Truque de Mestre : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Truque de Mestre

Truque de MestreBons filmes já foram feitos com a temática da mágica e ilusionismos. Dois recentes, como O Grande Truque e O Ilusionista, são ótimos exemplos. Truque de Mestre segue uma linha parecida, porém, lhe falta um roteiro mais bem embasado e com um desfecho surpreendente. Ainda assim, tem seus atrativos.

Na trama, quatro mágicos são recrutados por uma pessoa misteriosa que os torna os quatro cavaleiros, uma trupe de ilusionistas que traz como atração principal um número arriscado: o assalto a um banco. O dinheiro realmente some dos cofres e cai como chuva na plateia. Mas, como eles fizeram isso? Como prendê-los sem uma prova real do acontecimento que não seja admitir que mágica é possível? Isso é o que os agentes do FBI liderados por Dylan Rhodes (Mark Ruffalo) terão que descobrir.

Truque de MestreTruque de Mestre tem um prólogo bastante didático, mas também bem construído. Vamos conhecendo cada um dos integrantes do grupo. J. Daniel Atlas, vivido por Jesse Eisenberg, um mago dos baralhos, capaz de truques incríveis. Merritt McKinney, vivido por Woody Harrelson, capaz de hipnotizar qualquer pessoa e ainda ler mentes diversas. Henley Reeves, vivida por Isla Fisher, uma ilusionista capaz de truques de deslocamento. E Jack Wilder, vivido por Dave Franco, o ladino. Todos recebem uma carta-convite estranha e se unem em uma missão misteriosa, onde tudo o que nos é revelado é a frase enigmática: Now You See Me (Agora você me vê), título original do filme. O resto vamos descobrindo aos poucos.

Truque de MestreUma pena é que não seja tão aos poucos assim. Muita coisa do mistério dos golpes nos é revelada desde o início, depois é apenas juntar as peças. Poucas coisas realmente nos surpreendem na trama de Truque de Mestre e isso para um filme que joga com esse tipo de surpresa acaba sendo um problema. Há também algumas questões inexplicáveis, relacionadas ao personagem de Morgan Freeman que pode incomodar. Aliás, a construção dos personagens de uma maneira geral, é bastante limitada. Não há profundidade em nenhum deles e tudo acaba se resumindo à mágica.

Aliás, esse é o ponto em que a direção de Louis Leterrier abusa. O clima é de constante glamour de um show de mágicas. Temos sempre muitos holofotes, explosões, efeitos especiais e câmeras girando para nos apresentar os cenários. Isso empolga visualmente, nos distraindo para que não percebamos a fragilidade do roteiro. Assim como o carisma do elenco, acaba disfarçando a superficialidade da construção dos personagens. Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Isla Fisher e Dave Franco possuem uma química que os torna realmente um time admirável. Assim como Mark Ruffalo e Mélanie Laurent funcionam bem como o agentes do FBI e Interpol tentando investigar o caso. Morgan Freeman e Michael Caine são pouco exigidos, mas é difícil se saírem mal em qualquer papel.

Truque de MestreDurante os shows, seja no palco ou fora dele, há também muita piada e brincadeira, principalmente relacionadas a hipnotismo, a repetição de algumas delas, cansam como uma determinada palavra e um concerto clássico. Outras são muito bem sacadas como a menção a um certo quarterback. É interessante como tudo está lá, de uma maneira ou de outra. As explicações gradativas sobre cada golpe nos ajudam a ficar atentos para a próxima investida. Mas, é impressionante como o principal está lá desde o início, e a informação é repetida diversas vezes.

No final das contas, Truque de Mestre é mais um truque do entretenimento. Um filme que se reveste em algo genial, com reviravoltas e mistérios intrigantes, mas que no fundo não passa de ilusionismo. Mas, isso não que dizer que seja ruim. Somos humanos, adoramos uma boa ilusão e, por que não, diversão. Com um tropeço ou outro, Truque de Mestre é mesmo uma boa diversão. Pelo menos você não sai do cinema irritado.


Truque de Mestre (Now You See Me, 2013 / EUA)
Direção: Louis Leterrier
Roteiro: Ed Solomon, Boaz Yakin, Edward Ricourt
Com: Jesse Eisenberg, Mark Ruffalo, Woody Harrelson, Isla Fisher, Dave Franco, Mélanie Laurent, Morgan Freeman e Michael Caine
Duração: 115 min

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.