A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

SharknadoEsta semana falei da repetição e preguiça que tem dominado o cinema nacional. Alguém comentou que isso não é privilégio do nosso cinema. Verdade, parece que a ideia é requentar ideias e não se arriscar. Vide que a grande maioria dos filmes que chegam aos cinemas são remakes, continuações ou adaptações. E mesmo os ditos roteiros originais trazem as velhas premissas conhecidas. Dizem que o público está conservador e não se arrisca com algo muito novo. Será? É quase a discussão de quem vem primeiro: o ovo ou a galinha. Afinal, o público só quer mais do mesmo, ou ele se acostumou a isso, porque é a única coisa que lhe é oferecida? Um caso curioso está acontecendo nos Estados Unidos e mostra que não é bem assim. O público quer também ver coisas novas, até mirabolantes, mesmo que em uma premissa tosca.

Lembram do tornado de tubarões? Trouxemos recentemente em nossa página no Facebook a notícia de um Filme B cuja premissa era um tornado de tubarões que invadia a cidade de Los Angeles ameaçando devorar todos os habitantes. Pois então, com orçamento baixo e poucos recursos para os efeitos especiais, o filme poderia ser daqueles esquecíveis, mas está fazendo um sucesso estrondoso no país. Tanto que a princípio seria apenas um filme televisivo. Mas, no seu dia de estreia chegou a ter 400 mil citações no Twitter. A primeira exibição teve apenas 1,4 milhão de pessoas, mas chegou a 2 milhões de espectadores nas exibições seguintes. E o filme já ganhou até o troféu de "sensação da internet", no prêmio Young Hollywood Awards. Resultado: Sharknado, esse é o nome do filme, ganhou o direito a exibição em 200 cinemas americanos e pode chegar a outros países. Além disso, o Canal Syfy já anunciou a continuação do filme, agora em Nova York (Fonte). Então, amigos, nós estamos precisando mesmo de novidades.

Notícias rápidas

Programão Carioca
Gonzaga, de Pai pra FilhoA Globo Rio está com uma iniciativa bacana para os moradores da região metropolitana da cidade. É o Programão Carioca, que vai levar mensalmente teatro e cinema com entrada gratuita e direito a pipoca para os moradores. A primeira ação acontecerá nesse domingo, Dia dos Pais, no Teatro-Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha, em Queimados. Em homenagem ao dia, será exibido a partir das 15h o filme “Gonzaga, de Pai pra Filho”, do diretor Breno Silveira, que narra a trajetória de vida do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a partir de sua relação conturbada com o filho Gonzaguinha. Já a partir das 18h, acontece a estreia carioca da peça “Grávido”. Com direção de Alexandra Golik e atuação de Marcelo Laham e Fábio Herford, o espetáculo apresenta a criação dos filhos sob o ponto de vista masculino, a partir do momento em que fica sabendo que será pai.

Rio Eu Te Amo
Rio Eu Te AmoOnze diretores, sete nacionalidades, vários continentes unidos numa mesma declaração: “Rio Eu Te Amo”. Começa no dia 6 de agosto a filmagem do longa da bem-sucedida franquia “Cities of Love”, que já teve uma versão sobre Paris e uma sobre Nova York. Carlos Saldanha (“Rio” e “Era do Gelo”) dá o pontapé inicial e estreia na direção de um live action com uma história de amor entre dois bailarinos, interpretados por Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer, ambientada no Theatro Municipal. Entre os brasileiros também estão Fernando Meirelles ("Cidade de Deus" e "360"), José Padilha ("Tropa de Elite" e "RocoCop") e Andrucha Waddington (“Penetras” e “Eu Tu Eles”". Os quatro diretores estrangeiros cujos contratos já foram assinados são o sul-coreano Im Sang-soo que concorreu duas vezes à Palma de Ouro em Cannes (“A Empregada” e “O Gosto do Dinheiro”), o australiano Stephan Elliott (“Priscilla, A Rainha do Deserto”); a premiada diretora e roteirista libanesa Nadine Labaki (“Caramelo” e “E Agora Onde Vamos?”), e o roteirista mexicano indicado ao Oscar e diretor Guillermo Arriaga (roteirista de “Babel” e “21 gramas” e diretor de “Vidas que se cruzam”). As gravações começaram esta semana e a previsão de estreia é 2014, sem uma data ainda definida.

Gravidade
Saiu esta semana o trailer legendado de Gravidade, novo filme de Alfonso Cuarón, com Sandra Bullock e George Clooney no elenco. A trama narra o drama de dois astronautas que ficam perdidos no espaço após a colisão de uma aeronave com um asteróide. O trailer mostra o momento em que a personagem de Sandra Bullock tenta controlar a situação, mas acaba se soltando e entrando em órbita. Por essas poucas imagens já dá pra sentir o clima de tensão e angústia do filme. Vamos torcer para ser mesmo bom como parece.



