Cinefoot: Paixão pelo Cinema e pelo Futebol :: Filme | Cinema | Crítica :: CinePipocaCult

Cinefoot: Paixão pelo Cinema e pelo Futebol :: Filme | Cinema | Crítica :: CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Cinefoot: Paixão pelo Cinema e pelo Futebol

CinefootPrimeira experiência do Cinefoot em Salvador teve um saldo positivo. Após quatro edições no Rio de Janeiro e São Paulo, o festival chegou à capital baiana com uma seleção de melhores filmes que já passaram por lá. Além de juntar futebol e cinema, uma das características do Cinefoot é ter sessões gratuitas, ampliando o acesso do público.

Infelizmente, dos quatros dias do evento aqui, só pude conferir o último. Mas, foram boas experiências.


Partida Internacional

(Alemanha, 2011)
Direção: Nadine Schrader e Sven Schrader

Esse micro-curta traz uma piada final bem divertida, que faz o filme fazer realmente sentido. Toda a ação se passa dentro de um carro, com o motorista ouvindo no rádio uma partida entre Alemanha e Argentina pela semi-final da Copa do Mundo. A câmera fica praticamente fechada nele, acompanhando suas reações a cada lance da narração empolgante. Aliás, como toda narração de futebol em rádio.

O interessante é podermos acompanhar isso sem muitas explicações. Não sabemos o ano, os detalhes, o contexto. Apenas, vemos um torcedor torcendo enquanto dirige. E a revelação final do que realmente significa aquilo é o mais divertido. Um curta feito para brincar com a paixão pelo futebol.

Geral

(Brasil, 2010)
Direção: Anna Azevedo

A Geral do Maracanã era a própria representação do povo e o futebol. Um espaço concentrado, onde as pessoas não apenas assistiam ao jogo amontoadas. Elas, de fato, participavam da festa, como o décimo segundo jogador. Com o Novo Maracanã, esse espaço deixou de existir, mas antes disso, Anna Azevedo registrou a sensação que era estar ali.

Geral (Brasil, 2010)O filme é construído com depoimentos e imagens da geral. Mas, a criatividade está em como isso é dosado. A maioria dos depoimentos vem em voz over, com imagens da geral vazia. E quando a vemos em jogos, lotada, estamos apenas ali, acompanhando a movimentação, as rezas, os xingamentos, as comemorações, as provocações entre torcidas.

Geral nos passa o verdadeiro sentimento do amor de um povo por um time e um esporte, com seus casos curiosos como o torcedor apito, que influenciou uma partida, ou a eterna rixa do Fla x Flu. Nos sentimos ali também, participando de tudo isso.

Três no Tri

(Brasil, 2013)
Direção: Eduardo Souza Lima

Este curta traz um viés diferente da maioria dos filmes de futebol. Ele fala dos fotógrafos esportivos. As dificuldades do trabalho, a forma como se posicionam para conseguir o melhor ângulo e o esquema que era preciso para enviar as fotos para a revista a tempo, em uma época em que se dependia da revelação e do envio físico das imagens.

Três no Tri (Brasil, 2013)É aí que o filme se concentra em Orlando Abrunhosa, verdadeiro foco do documentário, e sua foto mais famosa. A comemoração de Pelé, Tostão e Jairzinho após o gol contra a Tchecoslováquia na Copa do Mundo de 1970. Esta foto já foi reproduzida milhares de vezes no mundo, muitas sem créditos. E o fotógrafo conta em detalhes como foi que a conseguiu.

O curta trabalha bem a forma como a história vai sendo contada entre depoimentos, imagens de arquivo e a foto famosa sendo revelada à moda antiga.


