Boca de Rua – Vozes de Uma Gente Invisível : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Boca de Rua – Vozes de Uma Gente Invisível

Boca de Rua – Vozes de Uma Gente InvisívelIdealizado pelas jornalistas Rosina Duarte e Clarinha Glock é mais do que um jornal alternativo, é uma luta contra a invisibilidade, além de um projeto social extremamente interessante.

Lançado em 2001 nas ruas de Porto Alegre, ele é construído exclusivamente por moradores de ruas. Muitos eram analfabetos antes do projeto. Lá aprenderam a ler, escrever e se posicionar no mundo. Por ele, já passaram mais de 150 pessoas. 70 delas deixou inclusive de morar nas ruas. O jornal é uma fonte de renda e uma porta que se abre, com novas perspectivas para essas pessoas.

O diretor e roteirista Marcelo Andrighetti nos conta essa história através do web-documentário Boca de Rua – Vozes de Uma Gente Invisível que foi lançado no canal do Youtube do filme no dia 06 de novembro. Uma iniciativa instigante que dialoga com o material retratado.

Boca de Rua – Vozes de Uma Gente InvisívelA direção de arte do documentário é bastante cuidadosa, misturando diversas linguagens, desde a clássica com o depoimento tradicional para a câmera, até intervenções experimentais. Em muitos momentos, a tela simula uma edição de jornal, com o depoimento na janela de foto e textos ao redor. O lettering é dinâmico, sempre acompanhando os movimentos de corpo dos entrevistados. A imagem também transita da cor para o preto e branco.

O depoimentos dos participantes do jornal são unânimes na importância do projeto. Muitos falam da oportunidade de falar. Outros apontam que as notícias feitas por eles traz o outro lado. Há ainda os que se emocionam ao reforçar que aprenderam a ler ali. É a constatação de que eles estão não apenas sendo ouvidos, como participando da história do país.

Boca de Rua – Vozes de Uma Gente InvisívelPena que seja apenas um curta-metragem de 10 minutos, que nos dá o essencial sobre o projeto, mas nos deixa querendo saber muito mais. Uma história impressionante que reforça que não se pode ter preconceitos, nem considerar incapazes pessoas que estão em pleno funcionamento mental e intelectual, basta dar oportunidades.

"Enquanto você dormia, muita coisa acontecia", reforça um dos repórteres do jornal. E como acontecia. Com este documentário, pelo menos, agora o resto do Brasil já pode ter a oportunidade de conhecer e refletir sobre esse caso inspirador que saiu das ruas de Porto Alegre.

Veja filme completo:

Boca de Rua – Vozes de Uma Gente Invisível (Brasil, 2013)
Direção: Marcelo Andrighetti
Roteiro: Marcelo Andrighetti
Duração: 10min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.