
A trama é construída a partir da visão de Koichi, o irmão mais velho que sonha em reunir novamente a família separada após a briga dos pais. Seu pai é um músico desempregado que vive de sonhos, irritando sua esposa que prefere dar um basta na relação. Ao contrário do irmãozinho Ryunosuke, que parece se divertir vivendo na bagunça que se tornou a vida do pai, Koichi vive triste, pensativo. Só que a ideia caótica que ele tem para reunir a família é desejar que o vulcão que circula a cidade entre em erupção e, para isso, ele acredita que basta ir até um ponto onde dois trens-bala se cruzam e pedir com vontade.

O problema do roteiro do mesmo Hirokazu Kore-eda é prolongar demais o início disso. O filme fica cansativo com mais de duas horas de projeção, sendo que a saga da busca pelos trens só acontece na metade do filme. Não que um filme sobre uma rotina seja ruim, mas aqui há algo que se arrasta na repetição diária dos dois garotos na escola, na natação e em casa. Cada um em sua cidade, com sua própria rotina em uma montagem paralela, mas que se aproxima em muitos pontos.

A espontaneidade infantil também está na forma de filmar de Hirokazu Kore-eda. Há sempre muito lirismo nas imagens, nos enquadramentos nunca preguiçosos, na forma como vamos conhecendo os personagens aos poucos. Muita coisa é passada por gestos, como o avô que leva Koichi para experimentar um doce típico em uma roda gigante. Ou nas cenas onde grupos catam cinzas que caem do vulcão. Há também muita coisa que se diz no acompanhamento da rotina de Ryunosuke, que limpa a casa, faz seu próprio lanche, cuida da horta no jardim, enquanto seu pai e colegas de banda dormem.

Com uma estética indie, que tem até uma brincadeira com a palavra em determinado momento, O Que Eu Mais Desejo é, então, um filme gostoso de acompanhar. Poderia ser mais enxuto, sem tanta repetição em sua primeira parte, mas até mesmo essa falta de pressa em conduzir os acontecimentos nos ajuda a entrar na atmosfera daquela turma.
O Que Eu Mais Desejo (Kiseki, 2011 / Japão)
Direção: Hirokazu Kore-eda
Roteiro: Hirokazu Kore-eda
Com: Koki Maeda, Ohshirô Maeda e Ryôga Hayashi
Duração: 128 min.