferentes e ao mesmo tempo ligadas por um único tema: a adoção. Elizabeth (Naomi Watts) é uma advogada inteligente e bem-sucedida que usa seu corpo para conseguir o que quer, e é através do seu charme que ela inicia um romance com o chefe (Samuel L. Jackson). Karen (Annette Bening) é uma profissional da saúde, muito sensível e amável, mas que esconde este seu jeito humano e vive amargurada. Isso porque ela engravidou aos 14 anos, entregou a filha Elizabeth para adoção há quase 40 anos e não supera a dor por ter tomado esta decisão. Lucy (Kerry Washington) é uma mulher casada que não consegue engravidar e resolve recorrer à adoção para ter a família que tanto deseja.

Avaliação: A curiosidade por esse filme tem dois grandes motivos, o bom elenco e a direção do filho de Gabriel García Marquez. Apesar de não ter gostado tanto de Passageiros, ainda acho que Rodrigo Garcia é um diretor que pode nos surpreender. Seu trabalho em In Treatment é bastante coerente, nos mantendo interessados, apesar de o roteiro ser o principal foco da série. O argumento chama a atenção também, podendo ser um bom drama humano.


Outras dicas:
MARCA DA VINGANÇA (SUSPENSE)
ADAM - MEMÓRIAS DE UMA GUERRA (DRAMA)
TROVÃO NEGRO (AVENTURA)
JOGADA CERTA (COMEDIA)

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.