Dia das Mães: Valente : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Dia das Mães: Valente

ValenteDia das Mães é sempre época de lembrar filmes ou cenas que falem desse imenso amor pela pessoa que nos deu a vida. Mesmo que ela não esteja mais ao nosso lado, é sempre uma lembrança doce, que não se explica de tão forte.

Entre tantos filmes possíveis, resolvi lembrar aqui um recente. A animação Valente. Talvez uma das melhores representações de uma relação entre mãe e filha. Porque por maior que seja o amor e a cumplicidade, há uma disputa quase inconsciente por espaço. Mães e filhas brigam e se amam com a mesma intensidade, porque se admiram e querem o melhor uma para outra.

Mérida e sua mãe Elinor eram assim. Cada uma, em sua visão de mundo, lutava pelo que acreditava ser o melhor. Só que o melhor para nós, nem sempre é o melhor para o outro, e elas aprenderam isso de uma forma difícil e simbólica no filme.

ValenteÉ bonito de acompanhar esses desentendimentos e a redescoberta do amor de ambas. O filme está repleto de cenas que ilustram isso como o diálogo traçado em cenas paralelas das duas falando sozinhas. Ou na cena em que Elinor vai ditando o discurso que Mérida faz para os clãs. Além, claro, da emocionante cena no círculo de pedra.

Não uma vilã e uma vítima, ainda que as duas causem dor na outra. São apenas duas pessoas buscando acertar e seguindo o que acreditam. Por isso, é tão emocionante e envolvente.

Para celebrar, então, deixo vocês com esse clipe da música "Learn me right", que traduz bem o sentimento desta relação.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.