Anderson Silva, Como Água : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Anderson Silva, Como Água

Anderson Silva, Como ÁguaConfesso que não sou das fãs mais entusiastas do UFC, evento/empresa que realiza torneios de luta MMA (Artes Marciais Mistas) e virou febre no mundo. Não gosto nem mesmo de esportes de luta. Mas, o que Pablo Croce conseguiu fazer em Anderson Silva - Como Água envolve a todo espectador que goste de uma boa história e se deixe levar pelo que é visto em tela.

Anderson Silva é o principal lutador da UFC. Campeão do peso médio, é considerado por muitos, o melhor atleta da atualidade, comparado a um "Pelé do MMA". Na época do filme, estava invicto a onze lutas, tendo defendido o título mundial por sete vezes, um recorde. O brasileiro ainda tem algumas características que chama a atenção para sua pessoa, fora a voz fina que já virou piada até em comercial, é simpático, de bom humor, bastante ligado à família e não possui uma fisionomia tão musculosa, daqueles que assusta. Parece uma cara comum, simples, próximo da gente. E o documentário explora bem isso.

Anderson Silva, Como ÁguaComo Água, Like Water, esse conceito explicado por Bruce Lee e seguido por Anderson Silva está explicado na primeira imagem do filme. Segundo o mestre das artes marciais, é preciso ser como a água, que se adapta a todos os recipientes em que é colocado "ela se adapta ou destrói". E este parece ser mesmo o melhor conselho para um lutador de MMA, ter a capacidade de se adaptar ao adversário, à luta, ao momento em que enfrenta. Só é questionável esse título para o filme, ainda mais em português que gera a confusão do verbo ser para o comer (já vi muita piada sobre isso), porque não é de fácil compreensão. Tanto que precisou ser colocada uma explicação no início dele em um depoimento do próprio Bruce Lee.

Anderson Silva, Como ÁguaO recorte é único, acompanhar a preparação de Anderson Silva para o confronto com o norte-americano Chael Sonnen no dia 07 de agosto de 2010. Porque a luta seria tão importante? Vários fatores são construídos em um bom primeiro ato. Anderson Silva estava invicto e vinha de uma polêmica em sua última defesa do título nos Emirados Árabes. Após dar alguns golpes em Demian Maiaque, que lhe garantiam a vitória por pontos, ele ficou apenas provocando o adversário e correndo ao seu redor. O juiz não gostou, o dono do UFC não gostou, a platéia não gostou. Assim, a luta seguinte prometeu ser decisiva para sua carreira. Fora isso, o adversário, Chael Sonnen ajudou a levantar a polêmica, dando diversas declarações ofensivas, prometendo que iria destruir "a farsa" Anderson Silva.

Anderson Silva, Como ÁguaApesar de preferir não entrar no jogo, outro ponto que aborreceu empresário e chefe, Anderson Silva levou a luta a sério, mudando sua base de treinamento pela primeira vez para os Estados Unidos. Longe da família, concentrado em treinar, o atleta ficou sessenta dias sendo acompanhado de perto pela equipe do filme. Podemos ver seus diversos exercícios, treinos de golpes, estudos do adversário, e alguns momentos de lazer, como jogar vídeo game ou acompanhar eventos esportivos diversos. Só não vemos os treinos com Steven Seagal, que também ajudou na sua preparação.

O roteiro constrói uma narrativa de crescente tensão com a aproximação da luta. Para isso, utiliza uma montagem eficiente de cenas do dia a dia do atleta, entrevistas (dele e do adversário), reportagens de televisão, e situações pontuais, como quando Anderson Silva, na função de treinador, acompanha seu parceiro Dandan em uma luta. Tudo isso vai nos proporcionando sentimentos diversos em relação ao protagonista do filme e sua personalidade. Não fica muito claro o porquê de sua atitude nos Emirados Árabes, mas fica certo o porquê dele não entrar no jogo de Sonnen. Ele é um cara pacato que só quer cumprir sua função e voltar para família. O problema é que participar do UFC é mais do que isso.

Anderson Silva, Como ÁguaAnderson Silva é ameaçado em diversos momentos do filme, por sua postura "apática" diante da luta. Isso é bastante explorado pelas declarações de Dana White que não esconde sua insatisfação nem mesmo quando elogia o seu atleta. Tudo isso nos ajuda a criar a tensão necessária para o momento final. Mesmo quem já conhece o resultado ficará tenso pelo clima criado. E nada disso desmerece a boa função documental do filme de Pablo Croce que, apesar do envolvimento emocional produzido, nos dá abertura para interpretações e conclusões próprias sobre os acontecimentos.

Anderson Silva - Como Água é então, um bom filme, não apenas para os fãs do esporte. É um bom retrato de um homem fora do comum e da paixão de um esporte, por trás do circo empresarial que gera milhões em todo o mundo. Não nos faz querer ir assistir à próxima luta de MMA, mas faz sair satisfeitos do cinema.


Anderson Silva - Como Água (Like Water: 2012 / EUA)
Direção: Pablo Croce
Roteiro: Ramon Lemos, Lyoto Machida, Damaso Pereira, Ed Soares
Duração: 74 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.