Memórias de Chumbo - O futebol nos tempos do Condor: Chile

(Brasil, 2012)
Direção: Lúcio de Castro

Por último, tem o média-metragem Memória de Chumbo feito pela ESPN. Em seu formato clássico televisivo, o documentário não traz uma construção de linguagem que chame a atenção, porém, o tema é extremamente importante. Fala sobre a questão do futebol durante a ditadura no Chile. A ESPN também fez documentários na mesma série contando a mesma relação entre ditadura e futebol no Uruguai, Argentina e Brasil.

Memórias de Chumbo - O futebol nos tempos do Condor: Chile (Brasil, 2012)Temos depoimentos impressionantes sobre o massacre dentro do Estádio Mundial que virou cenário de prisões e torturas. Os jogadores da União Soviética se recusando a jogar lá e o Chile ganhando a partida por WO. O jogador que se recusou a apertar a mão do ditador Pinochet e teve como represália sua mãe presa e torturada. Ou o cantor que, por suas músicas de protesto, viu sua esposa e filho assassinados.

Tudo isso, enquanto o governo tentava distrair o público com o futebol, ainda que o Chile não tenha conseguido façanhas como o Brasil Tri-Campeão Mundial. Aliás, a colaboração entre as duas ditaduras é tratada também no filme, não apenas com militares brasileiros torturando presos políticos no Estádio Mundial. Como com acordos às pressas, a exemplo da partida entre o Chile e o Santos, para apagar a vergonha que foi o WO contra a União Soviética.

O maior mérito do documentário é, então, este resgate histórico de um período nefasto para o Chile que só terminou em 1988, com um plebiscito popular, como foi mostrado no filme No.

Comentários (6)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Amo futebol.......porém, são raros os filmes sobre o tema que me agradam. Citaria: Pelé, eterno; Boleiros e só......
1 resposta · ativo 617 semanas atrás
Pôxa, Renato, Pelé, Eterno, eu não curto muito, hehe. Acho que ficou muito formal, televisivo. Já viu o doc de Maradona? Esse sim, gosto muito. Gosto de Todos os Corações do Mundo também. Assim como de Boleiros (mais o primeiro que o segundo), Bahêa, minha vida e Heleno. Acho interessante também Maldito Futebol Clube e Duelo de Campeões. E dos filmes que tem futebol como pano de fundo cito Pra Frente Brasil e O Ano em que Meus País Saíram de Férias...
Gostei das dicas, não conhecia do doc alemão e o "Geral".

Este "Geral" daqui alguns anos será um dos retratos da época em que o futebol era um esporte popular, pois a elitização está chegando forte, transformando o torcedor em consumidor e afastando a classe baixa dos estádios.

Outro dia li uma frase em que um sujeito dizia de forma irônica que o novo torcedor vai querer reclamar com o SAC do clube quando o time jogar mal e perder uma partida....rs

Ainda não assisti o "Memórias de Chumbo", mas recomendo por ser um trabalho do ótimo jornalista Lúcio de Castro. Seus comentários na ESPN Brasil fogem do lugar comum, ele tem visão diferenciada dos problemas do esporte no país. Ao que me parece ele também é historiador.

Complementando suas dicas de filmes sobre futebol, indicaria o ótimo doc sobre a Copa de 1994 chamado "Todos os Corações do Mundo" e o pouco conhecido "O Milagre de Berna", um drama que mistura ficção com a história real da seleção alemã campeã do mundo em 1954.

Bjos
1 resposta · ativo 617 semanas atrás
Obrigada, Hugo. Mas, não exatamente dicas e sim, os que consegui ver no festival, hehehe. E concordo com você, futebol é negócio cada dia mais, uma pena. Adorei a piada do SAC.
O Milagre de Berna não conheço, vou procurar. Mas, Todos os Corações do Mundo é bom mesmo.

Bjos
Ainda não consegui conferir o festival aqui no RJ. Quem sabe na próxima edição... Parece bem interessante!
1 resposta · ativo 617 semanas atrás
É interessante mesmo, Renata. Vê se na próxima você consegue ir.

Postar um novo comentário

Comments by

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.