Piratas à vista : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Piratas à vista

Piratas do Caribe - Jack SparrowSexta-feira estreia o quarto Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas. Primeiro da Saga a ser filmado em tecnologia 3D, primeiro também sem a direção de Gore Verbinski e sem o casal William Turner (Orlando Bloom) e Elizabeth Swann (Keira Knightley). Mas, com a sempre aguardada presença do Capitão Jack Sparrow, personagem eternizado por Johnny Depp, papel que lhe rendeu até mesmo uma indicação ao Oscar.

Piratas do CaribeA série, inspirada em um parque temático da Disney, teve seu início em 2003 com o filme A Maldição do Pérola Negra. A história, que sempre mistura ação com comédia, apresentou seus três personagens principais de uma maneira inteligente e até mesmo inovadora. Como esquecer aquela primeira cena de Jack Sparrow chegando ao porto com seu "navio" afundando? O casal William e Elizabeth são apresentados desde a infância, em um prólogo importante para a trajetória da série. Uma forte característica dos roteiros de Piratas do Caribe é a não concentração em uma única curva dramática. Sempre temos histórias paralelas em curso. Neste primeiro filme da saga somos apresentados a três histórias. Elizabeth Swann, filha do governador que se apaixona pelo aprendiz de ferreiro, sabendo de seu passado ligado à piratas. William Turner, aprendiz de ferreiro que se descobre filho de pirata e essencial para uma determinada jornada. Ao Capitão Jack Sparrow que precisa reaver seu navio, que carrega consigo uma tripulação amaldiçoada pela ganância.

Piratas do Caribe - Keith RichardsMas, desde o início, o grande trunfo da história foi mesmo o seu personagem mais exótico. O Capitão Jack Sparrow é complexo e completamente inesperado. A começar, foge do estereótipo de qualquer pirata. Aparentemente atrapalhado, azarado e peculiar, sempre tem tramas mirabolantes para conseguir o que quer. A todo momento nos perguntamos se ele faz isso de forma calculada ou por sorte. Mas, o fato é que tudo sempre acaba dando certo para ele. O mais interessante é que vamos conhecendo-o aos poucos. Primeiro ele é apenas um pirata atrapalhado. Depois descobrimos que é o antigo Capitão do lendário navio Pérola Negra e que foi traído por sua tripulação. No segundo filme, já ficamos conhecendo seu pacto com o temido Davy Jones e na sequência ficamos sabendo que ele é um dos nove Lordes Piratas. Ou seja, o personagem só cresce a cada história. A composição de Johnny Depp ajuda muito no sucesso de Jack Sparrow. Ele conseguiu dar um ar pitoresco ao pirata, tornando-o ainda mais especial. O ator já reconheceu ter se inspirado no guitarrista Keith Richards dos Rolling Stones. Os produtores aproveitaram e colocaram o roqueiro como pai do personagem no terceiro filme, papel que repetirá no quarto filme da série.

Piratas do Caribe 3O segundo e terceiro filmes da série - O Baú da Morte e No Fim do Mundo - foram filmados de uma só vez, estreando em 2006 e 2007 respectivamente. Aqui parte da Saga se fecha, principalmente em relação ao casal William Turner e Elizabeth Swann. Quem viu o terceiro filme e, principalmente, a cena pós-créditos do mesmo, já devia esperar que eles não aparecessem mesmo em uma nova continuação. Tentando não dar muitos spoilers, o destino deles foi traçado e está sendo cumprido, não caberia em novas aventuras ao lado do famigerado Jack Sparrow, que, de certa forma, é o responsável pelo rumo que a história dos dois levou. Um casal atípico, mas muito romântico que protagonizou a mais inusitada cena de casamento dos cinemas.

Piratas do Caribe - Penelope CruzPara compensar a saída de Orlando Bloom e Keira Knightley do elenco, foi chamada Penélope Cruz, em um papel que promete estar a altura de Jack Sparrow. Angélica é aventureira, trapaceira e esperta tal qual o famoso pirata. De novidade tem ainda Ian McShane como Barba Negra, Astrid Bergès-Frisbey como a sereia Syrena e Sam Claflin, como o missionário Philip Swift. Retornam ao quarto filme os piratas Gibbs, fiel braço direito de Sparrow, vivido por Kevin R. McNally, e o Capitão Barbossa, vivido por Geoffrey Rush. Todos acompanham Jack Sparrow em uma aventura em busca da fonte da juventude. Para dirigir este filme, após a desistência de Gore Verbinski, os produtores chamaram Rob Marshal. Especializado em musicais como Chicago, Nine e Victor ou Vitória, mas, é também o responsável pela bela adaptação para as telas de Memórias de uma Gueixa. Fica a expectativa do que fará com essa série que traz características tão próprias e que deu nova esperança aos estúdios Disney, após alguns fracassos.

Piratas do Caribe é aguardado com uma certa ansiedade após cinco anos. Tudo indica que será uma continuação a altura. Mas, certeza mesmo, só teremos após sua estreia, na próxima sexta-feira. Só nos resta aguardar.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.