
Infelizmente, dos quatros dias do evento aqui, só pude conferir o último. Mas, foram boas experiências.
Partida Internacional
(Alemanha, 2011)Direção: Nadine Schrader e Sven Schrader
Esse micro-curta traz uma piada final bem divertida, que faz o filme fazer realmente sentido. Toda a ação se passa dentro de um carro, com o motorista ouvindo no rádio uma partida entre Alemanha e Argentina pela semi-final da Copa do Mundo. A câmera fica praticamente fechada nele, acompanhando suas reações a cada lance da narração empolgante. Aliás, como toda narração de futebol em rádio.
O interessante é podermos acompanhar isso sem muitas explicações. Não sabemos o ano, os detalhes, o contexto. Apenas, vemos um torcedor torcendo enquanto dirige. E a revelação final do que realmente significa aquilo é o mais divertido. Um curta feito para brincar com a paixão pelo futebol.
Geral
(Brasil, 2010)Direção: Anna Azevedo
A Geral do Maracanã era a própria representação do povo e o futebol. Um espaço concentrado, onde as pessoas não apenas assistiam ao jogo amontoadas. Elas, de fato, participavam da festa, como o décimo segundo jogador. Com o Novo Maracanã, esse espaço deixou de existir, mas antes disso, Anna Azevedo registrou a sensação que era estar ali.

Geral nos passa o verdadeiro sentimento do amor de um povo por um time e um esporte, com seus casos curiosos como o torcedor apito, que influenciou uma partida, ou a eterna rixa do Fla x Flu. Nos sentimos ali também, participando de tudo isso.
Três no Tri
(Brasil, 2013)Direção: Eduardo Souza Lima
Este curta traz um viés diferente da maioria dos filmes de futebol. Ele fala dos fotógrafos esportivos. As dificuldades do trabalho, a forma como se posicionam para conseguir o melhor ângulo e o esquema que era preciso para enviar as fotos para a revista a tempo, em uma época em que se dependia da revelação e do envio físico das imagens.

O curta trabalha bem a forma como a história vai sendo contada entre depoimentos, imagens de arquivo e a foto famosa sendo revelada à moda antiga.
Memórias de Chumbo - O futebol nos tempos do Condor: Chile
(Brasil, 2012)Direção: Lúcio de Castro
Por último, tem o média-metragem Memória de Chumbo feito pela ESPN. Em seu formato clássico televisivo, o documentário não traz uma construção de linguagem que chame a atenção, porém, o tema é extremamente importante. Fala sobre a questão do futebol durante a ditadura no Chile. A ESPN também fez documentários na mesma série contando a mesma relação entre ditadura e futebol no Uruguai, Argentina e Brasil.

Tudo isso, enquanto o governo tentava distrair o público com o futebol, ainda que o Chile não tenha conseguido façanhas como o Brasil Tri-Campeão Mundial. Aliás, a colaboração entre as duas ditaduras é tratada também no filme, não apenas com militares brasileiros torturando presos políticos no Estádio Mundial. Como com acordos às pressas, a exemplo da partida entre o Chile e o Santos, para apagar a vergonha que foi o WO contra a União Soviética.
O maior mérito do documentário é, então, este resgate histórico de um período nefasto para o Chile que só terminou em 1988, com um plebiscito popular, como foi mostrado no filme No.
renato alves · 617 semanas atrás
Amanda_Aouad 118p · 617 semanas atrás
Hugo · 617 semanas atrás
Este "Geral" daqui alguns anos será um dos retratos da época em que o futebol era um esporte popular, pois a elitização está chegando forte, transformando o torcedor em consumidor e afastando a classe baixa dos estádios.
Outro dia li uma frase em que um sujeito dizia de forma irônica que o novo torcedor vai querer reclamar com o SAC do clube quando o time jogar mal e perder uma partida....rs
Ainda não assisti o "Memórias de Chumbo", mas recomendo por ser um trabalho do ótimo jornalista Lúcio de Castro. Seus comentários na ESPN Brasil fogem do lugar comum, ele tem visão diferenciada dos problemas do esporte no país. Ao que me parece ele também é historiador.
Complementando suas dicas de filmes sobre futebol, indicaria o ótimo doc sobre a Copa de 1994 chamado "Todos os Corações do Mundo" e o pouco conhecido "O Milagre de Berna", um drama que mistura ficção com a história real da seleção alemã campeã do mundo em 1954.
Bjos
Amanda_Aouad 118p · 617 semanas atrás
O Milagre de Berna não conheço, vou procurar. Mas, Todos os Corações do Mundo é bom mesmo.
Bjos
Renata Nobrega · 617 semanas atrás
Amanda_Aouad 118p · 617 semanas atrás