A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Paixão de CristoSexta-feira Santa, não tem como fugir ao tema. Católicos ou não, cristãos ou não, estamos envolvidos nesse período na Paixão de Cristo e ressurreição. Estamos também envolvidos com coelhinhos fictícios e seus ovos de chocolate, que vem de uma deturpação antiga das religiões pagãs que comemoravam o equinócio de primavera com símbolos de fertilidade, como o coelho, que é um animal bastante fértil e ovinhos pintados que também simbolizam nascimento. Rituais que serviam como pedido para uma terra fértil e boa colheita. Na verdade, a Páscoa que comemoramos é marcada no calendário por essa tradição, já que a morte de Jesus seguiria o calendário Judaico da comemoração do dia do Êxodo (entrou em Jerusalém para comemorar a Páscoa com os discípulos).

Mas, pontuações religiosas e históricas à parte, é interessante como o cinema não explora esses detalhes. Temos os tradicionais filmes bíblicos, focando na Paixão de Cristo. Ou os infantis falando de coelhinhos mágicos e seus ovos saborosos. Seria interessante filmes que mostrassem os detalhes por traz do feriado, a ligação com as tradições pagãs, como Roma incorporou-as para atrair esses povos para o império. Essas coisas. Até porque sempre tem gente perguntando por que o coelho é símbolo da Páscoa e por que distribui ovos se ele não põe ovo. O único que lembro falar disso, é o desenho da Turma da Mônica, um conto de Páscoa, feito especialmente para a Rede Globo, onde eles investigam as tradições da Páscoa. Mas, claro, do jeito da turma e com um coelho da Páscoa os guiando na pesquisa.

Notícias Rápidas

Jéssica Cristopherry aplaudida de pé
Jéssica CristopherryA pré-estreia de Jéssica Cristopherry na terça-feira no Cine Itaú Gláuber Rocha foi sucesso absoluto. O público compareceu em tamanho número que foi preciso fazer uma segunda sessão para que todos pudessem conferir o documentário média-metragem de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge. Os participantes da jornada de desconstrução de Paula Lice para transformação de Jéssica Cristopherry também estavam presentes, Rainha Loulou, Mitta Lux, Valérie O’hara, Carolina Vargas e Gina d’Mascar. Além de outros transformistas e simpatizantes da comunidade GLS de Salvador. Ao final da sessão, o público se levantou e ovacionou realizadores e participantes do filme, em uma vibração sincera de entusiasmo.

De fato, o documentário consegue de maneira simples e verdadeira nos envolver nessa jornada inusitada de uma mulher que sonha em se transformar em Drag Queen. O respeito para com esses artistas está impresso na tela e, por isso, é tão envolvente. Agora, Jéssica Cristopherry seguirá para o circuito de festivais. É torcer para que seja tão bem acolhida quanto foi pelo público de estreia.

Wolverine: Imortal
Saiu essa semana o trailer do filme Wolverine: Imortal, continuação do Wolverine: Origens que deixou a desejar em 2009. Tenso, o trailer mostra o herói em seu dilema de não querer ser imortal, o que o leva a encontrar um misterioso personagem que pode ser sua salvação, ou não. É possível ver também Logan enfrentando ninjas e sofrendo com a dor, quando percebe que não está se regenerando. A trama é uma adaptação da saga japonesa do mutante, que virou minissérie em quadrinhos desenhada por Frank Miller e com roteiro de Chris Claremont em 1982. A estreia do filme está prevista para 26 de julho de 2013 no Brasil.


Amigos Transformando o Mundo
Amigos Transformando o MundoUma iniciativa multiplataforma que incentiva as crianças e suas famílias a se unirem para causar um impacto positivo no mundo, ajudando pessoas, comunidades e o planeta. Amigos Transformando o Mundo é uma ação da Disney que tem feito sucesso em diversos países. O programa oferece ferramentas úteis para incentivar as crianças a fazer pequenas mudanças, que coletivamente geram grandes diferenças. Desde o início, inspiradas pelo Amigos Transformando o Mundo, crianças e famílias de 33 países de todo o mundo se comprometeram a realizar aproximadamente cinco milhões de ações individuais e colaboraram para que U$ 4,5 milhões de dólares tenham sido doados a organizações sem fins lucrativos por meio dos projetos apoiados por esta iniciativa. E depois de três meses de votação, a proposta “Transmitindo uma mensagem de paz” da Colômbia, foi a grande vencedora de um concurso que premiou a iniciativa com 80.000 dólares. “Transmitindo uma mensagem de paz” irá beneficiar centenas de crianças do município de Tumaco, na Colômbia que, graças ao trabalho da ONG Save the Children, aprenderam a expressar as suas opiniões no rádio, TV e mídias sociais para se transformarem em repórteres da paz. Para maiores informações, visite o site Amigos Transformando o Mundo.

