Essa semana foi divulgado pela Califórnia Filmes um vídeo apresentação do personagem de Robert Pattinson no filme BEL AMI – O SEDUTOR, que tem estreia prevista para o dia 3 de agosto. O filme é baseado na obra de Guy de Maupassant e dirigido por Declan Donnellan e Nick Ormerod. E conta a história de um homem sem escrúpulos que sobrevive no submundo de Paris. No elenco ainda estão Uma Thurman, Christina Ricci e Kristin Scott Thomas.
Adeus a Nora Ephron
Faleceu essa semana a diretora, escritora e roteirista Nora Ephron de leucemia. A diretora estava trabalhando em dois projetos, uma cinebiografia da cantora Peggy Lee e o filme "Lost in Austen". Nora Ephron é conhecida por filmes como "Sintonia de Amor" (1993), "Julie & Julia" (2009) e "Mens@gem pra Você" (1998), mas também assinou o roteiro de clássicos modernos como "Harry & Sally - Feitos um Para o Outro" (1989). Além da notícia triste em si, o fato lamentável foi que a morte da diretora foi anunciada na internet prematuramente, quando ela ainda estava viva, mas em estado terminal. Tudo por causa de um obituário médico que vazou através da colunista Liz Smith, que é amiga próxima da família. Uma pena, e que ela descanse em paz.
Adeus a Lula Wendhausen
Menos conhecido do grande público, mas nem por isso menos importante, era o cineasta baiano Lula Wendhausen, que também nos deixou essa semana. Lula fez parte da geração de curta-metragistas que entre os anos 60 e 70 que imprimiram através de suas películas o protesto veemente aos anos de chumbo. Dirigiu 'Ulla', 'A Barca de Noel', 'A Trajetória de um Zagueiro', 'O Glorioso São Roque do Jacuípe', dentre outros. Segundo nota da ABCV/ ABD-BA, atualmente Lula estava trabalhando em quatro novos projetos (“Velas ao Vento”, “Bye Bye Babilônia”, “Um chocolate, por favor” e “O Grito da Tela”). Que ele possa, também, descansar em paz.
Elis Regina no Cinema
Parece que agora é oficial, o produtor musical e jornalista Nelson Motta começou a escrever o roteiro da cinebiografia de uma das vozes mais marcantes de nossa música popular brasileira. Elis Regina vai virar filme. A intenção era antiga, mas discordâncias familiares temiam pelo que poderia chegar às telas. A escolha de Nelson Motta para assinar o roteiro traz algumas questões. Primeiro, será possivelmente algo passional, já que o jornalista foi amante de Elis durante anos e sempre nutriu uma admiração declarada por ela. Mas, talvez, exatamente pelo convívio tão íntimo, ele possa nos trazer algo verdadeiro e emocionante, como os fãs sonham. Só nos resta aguardar novas notícias, já que nem a atriz que vai interpretar a cantora ainda está definida, mas já se fala em Andreia Horta. A produção será de Paula Barreto e a direção de Hugo Prata. (fonte)
Já o novo filme de Woody Allen é uma crônica cotidiana inteligente que tem como cenário a capital italiana. Para Roma Com Amor se divide em quatro histórias, duas boas, duas nem tanto, mas que no conjunto traz uma crítica interessante à superficialidade dos tempos modernos.
Estreia ainda em algumas cidades, o filme vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, Fausto de Aleksandr Sokurov. Uma adaptação da lenda alemã sobre o médico Faust, que fez um pacto com o diabo em troca de conhecimento.
Rio Festival Gay de Cinema 2012
Festival internacional de filmes LGBT de ficção, documentário e experimental, em longas e curtas metragens, brasileiros e estrangeiros, o Rio Festival Gay de Cinema 2012 tem início hoje e vai até o dia 08 de julho no Estação Sesc Rio, Cine Cultural Justiça Federal e Instituto Cervantes, Rio de Janeiro. O festival também irá exibir dois longas do Prêmio Maguey do Festival de Cinema de Guadalarara: Todo El Mundo Tiene a Alguien Menos Yo e Mía. E a estreia do curta indiano Amen, que abre a sessão do filme Looking for Gay Bollywood. Maiores informações no site do festival.