Flor da Neve e o Leque Secreto : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Flor da Neve e o Leque Secreto

Flor da Neve e o Leque SecretoO mundo oriental sempre me surpreende. Uma cultura rica com diversas nuanças que conhecemos em poucas pinceladas nos filmes que chegam até nós. A submissão das mulheres chinesas antigas e sua criação rígida, inclusive com a tradição de amarrar o pé pode ser encontrada em diversos livros e sites. Flor da Neve e o Leque Secreto se baseia em outra tradição interessante, uma espécie de juramento para irmãs de coração, laotong, que se unem de uma forma especial para toda a vida.

Assim são Flor da Neve e Lírio, mulheres do século 19 em uma China antiga, que inspiram as atuais amigas Sophia e Nina. Uma amizade forte que nasceu na infância e que foi sendo reforçada pelo conhecimento das antepassadas, suas tradições e forma de se comunicar através de leques de seda. Suas escolhas e destinos se misturam de uma forma bastante significativa em uma bela história de amizade verdadeira.

Flor da Neve e o Leque SecretoBaseado no livro de Lisa See, o roteiro segue uma lógica de construção não-linear intercalando as duas épocas. Começa com uma promoção da personagem Nina que está sendo transferida para a filial de Nova York de sua empresa e tem como ponto de partida da trama o acidente de Sophia que fica em coma. Nina, então, é chamada ao hospital e permanece ali enquanto lê o livro que Sophia estava escrevendo sobre suas antepassadas e relembrando sua relação com a amiga de coração.

É uma trama sensível, com pontos de emoção e ligação. As atrizes que fazem Flor da Neve e Lírio são as mesmas que fazem Sophia e Nina respectivamente, consolidando ainda mais a ligação entre as duas histórias que, no final, são muito parecidas. Tão parecidas que se torna cansativa em algum momento. Mas, nem por isso, deixa de ser interessante. Fica apenas uma sensação de destino cíclico, como se as mulheres não pudessem aprender e mudar suas escolhas. Afinal, se Sophia conhecia tanto a história de suas antepassadas, por que repetir os mesmos erros? Por que não se permitir ir além?

Flor da Neve e o Leque SecretoA direção de Wayne Wang é coerente. O diretor, erradicado nos Estados Unidos, possui a leveza dos filmes orientais e o esquema cartesiano dos americanos, costurando sua câmera em uma profusão de efeitos emocionais. Há momentos engraçados e singelos como o primeiro encontro de Flor da Neve e Lírio, onde sentadas lado a lado, se olham em um sincronismo perfeito. Mas, ao mesmo tempo em que esse movimento é calculado, está repleto de detalhes emocionais e espontâneos como as expressões das duas garotas que se tornaram irmãs de alma. Há também a noite de núpcias de Lírio, que não sabe o que fazer, fugindo dos toques do marido. Já na época atual, a linguagem é mais ágil, sem tanta poesia.

Destaque ainda para a participação especial de Hugh Jackman. Charmoso como sempre, ele interpreta Artur, um australiano, como o ator, que é dono de diversas casas de show pelo Oriente. Apesar de não ter muito tempo em tela, sua participação tem uma função e acrescenta uma visão externa importante na relação de Nina e Sophia.

Flor da Neve e o Leque Secreto é um filme sensível, com diversos pontos interessantes, emocionantes até. Porém, poderia ter construído uma relação passado e futuro menos repetitiva, abrindo outras interpretações e possibilidades para as laotongs. Ainda assim, é um retrato envolvente de uma linda amizade.


Flor da Neve e o Leque Secreto (Snow Flower and the Secret Fan, 2012 / China)
Direção: Wayne Wang
Roteiro: Angela Workman e Ronald Bass
Com: Gianna Jun, Bingbing Li, Hugh Jackman
Duração: 104 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.