FICIPrêmio Brasil de Cinema Infantil 2013
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Brasil de Cinema Infantil. Os filmes selecionados serão exibidos em mostras competitivas no 11º Festival de Cinema Infantil - FICI 2013, que premia os três curta-metragens com prêmio em serviços de laboratório. Serão aceitos filmes postados até o dia 19 de abril de 2013, as inscrições podem ser feitas no site do Festival.

Geração Coca-Cola
Após lançar o primeiro trailer oficial há três semanas, a produção de Somos Tão Jovens disponibilizou um pequeno trecho do filme cinebiografia de Renato Russo. O momento é quando o líder da Legião Urbana apresenta seu primeiro grande sucesso Geração Coca-Cola. Para os fãs da banda, vale uma conferida especial. Destaque para a boa caracterização do ator Thiago Mendonça.


Estreias da Semana

O destaque da semana é mesmo Jack, O Caçador de Gigantes, filme de Bryan Singer que faz uma adaptação do conto João e o Pé de Feijão. Uma trama divertida, mas com pouco roteiro e problemas nos efeitos especiais e 3D. Mas, ainda assim uma aventura que deve fazer sucesso. No elenco, Nicholas Hoult, Ewan McGregor, Ian McShane, Stanley Tucci.

Adiado várias vezes, quem estreia essa semana também é G.I. Joe: Retaliação. Dirigido por Jon M. Chu, com Channing Tatum, Bruce Willis e Dwayne Johnson no elenco, o filme é a continuação do filme lançado em 2009. Desta vez, os “Joes”, além de enfrentar seu grande inimigo, a organização Cobra, terão de enfrentar ameaças internas vindas do governo.

A HospedeiraOutro lançamento esperado entre os fãs de Stephenie Meyer é A Hospedeira. Baseado na nova obra da autora de Crepúsculo, a trama traz um mundo pós-apocalíptico onde a Terra está sendo habitada por uma espécie alienígena inteligente, que necessita de um hospedeiro humano para sobreviver. Melanie Stryder, que parece ser a única humana com a capacidade de lutar contra a invasão alienígena em sua mente, inicia uma busca desesperada por sua família.

Tem também, o filme Dentro de Casa, de François Ozon (Potiche – Esposa Troféu, O Refúgio) que foi indicado em seis das principais categorias do prêmio César, levou a Concha de Ouro (Melhor Filme) e o Prêmio do Juri (Melhor Roteiro) no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, e recebeu o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Toronto, Canadá. O filme é um suspense que traz um adolescente que passa a frequentar casa de um colega de classe para escrever sobre a família do rapaz.

Tem ainda o filme Adeus Berthe: O enterro da vovó, que foi exibido no Festival Varilux do ano passado. No filme, em meio aos preparativos para o funeral de sua avó, Armand vive situações que o levam a refletir sobre os caminhos de sua vida.

Sejam muito bem-vindos de Jean Becker sobre uma mulher em crise que sai de casa sem rumo, sem dar qualquer explicação à família. E durante a jornada, ela conhece uma estranha garota.

E O Último Elvis filme de Armando Bo sobre um cover de Elvis Presley que leva sua paixão a níveis extremos, negligenciando sua própria vida e família.


Humor
Clique para ampliar


Fica a Dica

Turma da MônicaE ficou curioso em relação ao desenho da Turma da Mônica, um Conto de Páscoa? Então, a Globo vai reprisar o especial amanhã, as 08 da manhã.

O especial mistura ficção e história, revisitando todas as lendas e tradições da época, começando com uma história de um grande ovo em uma nave espacial, mas que chega até às explicações das antigas tradições, da fertilidade, e claro, uma mensagem de paz. Mas, engraçado, que não citam Jesus, ou qualquer outra questão religiosa.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.