Objetos mais cobiçados do cinema 03 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Objetos mais cobiçados do cinema 03

Charles Chaplin - CarlitosNo fim de novembro, o chapéu e bengala de Carlitos, inesquecível personagem de Charlie Chaplin, foram vendidos por 62 mil dólares em um leilão Bonhams em Los Angeles. O vagabundo Carlitos, figura marcante do cinema mudo, deu fama mundial a Chaplin. O vagabundo é um andarilho pobretão que possui todas as maneiras requintadas e a dignidade de um cavalheiro. Paletó apertado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco, uma bengala de bambu e um pequeno bigode são as características físicas principais. Sua primeira aparição para o público foi no segundo filme de Chaplin, "Corrida de Automóveis para Meninos" (1914). Mas Chaplin já havia criado o personagem para o filme "Carlitos no hotel" (1914), produzido alguns dias antes, porém lançado depois. Sua última aparição foi em "Tempos Modernos" (1936). Conta-se a história de que o personagem surgiu por acidente num dia chuvoso no estúdio Keystone. As peças a serem leiloadas estavam numa coleção particular e não se sabe ao certo quantos chapéus e bengalas do personagem Carlitos ainda existem.

Crepúsculo - The Aro NecklaceNão sei se vale para o figurino de Carlitos, mas algumas peças dos filmes são especialmente encomendadas, como o colar que Bella Swan recebeu de Aro Volturi em Crepúsculo, no seu casamento com Edward Cullen. O designer de jóias Damiani, tendo como base as descrições literárias de Stephenie Meyer e a pedido dos produtores da saga, criou esta peça especialmente para Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2. No filme, Renesmee aparece usando a jóia. Na realidade, o colar, um diamante grande e redondo numa corrente de ouro marrom polido, batizado de "The Aro Necklace", está à venda na joalheria Damiani e seu lançamento se deu junto com o último filme da franquia.

Tolkien - O Hobbit - O Senhor dos AnéisMas também há outras jóias cobiçadas na fantasia literária. No início dos tempos, antes que os Valar chegassem em Arda, Sauron era um dos mais poderosos maiar, aprendiz de Aulë. Sauron se sentiu atraído por Melkor, ou Morgoth, tornando-se seu tenente mais fiel e sendo o segundo depois dele, mesmo quando o Valar foi derrotado e aprisionado. Após a derrota de Morgoth, os Valar intimaram Sauron a comparecer em julgamento, onde seria tratada a sua pena. Depois que ela fosse cumprida, ele seria libertado e voltaria a viver em paz. Mas, com medo, Sauron fugiu da presença deles. Em pouco tempo Sauron, talvez pela ausência de seu senhor, tornou-se razoavelmente bom. Mas na solidão e numa espécie de exílio, começou a maquinar o mal e forjou o Um Anel. E isso tudo antes de começar O Hobbit e a Trilogia O Senhor dos Anéis, saga de Frodo para queimar o Anel de Sauron, que ficou famosa no mundo todo, apesar de não ser muito fiel aos livros. E quem não gostaria de um item para a todos dominar, que poderia aumentar ou diminuir de tamanho e peso conforme o portador e fosse indestrutível por qualquer fornalha de ourives, a não ser a sua própria? Mesmo que não seja para usá-lo no dedo e, sim, no pescoço, quem quiser, pode comprar o seu por cerca de US$ 595.

Em outro universo de fantasia, existem os Jedis, os samurais justos e manipuladores da Força do universo de Star Wars. O nome Jedi teria sido criado por George Lucas a partir de Jidai Geki (versão japonesa de "Drama de época") inspirado em filmes sobre samurai, daí toda a disciplina e código de honra. A Força, em sua explicação clássica, é uma energia gerada por todas as coisas vivas, que perpassa tudo e une o universo. Existem dois lados da Força: paz, serenidade e conhecimento formam o lado bom (Jedis); agressão, raiva e medo formam o lado sombrio (Siths). Ambos os lados da Força fazem parte da ordem natural do universo: a balança, o equilíbrio. E os dois lados podem manipular a Força com igual poder.

