Madagascar 3 - Os Procurados : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Madagascar 3 - Os Procurados

Madagascar 3 - Os ProcuradosEles remexeram muito e foram sucesso em 2005. Voltaram com uma aventura meio insossa na África em 2008. E agora estão a caminho de casa, em uma excursão pela Europa, divertida, colorida e com personagens secundários novos que superam e muito em interesse, os protagonistas.

Madagascar 3, os Procurados é uma comédia divertida, com um roteiro ágil e referências em camadas que podem agradar a todos os públicos. Ainda na África, largados pelos pinguins que foram para Monte Carlo, Alex, Marty, Gloria e Melman resolvem encontrar o caminho de casa por conta própria, ou pelo menos, o caminho até os pinguins. Claro, que nada pode ser fácil para os amigos atrapalhados e, no caminho, eles encontram aventuras diversas com novos amigos de um circo a caminho de Roma e Nova York. Mas, para isso, precisarão fugir da agente do controle de animais: Capitã Chantel DuBois.

Madagascar 3 - Os ProcuradosO roteiro de Madagascar 3 sustenta-se no divertido universo circense para construir o seu diferencial. E consegue. Não por acaso, todo o primeiro ato é corrido, como se a jornada da África até o trem fosse apenas uma introdução para o que realmente importa. Mas, nem por isso, falta tempo para boas piadas no cassino, além da apresentação da personagem DuBois, que, exagerada e sem timing, só diverte mesmo na cena do hospital, em uma impagável interpretação musical.

Madagascar 3 - Os ProcuradosMas, o forte do filme está nos novos personagens, principalmente o leão-marinho Stefano, o tigre Vitaly e, claro, uma ursa mais do que especial. Sua primeira aparição é um dos melhores momentos do filme, tendo rei Julien e Maurice como participantes fundamentais. Há um novo fôlego nesses personagens, já que as situações e piadas com os quatro protagonistas já haviam se esgotado no primeiro filme. Talvez, apenas Marty continue com algum fôlego, sendo sua irritante dancinha um dos pontos altos da trama. Glória parece meio sem função, já Alex e Melman sofreram modificações significativas, principalmente a girafa que não é mais tão hipocondríaca.

Madagascar 3 também se vale de muitas referências a filmes de ação de sucesso como Missão Impossível, Matrix, A Origem, e até alguns outros de terror. Isso sem falar nas diversas piadas ao mundo real, como a própria modificação do circo a partir da criação do Cirque du Soleil. E tudo isso sem soar forçado, em um bom ritmo que arranca gargalhadas da platéia. Basta se deixar embarcar na aventura.

Madagascar 3 - Os ProcuradosOutro ponto positivo em Madagascar 3 é a projeção em 3D. Incrível que ela tenha conseguido ter uma ótima utilidade na trama. Se mantendo interessante por toda a projeção, não apenas no seu início, nos dando até alguns sustos. Há profundidade, tornando as perspectivas mais interessantes. E há projeções da tela bem realizadas, coerentes com o que está acontecendo e não apenas um festival de efeitos sem função narrativa.

No final, temos um belo filme infantil, com boas referências para os adultos. Não inova, não surpreende com um novo clássico, mas cumpre bem sua função, mantendo o nível do primeiro filme e compensando o cansaço da segunda aventura. Agora, a história se fecha de uma forma tão interessante, que só nos resta torcer para a DreamWorks não resolver se aventurar em mais algumas histórias.


Madagascar 3 - Os Procurados (Madagascar 3: Europe's Most Wanted, 2012 / EUA)
Direção: Eric Darnell, Tom McGrath, Conrad Vernon
Roteiro: Eric Darnell e Noah Baumbach
Duração: 85 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.