A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Chico AnysioSemana marcada por duas perdas brasileiras, o ator e humorista Chico Anysio e o escritor, dramaturgo, pensador e cartunista Millôr Fernandes. O primeiro, bastante homenageado, seja pela televisão ou pelo cinema, o segundo, quase esquecido e resumido as suas últimas charges no portal UOL. Não que um ou outro mereça mais ou menos, cada um com sua parte, colaborou para o desenvolvimento cultural desse país. Millôr, o homem do Pasquim, da Revista Cruzeiro, da peça "Liberdade, Liberdade" que adoraria ter visto, de tantos pensamentos e divagações sobre o esse país, a política e a justiça. Vai embora, mas mantêm-se eterno em suas obras. Já Chico Anysio um excelente ator, que fez boas participações em filmes da Atlântida, mas que ficou famoso mesmo por seus personagens no rádio e na televisão. O Cenas de Cinema fez um bom apanhado de sua carreira na tela grande. E amanhã, 31 de março, o Canal Brasil fará um especial em sua homenagem, a partir das 16 horas: “Tarja Preta”, apresentado pelo ator e diretor Selton Mello; “Todos os Homens do Mundo”, com o diretor e ator Domingos Oliveira e “MPBambas”, com o jornalista e crítico de música Tárik de Souza – além da biografia “Chico Anysio É (2007), dirigida por seu irmão, o cineasta Zelito Viana.

Notícias Rápidas

Coleção Vaga-Lume
Quem foi adolescente nas décadas de 80 e 90 com certeza já ouviu falar da Coleção Vaga-Lume, série de livros com temáticas diversas, em uma linguagem fácil e em tamanho pocket. Dentre eles, fazia sucesso os romances policiais de autores como Marcos Rey, que agora vão virar filme. São dois livros, O Mistério do Cinco Estrelas e Um Cadáver Ouve Rádio. Por terem os mesmos protagonistas, ambos serão filmados concomitantemente. As filmagens ainda não tem data de início, mas o roteiro está sendo desenvolvido por André Sirangelo. Fonte.

Mostra Ícones do Cinema Baiano
Em comemoração aos 75 anos do cineasta Roque Araújo, o Instituto Virtual Roque Araújo, está realizando uma exposição diferente para a sétima arte baiana. Trabalhos gráficos de cartunistas e ilustradores de várias partes do Brasil estão sendo reunidos para homenagear cineastas baianos como Glauber Rocha, Roberto Pires, Edgard Navarro, Pola Ribeiro e muitos outros. A exposição será aberta 12 de abril, data escolhida em homenagem ao nascimento do anfitrião da festa, Roque Araújo. E seguirá até 12 de maio, na Galeria Pierre Verger, Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (Dimas), subsolo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris, Salvador-BA. Maiores informações no site do Instituto.

Pré-estreia de Xingu
Com estreia oficial para o dia 06 de abril, essa semana foi realizada a pré-estreia para elenco e convidados VIPs no dia 27 de março, no Cinemark do Shopping Eldorado, Rio de Janeiro. As nove salas do complexo estavam lotadas. Além de equipe e elenco, estavam presentes vários atores e simpatizantes das causa indígenas. Segundo assessoria, o filme foi ovacionado e o público saiu muito emocionado das exibições. Não duvido, o filme é mesmo muito emocionante, tanto que recebeu recentemente um prêmio do público na Sessão Panorama do Festival de Berlim 2012. Cao Hamburger consegue narrar a história dos irmãos Villas Bôas com muito tato. Responsáveis pela criação do Parque Nacional do Xingu em 1961, marco na defesa dos direitos dos povos indígenas. O roteiro também é bastante feliz ao conduzir a jornada dos três irmãos vividos por João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat, além de conseguir um bom convívio com o elenco indígena que não se torna mero coadjuvante em cena. Veja fotos.