Sabres de Luz - JedisItem essencial a todo Jedi ou Sith que se preze, o lightsaber ou Sabre de Luz é a espada, a honra de seu cavaleiro. É seu caminho, é sua vida, é seu dever. Um Jedi de verdade fabrica seu próprio sabre de luz e por isso nenhum é igual ao outro, aliando suas específicas necessidades, preferências e estilo. Com essa poderosa arma, seu conhecimento e a manipulação da Força, um Jedi pode enfrentar impérios, planetas e o Lado Sombrio. A arma consiste de uma lâmina de plasma puro emitida a partir da empunhadura e presa em um campo de força de contenção. O campo contém o imenso calor do plasma, protegendo o portador e permitindo a lâmina manter sua forma. Devido à leveza do plasma e o forte efeito giroscópico gerado, é necessária uma grande destreza para manejar e é extremamente difícil e perigoso tentar utilizá-lo sem treinamento. Para empunhar um sabre de luz é preciso incrível habilidade e confiança, bem como destreza magistral e sintonia com a força. Nas mãos de um especialista da Força, o Sabre de Luz é uma arma respeitada e temida.

Sabres de LuzEm Uma Nova Esperança (1977), o protótipo da arma foi criado e construído pelo técnico de efeitos especiais John Stears com velhas peças de baterias de flash de câmeras e outras peças de hardware. O cenografista Roger Christian acrescentou alguns detalhes da superfície e, a pedido de George Lucas, adicionou um clipe para que pudesse ser pendurado no cinto. A lâmina foi criada por John Stears com um bastão de madeira com pintura de projeção frontal, de modo que os animadores teriam um brilho de luz para melhorar mais tarde na pós-produção. O animador Nelson Shin sugeriu a inserção de um quadro muito mais claro que outros durante a projeção da espada para dar a sensação de uma espada de luz, como se ela vibrasse no ar. O efeito sonoro foi desenvolvido pelo designer de som Ben Burtt com uma combinação do zumbido de projetores de filmes e o barulho de interferência de um microfone com um tubo de imagens de uma televisão. Para o movimento das espadas, ele simplesmente balançava os microfones no ar por cima de um alto falante, conhecido como efeito Doppler.


O Sabre de Luz original de Luke Skywalker, utilizado por Mark Hamill nos filmes Uma Nova Esperança (1977) e O Império Contra-Ataca (1980), e até então propriedade do produtor Gary Kurtz, foi leiloado em 2008 e alcançou quase os RS 450 mil. Já o Sabre de Luz original de Obi Wan, utilizado por Ewan McGregor em A Ameaça Fantasma (1999) foi vendido em 2011 por cerca de R$ 90 mil. Mas quem quiser ter o seu para se divertir, a Hasbro fabrica sabres de exibição (Ultimate FX) e sabres de duelo (Lighsaber Force FX), mais resistentes e mais seguros, que são encontrados em boas lojas de brinquedos ou importados. Quem quiser mais informações procure os Conselhos Jedis (isso mesmo, eles existem!) na cidade mais próxima. Aqui em Salvador, temos o nosso com direito a Academia de Sabres de Luz.


Mas cuidado, a empresa Wicked Lasers lançou também sabres de luz. Após ser processada pela Lucas Films não pode mais usar o nome LightSabers e por isso o produto se chama Laser Saber. Apesar do design ser uma imitação dos sabres de luz de Star Wars, o fabricante avisa que não é um brinquedo e recomenda usá-lo em ambiente fechado com óculos especiais para proteção. Na verdade, é um laser classe 4 de raio azul de 1W que pode iniciar um incêndio, danificar permanentemente a retina e causar queimaduras na pele ou em animais de estimação.

Este é o terceiro artigo e ainda ficaram faltando histórias de muitos itens famosos do cinema. Aguardem os próximos e sugestões são bem-vindas. Entre todos os itens que já apareceram em filmes, qual aquele que você sonharia em ter?

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.