Os maiores traidores do cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Os maiores traidores do cinema

Beijo de JudasSábado de Aleluia, dia de queimar o Judas. Esse personagem Bíblico que entrou para a história como o maior traidor de todos os tempos. Carga pesada que muitos acreditam até que não mereça tanto, vide o filme Jesus Cristo SuperStar que mostra a versão do apóstolo. Mas, de traidores a vida está cheia, alguns com motivos, desculpas, outros nem tanto. E claro, com o cinema não é diferente. Então, nesse dia, resolvi listar aqueles que considero os dez maiores traidores do cinema, pelo menos os que lembro agora. E vocês tem algum outro na lista?


Prof. Snape10 - Prof. Snape (Alan Rickman) - Harry Potter
Vamos começar com uma polêmica, que gera sempre boa discussão. Porque costumamos taxar de traidor aquele que trai a causa em que acreditamos. Certo? Mas, traidor de vilão, também não deixa de ser traidor e é nessa categoria que entra o professor Snape. Ele se sacrificou, é verdade. Fez jogo duplo por amor a Lílian, matou aquele que lhe deu a mão, porque esse assim o pediu. Um homem admirável. Mas, se formos pensar como Voldemort, sim, ele foi um grande traidor. Se fez de seu braço direito até o final, mas estava apenas disfarçando o golpe certeiro. Então, colocamos na lista.


Johnny Utah (Keanu Reeves)09 - Johnny Utah (Keanu Reeves) - Caçadores de Emoção
Outro questionável, afinal, é um policial em cumprimento da lei. Nessa categoria poderíamos colocar também Mister Blue de Cães de Aluguel. Mas, Johnny Utah vai além porque ele realmente ganha a confiança do grupo. Bodhi, o personagem de Patrick Swayze se torna realmente seu amigo. Nada é pior do que a traição de um amigo. Ele próprio se sente culpado em determinado momento. Afinal, é uma grande traição.


Ash (Ian Holm)08 - Ash (Ian Holm) - Alien, o oitavo passageiro
Outra escolha polêmica. Afinal, pode uma máquina ser considerada traidora? Não seria simplesmente sua programação? Mas, os seis tripulantes da nave espacial sentem-se traídos quando descobrem que Ash programou a entrada do oitavo passageiro naquele local. E como o sentimento de traição é o que fica, ele entrou na lista, afinal, a gente também confiou nele. Você perdoaria?


Tom Ripley (Matt Damon)07 - Tom Ripley (Matt Damon) - O Talentoso Ripley
Ele se fingiu de amigo, nunca o foi de fato. Planejou a morte de Dickie e ainda assumiu a sua identidade. Quer coisa pior que isso? Tanto quanto foi talentoso em imitá-lo, Ripley foi traiçoeiro. Ainda que tenha problemas mentais, ele foi calculista ao extremo. Sem nenhum escrúpulo, aplicou seus golpes e entrou para essa lista.


Cypher (Joe Pantoliano)06 - Cypher (Joe Pantoliano) - Matrix
Ele preferiu a ilusão à realidade, queria voltar simplesmente, como se nunca tivesse despertado da Matrix. Mas, para isso, ele entregou os companheiros da maneira mais asquerosa possível. A emboscada de Cypher em Matrix é daquelas que fica marcada na memória mesmo tanto tempo depois.


Anakin Skywalker (Hayden Christensen)05 - Anakin Skywalker (Hayden Christensen) - Star Wars
Ele era o escolhido, aquele que traria a paz para o universo. Mas, antes disso, ele se rendeu ao lado negro da força se tornando um dos maiores vilões da história do cinema. Anakin Skywalker tem a desculpa do amor, de ter sido iludido e enredado por Palpatine. Mas, o fato é que ele traiu os jedis da maneira mais vil possível. É triste ver a forma como eles vão sendo dizimados, tão inocentes, confiando naqueles que estão ali ao seu lado.


Carl Brunner (Tony Goldwyn)04 - Carl Brunner (Tony Goldwyn) - Ghost
Já dissemos aqui que a traição de um amigo é a que mais dói. E Carl era o melhor amigo de Sam, considerado um irmão por ele e Molly. A forma como ele arma o assalto que resulta na morte do colega é mesmo algo asqueroso. Ainda mais uma traição por dinheiro. Não tem desculpas, mesmo que seja com a justificativa de estar ameaçado de morte. A dor de Sam ao descobrir a verdade nos comove.


Adrian Veidt / Ozymandias (Matthew Goode)03 - Adrian Veidt / Ozymandias (Matthew Goode) - Watchmen
E se trair um amigo é condenável, o que dizer de trair um grupo de amigos? Foi isso que fez Adrian Veidt, o Ozymandias de Watchmen. Ele tinha um plano e defendia a sua visão de mundo. É verdade. Mas, seu jogo sujo resultou na morte do Comediante e na situação limite do resto do grupo. Daqueles que merecem arder no mármore do inferno.


Saruman (Christopher Lee)02 - Saruman (Christopher Lee) - O Senhor dos Anéis
Esse traiu amigos, inimigos e pior, os deuses. Saruman era o representante maior dos Maiar na Terra Média, tinha o dever de defendê-la do plano de Sauron. Mas, preferiu se aliar a ele, traindo Gandalf e todos aqueles que confiavam nele. Não foi à toa que foi destituído de seu cargo e deixou de ser "O Branco", para a promoção de Gandalf.


01 - Scar - O Rei Leão
Mas, nada é pior do que o que fez o leão rancoroso Scar. O bicho planejou a morte do irmão, colocou a culpa no sobrinho e tomou o reino sem a menor cerimônia. E o pior, apenas para sugar tudo o que pudesse daquelas terras e deixá-las em petição de miséria. Um traidor-mor, sem dúvidas.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.