Pré-estreia Xingu
Pré-estreia Xingu


Harry Potter digital
O Pottermore, portal digital criado por J.K. Rowling para perpetuar o universo de Harry Potter, começou a vender essa semana a versão digital dos sete livros do bruxinho mais conhecido do mundo. Por enquanto só é possível encontrar a versão em inglês nas opções em texto e áudio, mas nas próximas semanas, serão disponibilizadas as versões em francês, italiano, alemão e espanhol. A próxima fase será o lançamento de edições com vídeos e outros anexos. Até aí, não há muita novidade, mas a Pottermore está ousando no mercado de comércio digital. Os arquivos aqui não vem com proteção anti-pirataria, podendo o leitor escolher versões compatíveis com vários leitores digitais assim como smartphones, PCs e tablets. E o melhor de tudo é que os arquivos poderão ser transportados de um equipamento para o outro sem problemas. Questionado sobre a possível pirataria, Charles Redmayne, presidente do Pottermore disse que mesmo sem edições digitais oficiais, a série já é campeã de pirataria e que a empresa acredita que após comprar um livro, o leitor tem o direito de ler onde quiser. É isso, viva a liberdade da web. (fonte)

Festival de Cinema Baiano
Começa dia 02 de abril a segunda edição do Festival de Cinema Baiano (Feciba). Realizada na cidade de Ilhéus desde 2011, o evento torna-se uma vitrine das produções do estado da Bahia, promovendo ações de formação de público, mão de obra, difusão e incentivo ao audiovisual por meio de oficinas, mostra competitiva de curtas-metragens, mostras de longas-metragens e bate-papo com realizadores. Além disso, o evento oferece ainda três oficinas gratuitas direcionadas ao aprimoramento da técnica e da estética do audiovisual entre estudantes e profissionais da área. São elas a Oficina de Maquiagem Artística realizada por Marie Thauront, Interpretação para Cinema e Vídeo ministrada por Fábio Vidal e Assistente de Direção com Adler Paz. Uma boa oportunidade para todos da região. Maiores informações e programação completa no site oficial do evento.

II Festival de Cinema Baiano
LOCAL: Teatro Municipal de Ilhéus e Fundação Cultural de Ilhéus
DIAS: 02 a 07 de abril


Estreias da Semana

Semana de muitas estreias, entre eles a continuação de Fúria de Titãs, com uma nova aventura do semideus Perseu, agora responsável por salvar seu pai Zeus das garras de Hades e Ares, tendo que, de quebra, impedir Cronos de destruir o planeta. Em relação ao filme de 2010, Fúria de Titãs 2 tem pelo menos uma melhora significativa em um quesito: a projeção 3D. Antes convertida, aqui filmada, com uma profundidade digna. O roteiro continua sendo o ponto fraco, mas com certeza vai divertir muita gente. No caminho oposto, estreia também o novo filme de David Cronenberg, Um Método Perigoso, sobre a relação de Jung, Freud e Sabina Spielrein, um drama diferente que tudo o que o diretor já fez, centrado nas palavras, tal qual o método do famoso psicanalista e com um bom tratado sobre o assunto. Merece destaque.


Entre os brasileiros, também dois extremos. O filme Heleno, sobre o controverso jogador de futebol do Botafogo, e Novela das Oito, sobre a influência da telenovela Dancin´Days na sociedade da época. Dirigido por José Henrique Fonseca, Heleno é um drama existencial, forte e envolvente, mas que traz pouco de futebol, podendo enganar alguns torcedores mais desavisados. Ainda assim, um bom filme e com uma ótima interpretação de Rodrigo Santoro. Já Novela das Oito, dirigido por Odilon Rocha, não tem tido boa aceitação nos Festivais por onde passou, sendo restrito a pequenos circuitos.


Por fim, O Lórax, um filme infantil dos mesmos criadores de Meu Malvado Favorito que fez muito sucesso nos Estados Unidos, surpreendendo e batendo recordes de bilheteria, que traz uma mensagem ecológica interessante, além de ser um musical que irá divertir os pequenos.

Humor
Clique para ampliar


Fica a Dica

iPad Sorteio PromoçãoQuer ganhar um iPad novinho e ainda presentear a gente com outro? Basta participar da promoção na nossa barrinha embaixo do site. Você só precisa ter uma conta no Facebook. A promoção vai até amanhã, então, não perca tempo, é rapidinho e você só tem a ganhar! Estamos torcendo para levar esse belo prêmio e presentear um de nossos leitores. :)

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.