Começando efetivamente para o público hoje, o Festival Varilux de Cinema Francês promete movimentar as 33 cidades em que passará. Uma pena que os convidados e oficinas ficarão restritos ao Rio de Janeiro, mas ainda assim é uma ótima oportunidade para conferir os filmes que vem sendo feitos na França e que pouca distribuição tem por aqui. O maior destaque é o lançamento da Califórnia Filmes Intocáveis, sucesso de bilheteria que já tem direitos vendidos para um remake nos Estados Unidos com Colin Firth no elenco. O filme que é baseado em uma história real, traz uma emocionante amizade improvável entre um milionário tetraplégico e um jovem pobre que só quer viver de seguro desemprego. Outros filmes de destaque do Festival são A Arte de Amar, de Emmanuel Mouret que traz cinco histórias sobre a arte de amar, cujos personagens se cruzam ao acaso. E Agora, Aonde Vamos? de Nadine Labaki, que traz uma trama inusitada envolvendo viúvas em um vilarejo cercado por religiões e conflitos. Além de Paris-Manhatthan de Sophie Lellouche, sobre uma mulher que é apaixonada pela obra de Woody Allen, e My Way, o mito além da música de Florent-Emilio Siri, uma cine-biografia de Claude François, um ícone da música popular francesa, autor da canção “Comme D'habitude”, cuja versão em inglês, a clássica “My Way”, foi imortalizada na voz de Frank Sinatra.
Tom Hanks produz filme de John KennedyO assassinato de John F. Kennedy, um dos presidentes mais famosos dos Estados Unidos, vai virar um filme chamado “Parkland”, estreia na direção do escritor Peter Landesman. E o ator Tom Hanks será o produtor da obra segundo a revista Variety. O filme irá abordar os acontecimentos que levaram ao assassinato do presidente e as consequências do mesmo em personagens diversos incluindo um agente do FBI, um jovem doutor, uma repórter, alguns agentes secretos, a equipe de Kennedy, o irmão mais velho de Oswald, Jackie Kennedy e Zapruder. O nome do filme vem do hospital para onde Kennedy foi levado e declarado como morto, o Parkland Memorial Hospital, sendo um ponto central para a trama. Agora é aguardar. Fonte
Festival Cine FavelaUma oportunidade incrível para jovens das comunidades paulista. O 7º Festival Cine Favela De Cinema, que tem neste ano a América Latina como tema, proporcionará o encontro da cineasta Laís Bodanzky e do roteirista e diretor argentino Pablo José Meza, que, juntos, somam mais de 90 prêmios nos principais festivais de cinema espalhados pelo mundo. O cineasta argentino, dos filmes La Vieja de Atras e Buenos Aires 100 Km, virá especialmente ao Brasil para ministrar uma oficina de roteiro para 25 jovens, que resultará na criação coletiva de um filme de curta duração. O curta-metragem será filmado na Comunidade de Heliópolis pela cineasta brasileira Laís Bodanzky - responsável por filmes como Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade e As Melhores Coisas do Mundo - com elenco formado por jovens de Comunidades Populares. O Festival incluirá oficinas de interpretação para jovens de cinco comunidades paulistas. As inscrições para a Mostra Competitiva do Festival Cine Favela de Cinema, cujo tema é livre, vão até o dia 31 de agosto. Mais informações no site do evento.
Essa semana chega aos cinemas brasileiros o filme 360 do diretor Fernando Meirelles, sobre pessoas ao redor do mundo em situações de escolhas. No elenco, nomes como Rachel Weisz, Jude Law, Anthony Hopkins, Ben Foster e os brasileiros Maria Flor e Juliano Cazarré. Destaque para a montagem de Daniel Rezende. Outra grande estreia da semana é O Vingador do Futuro. Remake do já clássico moderno com Arnold Schwarzenegger, o filme dirigido por Len Wiseman, com Colin Farrell no papel principal tem bem mais ação e efeitos especiais, modificando muitas coisas da história original, no elenco ainda nomes como Kate Beckinsale e Jessica Biel.
Estreiam ainda a animação da PlayArte, Outback – Uma galera animal, sobre a aventura de um Coala Branco no deserto australiano, tentando ajudar uma comunidade de animais a se livrar de um temido crocodilo. E a comédia Um divã para dois de David Frankel, com Meryl Streep, Tommy Lee Jones e Steve Carrel. O filme traz um casal que depois de trinta anos de relacionamento senta em um divã de analista para discutir a relação. Outra estreia ainda que merece destaque é Corações Sujos de Vicente Amorim. Adaptação do livro-reportagem de Fernando Morais, o filme traz um caso curioso, porém trágico, que aconteceu no Brasil, após a segunda guerra mundial. Falado em japonês com atores japoneses, a exceção do ator Eduardo Moscovis, o filme narra a descrença total de uma comunidade japonesa residente no Brasil de que o Japão pudesse perder a guerra. Enfoca a ação do Shindo Renmei, grupo paramilitar que se reúne na clandestinidade para punir aqueles que acreditam na derrota do Japão na Segunda Guerra, quando não se tinha acesso à informação.
Parabéns a Robert De Niro
Hoje o ator Robert De Niro completa 69 anos. Papéis clássicos não faltam em sua carreira e o TeleCine Cult exibe amanhã três deles: Amor à Primeira Vista, Touro Indomável (que rendeu a ele o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator, em 1980) e Fuga à Meia-Noite.20h - Amor à Primeira Vista, de Ulu Grosbard. Frank (Robert De Niro) e Molly (Meryl Streep) vivem com suas famílias. Ele é dedicado à mulher e aos filhos, enquanto ela mora com o marido e cuida do pai doente. Durante o Natal, os caminhos dos dois se cruzam numa loja e ali se inicia uma intensa e complicada história de amor.
22h - Touro Indomável, de Martin Scorsese - o quarto de oito filmes em que o diretor e De Niro trabalharam juntos. O drama, indicado a oito categorias no Oscar em 1981, ganhou nas categorias Ator e Edição. O grande pugilista Jake Lamotta (Robert De Niro) é aclamado dentro dos ringues, mas descontrolado fora deles. Os impulsos e o forte temperamento fora dos combates acabam derrubando seu prestígio e a sua carreira.
0h25 - Fuga à Meia-Noite, de Martin Brest, encerra o especial. No filme, que intercala cenas de ação e de humor, Jack Walsh (Robert De Niro) é um caçador de recompensas que decide capturar o estelionatário Charles Grodin (Jonathan Mardukas). Após cumprir a missão, ele precisa enfrentar a máfia para levar seu prisioneiro a Los Angeles.