Até Que a Sorte Nos Separe 2
Até Que a Sorte Nos Separe 2A continuação da comédia Até Que a Sorte Nos Separe, terminou as gravações no Rio de Janeiro, e agora, a equipe embarca para Las Vegas, onde se passa parte da nova trama. A saga do personagem Tino, vivido por Leandro Hassum trará novidades, porém, a premissa do ganho fácil e a falta de dinheiro continua em voga. Desta vez, em vez de loteria, Tino irá herdar uma fortuna de um tio rico, que deixa como último pedido que suas cinzas sejam jogadas no Grand Canyon, nos Estados Unidos. E ao viajar para cumprir esse desejo, é que a família acaba se metendo em confusões, inclusive em Las Vegas. Uma das novidades é a mudança da atriz que faz a esposa do protagonista, apesar da personagem continuar a mesma. A atriz Danielle Winits, que interpretou Jane no primeiro filme, não pode participar da continuação e foi substituída por Camila Morgado. O filme trará ainda a participação de Arlete Salles (Estela), Berta Loran (Manuela) e Henri Pagnoncelli (Praxedes), além de parte do elenco anterior. A direção continua de Roberto Santucci e o roteiro de Paulo Cursino. O filme está previsto para 27 de dezembro desse ano.

Christopher McQuarrieMissão Impossível para Christopher McQuarrie
O diretor Christopher McQuarrie foi anunciado como o responsável pelo novo filme da série "Missão Impossível". Com roteiro de Drew Pearce, Tom Cruise reedita o papel de Ethan Hunt, que chegou aos cinemas pela primeira vez em 1996. "Estou muito feliz por me reunir novamente com Chris para o mais novo episódio da série ‘Missão Impossível’", disse Cruise. "Comecei a produzir os filmes com o objetivo de que um diferente diretor com sua própria visão fizesse cada um deles. Chris é um cineasta extraordinário que irá proporcionar a ação de tirar o fôlego e as emoções que o público de todo o mundo passou a esperar da franquia ‘Missão Impossível’", completou o ator. Christopher McQuarrie dirigiu Tom Cruise em Jack Reacher: O Último Tiro. Além de já ter assinado o roteiro de outros projetos do ator como Operação Valquíria e o ainda inédito Edge of Tomorrow. É também o roteirista premiado do filme Os Suspeitos de 1995. Vamos ver no que dá.


Estreias da Semana

A estreia mais aguardada da semana é mesmo Círculo de Fogo, novo filme de Guillermo Del Toro que traz um futuro não muito distante, quando a Terra foi invadida por monstros gigantes. Robôs também gigantes, controlados por humanos pode ser a nossa única salvação. Mas, apesar da premissa, o roteiro acaba sendo raso, restando nos envolver e impressionar pelo belíssimo trabalho de direção de Del Toro que consegue nos entregar um competente e envolvente filme de ação.

Finalmente chega aos cinemas também A Aventura de Kon-Tiki de Joachim Rønning e Espen Sandberg, sobre a história do legendário explorador Thor Heyerdal, que percorreu mais de quatro mil milhas em uma balsa no pacífico. A travessia foi uma tentativa de provar que o percurso entre a América do Sul e a Polinésia pode ter sido realizado no período pré-colombiano. O filme concorreu ao Oscar de filme estrangeiro.

Cine HolliúdyDo Brasil, a estreia de duas comédias. Vendo ou alugo de Betse de Paula, conta história de quatro gerações de mulheres que tentam vender uma casa luxuosa próxima de uma favela, que elas não podem mais manter. Com a pacificação na favela, possíveis compradores começam a aparecer, mas, durante uma visita, começa um tiroteio, e todos ficam presos dentro da casa. No elenco, nomes como Marieta Severo, Marcos Palmeira, Nathalia Timberg, Silvia Buarque e Antonio Pitanga não conseguem salvar esse filme que é uma grande bobagem.

A outra comédia brasileira é o humor escrachado de Cine Holliúdy dirigido por Halder Gomes. Na trama, Francisgleydisson, proprietário de um pequeno cinema da década de 70, vê seu negócio ameaçado pelas novas formas de entretenimento da época. Com Edmilson Filho, Miriam Freeland, Roberto Bontempo, Falcão, Marcio Greyck no elenco.

Tem ainda a estreia de Camille Claudel, 1915 de Bruno Dumont. Com Juliette Binoche, Jean-Luc Vincent, Emmanuel Kauffman no elenco. A trama se passa no inverno de 1915. A escultora Camille Claudel é internada pelos familiares em um asilo psiquiátrico mantido por religiosas, e permanece durante anos na instituição, sem poder sair. Lá ela não pode mais esculpir e espera ansiosamente a visita de seu irmão Paul.

Outros filmes que chegam ao cinema hoje são Karen chora no ônibus de Gabriel Rojas Vera. E Sorria, você está na Barra de Izabel Jaguaribe.


Humor
Clique para ampliar



Fica a Dica:

Liga dos Baianos
E para quem gosta de humor, temos uma dica e uma notícia ao mesmo tempo. Um grupo divertido resolveu reunir diversos blogs, páginas e humoristas baianos em um único portal. É a Liga dos Baianos que foi lançada na semana passada e tem até um programa de rádio na Bahia FM, todas as sexta-feiras às 22h. Vocês devem estar se perguntando e por que um site de cinema está divulgando este programa? Bom, além de Ari Cabral ser um dos comentaristas e eu roteirista do programa de rádio, nosso mascote Thomas, foi convidado para ter uma coluna no portal. Ele tá se achando a estrela, apesar de afirmar que não é um rato humorista. Ele é cinéfilo. Mas, cá entre nós, até zangado ele é divertido, né?


* Se não é baiano e não entendeu, consulte o dicionário de baianês. E foi só uma brincadeirinha, as tirinhas continuarão sendo de cinema.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.