O que há no cinema: Minhocas : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que há no cinema: Minhocas

MinhocasVocês podem estar estranhando o destaque para essa animação brasileira, ainda mais em uma semana em que estreiam A Vida Secreta de Walter Mitty e Ender's Game – O jogo do exterminador. Mas, quis destacar esse feito de Paolo Conti e Arthur Nunes, porque fazer animação no país é mesmo uma tarefa árdua. Ainda mais uma animação em stop motion. E os dois conseguiram entregar um resultado que se não é uma grande obra, também não faz feio para muitos filmes infantis. E antes que desconfiem, não recebi nenhum centavo da Fox para isso, nem para promoção me procuraram. Então, fica a campanha altruísta pela valorização do cinema nacional de qualidade, podem me chamar de bairrista.

Estreias da semana:


Minhocas
Minhocas (Brasil, 2013)
Direção: Paolo Conti e Arthur Nunes

Júnior é uma minhoca curiosa, mas que sofre porque seus amigos o deixam de lado. Um dia, ele acaba indo parar na superfície e vai ter que lutar contra um terrível Tatu Bola para defender a sua raça.

Thomas: Surpreendente o resultado, confesso que tava desconfiado. Mas, o stop motion tá no mesmo nível de Fuga das Galinhas, por exemplo. E o roteiro é bem infantil, mas consegue contar uma história divertida e criativa, ainda que cheia de clichês. Curti, e Lumi também.


Ender's Game – O Jogo do Exterminador
Ender's Game – O Jogo do Exterminador (EUA, 2013)
Direção: Gavin Hood

Baseado no livro de mesmo nome, o filme se passa em um futuro não muito distante, onde a população da Terra está traumatizada com uma invasão alienígena recente e se prepara para um novo ataque. Um jovem poder ser esperança de toda a humanidade.

Thomas: Uma mistura de treinamento militar com vídeo game. O filme não é ruim, tem algumas imagens impressionantes. Mas, no geral, parece oco, vazio em seu propósito e com uma moral no final que é soa meio estranha diante do construído até então. Mas, tem seus méritos.


A Vida Secreta de Walter Mitty
A Vida Secreta de Walter Mitty (EUA, 2013)
Direção: Ben Stiller

Responsável pelo departamento de negativos da quase extinta revista Life que vive sonhando acordado. Até que um dia ele tem que dar conta do sumiço de um negativo e suas aventuras passam a ser reais.

Thomas: Enquanto sonha e vive fantasias, Walter Mitty é um cara bacana. Mas, quando ele vira um verdadeiro ninja moderno tudo fica incrível demais. Ainda assim, a história tem momentos divertidos e algumas lições de moral bonitinhas.


Outras estreias:
Questão de tempo [About Time, Reino Unido, 2013], de Richard Curtis
A música nunca parou [The Music Never Stopped, EUA, 2011], de Jim Kohlberg
A grande beleza [La grande bellezza, Itália/França, 2013], de Paolo Sorrentino
Eu não faço a menor ideia do que eu tô fazendo com a minha vida [Brasil, 2013], de Matheus Souza
Eu e você [Io e te, Itália, 2012], de Bernardo Bertolucci
Ela vai [Elle s'em va, França, 2012], de Emmanuelle Bercot

O que há de bom no Cinema:

Se ainda não viu, ainda tem chances de conferir.

Thomas
Jogos Vorazes: Em Chamas (EUA / 2013)
Direção: Francis Lawrence

A série adolescente mais consistente desde Harry Potter, o segundo capítulo de Jogos Vorazes consegue expor melhor a sua questão política. A trama envolve e empolga mesmo a adultos que podem construir metáforas com momentos históricos e filosofias. Um filme realmente envolvente.
Thomas
Tatuagem (Brasil / 2013)
Direção: Hilton Lacerda

A estreia de Hilton Lacerda na direção continua em cartaz e é uma boa oportunidade de assistir a uma história sensível e diferente sobre o período da ditadura. Entre a rebeldia do grupo teatral Chão de Estrelas e disciplina do quartel, temos uma espécie de Hair tupiniquim, mas que não se resume a isso, recriando e repensando valores e tabus. Destaque para a atuação de Irandhir Santos.

Azul é a Cor Mais Quente (França, Bélgica, Espanha / 2013)
Direção: Abdellatif Kechiche

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes de 2013, Azul é a Cor Mais Quente é um bom filme, mas é para tanto. O filme é bem construído, tem um cuidado impecável com a direção de arte, os tons de azul que permeiam toda a obra, a interpretação das atrizes. Mas, acaba se alongando demais, não apenas na duração final do filme, mas na maioria das cenas, onde tudo parece querer levar a exaustão.

Thomas: Rapaz, ver esse filme em cinema de shopping foi complicado, viu? Tinha uma turminha boba que dava risadinhas nervosas em todas as cenas "quentes". E ainda teve quatro pessoas que saíram no meio, atrapalhando minha visão. Mas, uma beleza ver as duas juntas, pena que o filme parece construir tudo de uma maneira exótica e não natural como acho que deveria.

Humor
Clique para ampliar


Classificação: 1 - Péssimo, 2 - Regular, 3 - Bom, 4 - Muito Bom, 5 - Excelente.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.