O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy

O Âncora: A Lenda de Ron BurgundyCom o lançamento de Tudo por um Furo se aproximando no Brasil, resolvi resgatar essa comédia escrachada que inicia tudo. O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy é daqueles filmes que não podem ser levados a sério. Absurdo em muitos momentos, divertido e com diversas participações especiais para contar a história da mudança do formato do telejornal norte-americano.

Ron Burgundy, interpretado por Will Ferrell, era o âncora absoluto do canal 4, na cidade de San Diego. Seus fiéis companheiros de notícias, Brian Fantana (Paul Rudd), Brick Tamland (Steve Carell) e Champ Kind (David Koechner) o idolatravam e seguiam em todas as manias, inclusive, na visão machista do mundo. Tudo muda quando a repórter Veronica Corningstone (Christina Applegate) chega ao canal com um sonho: ser uma âncora do telejornal. Nenhuma mulher até então, tinha ocupado o espaço e com isso, a guerra dos sexos começa.

O Âncora: A Lenda de Ron BurgundyNa verdade, a trama não se sustenta apenas nesse objetivo maior de uma âncora feminina. Mas, Veronica representa desde o início a necessidade das mulheres de se impor em um mundo majoritariamente masculino. As mulheres ali são apenas apoio nos bastidores e alvo de paqueras. Tanto que todos tentam paquerar Veronica, das mais atrapalhadas maneiras. Claro que caberá a Ron Burgundy a maior chance de conquistar a moça, mas nem isso a irá impedir de lutar pelo que quer.

De qualquer maneira, o que caracteriza O Âncora não é sua história, ou mesmo mensagens subliminares, mas o tratamento completamente nonsense da trama. A comédia escrachada sem escrúpulos para as piadas é o que chama a atenção. Uma grande bobagem divertida que não se furta a brincar com nada nem ninguém. Tanto que traz diversas participações especiais nas situações mais inusitadas a exemplo de Seth Rogen, Ben Stiller, Jack Black, entre outros. Isso sem falar no cachorrinho Baxter que, de piadas bobinhas de conversa entre dono e cão, acaba trazendo algumas surpresas.

O Âncora: A Lenda de Ron BurgundyMas, em termos de riso, ninguém supera mesmo Steve Carell no papel do abobalhado Brick Tamland, o homem do tempo. O ator consegue construir graça com seu simples olhar. A forma como ele fala, se comporta e até mesmo se distrai em cena é de arrancar risos. Vide a cena da luta de gangues em que ele está do lado errado. É exagerado, é bobo, mas é condizente com o personagem e não há como deixar de rir.

Há também uma inteligente sátira aos padrões dos telejornais em geral. A brincadeira já começa no início dizendo basear-se em fatos reais, mas que apenas os personagens, situações e lugares foram alterados. Ou seja, ao mesmo tempo em que explica a piada, dizendo que é um falso "baseado em..." nos dá a sensação de que se baseia em todas as histórias de bastidores de telejornais. Vide a caracterização dos personagens, a impostação de voz, as brigas nos créditos sorrindo e até a brincadeira com o teleprompter: "Ron lê tudo o que está escrito".

No final, O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy é daqueles filmes que não se levam a sério, nem aprofunda os temas que levanta. É apenas mais uma zoação, ao estilo do Saturday Night Live que tanto Will Ferrell quanto Adam McKay conhecem tão bem. Just for fun.


O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (Anchorman: The Legend of Ron Burgundy, 2004 / EUA)
Direção: Adam McKay
Roteiro: Will Ferrell, Adam McKay
Com: Will Ferrell, Christina Applegate, Steve Carell, Paul Rudd, David Koechner
Duração: 94 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.