Jack Reacher – O último tiro : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Jack Reacher – O último tiro

Jack Reacher – O último tiroCinco pessoas assassinadas em uma tarde. Todas as evidências apontam para um atirador de elite, veterano de guerra. No interrogatório, onde devia confessar os crimes, ele escreve apenas a enigmática frase: Chame Jack Reacher. Um homem misterioso, sem paradeiro, que tem uma forma particular de procurar fazer justiça. Sem ter por onde procurar, os policiais são surpreendidos pela visita do próprio Reacher, que vai ajudar a bela advogada de defesa, Helen, a desvendar esse mistério.

O personagem Jack Reacher é o protagonista de uma série de livros escrita por Lee Child. O Último Tiro é baseado no nono destas série, chamado de Alerta Final. Para quem está sendo apresentado ao ex-combatente de guerra, há um certo estranhamento, mas Tom Cruise consegue ter carisma suficiente para nos fazer embarcar em sua estranha personalidade. O problema é que toda a trama é esquisita, quase absurda e nos faz questionar vários passos, a todo o momento.

Jack Reacher – O último tiroA começar pela inconstância do próprio personagem. Um herói? Um bandido? Apenas um super soldado que luta por justiça, mas é foragido? Como disse, encontrá-lo já na nona aventura acaba deixando-o inconstante. Mas, compramos a ideia e embarcamos nas investigações, porque não deixam de ser curiosas. Tudo nos é apresentado de uma forma muito enigmática. Vemos o verdadeiro atirador, sabemos que o que foi preso é um bode expiatório. Mas por quê? E o que Jack Reacher tem a ver com isso? Mais do que isso, quem está por trás de uma trama aparentemente tão sem sentido de cinco mortes aleatórias?

A cena inicial dos tiros, mostra o ponto de vista do atirador procurando suas vítimas. Parece que ele está escolhendo sem muito critério, entre as pessoas que estão no parque. Depois, ficamos sabendo, pelo raciocínio de Reacher que está tudo muito óbvio que é o prisioneiro, por isso não deve ser ele. E que na realidade, deveria haver um alvo, os demais eram apenas para despistar. Por fim, vem a organização misteriosa liderada pelo personagem de Werner Herzog, o Zec. Tão misteriosa que até o final, a gente não entende muito bem do que se trata.

Jack Reacher – O último tiroO clima é tenso e instigante, é verdade. Mesmo com tantas incongruências e escolhas questionáveis, nos sentimentos presos à condução da trama. Ainda que os personagens sejam quase tolos, como a idealista Helen Rodin, interpretada por Rosamund Pike, que quer que todo ser humano tenha direito a defesa justa. Ou seu pai, o promotor Alex Rodin, vivido por Richard Jenkins que só pega causa ganha. Ou ainda, o bobo policial Emerson, de David Oyelowo, que parece perdido em cena. Até mesmo o personagem de Robert Duvall, Cash, cai de para-quedas na trama de uma maneira tão absurda que nos deixa incomodados.

Boa parte do filme é apenas para mostrar o quanto Jack Reacher é o cara. Deveriam chamá-lo para o próximo Mercenários. Luta com uma facilidade, é inteligente, perspicaz, ótimo atirador e um motorista exímio. A cena de perseguição de carros, tinha que ter uma, é eletrizante. Ele consegue despistar polícia e perseguir os verdadeiros bandidos, passando por pistas diversas, andando na contra-mão, fazendo manobras radicais e se safando de uma maneira inteligente e engraçada ao mesmo tempo.

Jack Reacher – O último tiroMas, ele mostra mesmo seu talento é no clímax, tal qual Rambo munido apenas com um facão estiloso, contra diversas metralhadoras e, claro, que tem que começar a chover para deixar tudo mais dramático. Há outras nuanças ali, e claro, não vou estragar a surpresa do filme, mas é apenas para pontuar o quão caricato é o cenário em que toda a trama é construída. E o mais impressionante é que, apesar de tudo isso, a gente fica preso, assistindo e querendo saber onde tudo aquilo vai nos levar.

Jack Reacher – O último tiro é, então, um filme de ação ao estilo Sessão da Tarde. Tem absurdos, trama com vários furos, diversas coisas mal explicadas. Mas, um herói acima de qualquer lei da física ou da justiça, que consegue conduzir uma linha de raciocínio ilógico que te prende do começo ao fim. E nos deixa curiosos para o que mais esse personagem tão enigmático já aprontou nas páginas dos livros.



Jack Reacher – O último tiro (Jack Reacher, 2012 / EUA)
Direção: Christopher McQuarrie
Roteiro: Christopher McQuarrie
Com: Tom Cruise, Rosamund Pike, Robert Duvall, Jai Courtney, Richard Jenkins, Werner Herzog, David Oyelowo, Alexia Fast, Michael Raymond-James, Kristen Dalton, James Martin Kelly, Joseph Sikora, Nicole Forester, Josh Helman, Sara Lindsey, Scott A. Martin, Tammy Felice, Julia Yorks, Jace Jeanes, Joe Coyle, Christopher Stadulis, Teri Clark, Peter Gannon, Susan Angelo, Jarid Faubel, Amy Morse, Joe Pawlenko, David Whalen, Vito Grassi, Annie Kitral, Ron Pucillo, Alicia Murton, Dave Petti, Lissy Gulick, J Bizel, Michael Anthony Miller, Wayne Leya, Frank McAleavey.
Duração: 130 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.