Retrospectiva 2012 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Retrospectiva 2012

RetrospectivaApós relembrar os piores filmes do ano, os melhores nacionais e os melhores internacionais, resolvi fazer uma retrospectiva geral do mundo cinematográfico deste ano. Personagens marcantes, momentos históricos, curiosidades. O que de bom e ruim aconteceu em 2012. Vamos relembrar juntos?

Ted e o deputado

TedQuem não se lembra do pequeno Juan? Pois é, esse ano foi marcado por uma controvérsia tola do deputado que levou seu filho pequeno para assistir a comédia Ted, do urso boca suja. O fato levantou diversas questões sobre censura, direitos e deveres dos pais e, claro, a necessidade de informação prévia sobre filmes antes de ir ao cinema, ainda mais levando uma criança.

O Cavaleiro das Trevas

BatmanA trilogia de Christopher Nolan que elevou os filmes de super-heróis a outro nível chegou ao seu final de uma maneira melancólica para muitos. Não foi o que se esperava depois do arrebatador filme de 2008. Muitos dizem que a morte de Heath Ledger e o sumiço do Coringa atrapalharam, mas de qualquer forma foi um desfecho digno. Uma ótima trilogia.

Os Vingadores

Nick FuryE por falar em super-herói, esse foi o ano em que a Marvel levou aos cinemas seu mais ambicioso projeto: Os Vingadores. Depois de muita preparação e filmes solos com pequenos links, Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro se uniram para defender o planeta. O resultado foi uma bela obra de aventura, divertida, com ótimos efeitos especiais e muita correria.

Cinema na internet

Menos que NadaOs produtores independentes estão migrando, cada vez mais para internet. Esse ano, o filme brasileiro Menos que Nada estreou nos cinemas, em DVD e na internet ao mesmo tempo. Já o documentário Luto em Luta depois de uma carreira por festivais e salas restritas foi disponibilizado na íntegra no Youtube. Soluções para a dificuldade de distribuição. Os cinéfilos agradecem.

Perdas

Chico Anysio2012 levou diversos nomes como Chico Anysio, humorista brasileiro que era um excelente ator, fazendo boas participações em filmes da Atlântida, mas que ficou famoso mesmo por seus personagens no rádio e na televisão. Foram embora esse ano, também, o cineasta português Fernando Lopes, o diretor brasileiro Marcos Paulo e o norte-americano Tony Scott, dentre muitos outros.

Pottermore

PottermoreEsse ano, os órfãos de Harry Potter ganharam o portal Pottermore, com livros digitais, curiosidades e possibilidades de criações e interações diversas. Uma forma de manter vivo um universo, mesmo depois de terminar suas histórias.

O cão de ouro

UggieEsse ano o Oscar foi para um filme francês, preto e branco, além de mudo. Mas, quem roubou a cena foi mesmo o cãozinho Uggie, com direito a gravatinha borboleta, ele apareceu em todas as premiações do filme e ainda ganhou um prêmio especial: a coleira de ouro. Recentemente, ele ainda lançou um livro com suas memórias, hehe. Pois é, esse cãozinho entrou para a história.

Traição mal contada

Kristen Stewart e Rupert SandersOutra série teve seu episódio derradeiro esse ano. A Saga Crepúsculo terminou com Amanhecer Parte 2, um filme interessante, com destaque a cena da batalha. Mas, o que chamou a atenção mesmo foi a traição de Kristen Stewart a Robert Pattinson, com o diretor do filme Branca de Neve e o Caçador, Rupert Sanders. Depois de chorar, se esconder e fazer declarações diversas, Pattinson perdoou a amada e o romance retornou pouco antes da estreia de Amanhecer.

Cem anos de Jorge Amado

Jorge AmadoSe estivesse vivo, o escritor baiano que já inspirou diversos filmes, séries e telenovelas, completaria 100 anos. Diversas foram as homenagens a Jorge Amado, principalmente na Bahia. Pude participar do Jorge Cine Amado, que levou os filmes baseados em sua obra para o interior do estado e foi uma experiência emocionante.

Os 48 quadros

Peter JacksonMais uma obra de Tolkien chega aos cinemas pelas mãos de Peter Jackson, mas o que roubou a cena foi mesmo a escolha do diretor de rodar e exibir o filme a 48 quadros por segundo. Reclamações de uns, palmas de outros, e o cinema ganha mais um recurso que pode ser utilizado para o bem ou para o mal. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Então, que venha 2013. Feliz ano novo para todos.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.