Yves Saint Laurent : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Yves Saint Laurent

Yves Saint LaurentBaseado no livro escrito por Pierre Bergé, a cinebiografia Yves Saint Laurent tem um foco bastante claro, o ponto de vista do companheiro do estilista sobre os primeiros anos de convivência e criação da grife própria. Isso traz pontos positivos e negativos para o filme.

Sempre pontuado com uma voz over que tenta criar um clima de intimidade, mas, em muitos momentos, só pontua o já exposto, o filme começa com o jovem Yves Saint Laurent sendo encarregado de assumir a grife Christian Dior. Com o sucesso, Pierre Bergé o incentiva a lançar a grife própria e juntos vão conquistar e revolucionar o mundo da moda. Porém, o foco se volta para a relação pessoal do casal, assim como os excessos de Saint Laurent neste período.

Yves Saint LaurentEntão, quem busca um filme sobre moda e seus bastidores, querendo compreender um pouco mais sobre a importância do estilista para sua época. Ou mesmo, tentando entender um pouco melhor o que significa o termo a mulher "Yves Saint Laurent" e a questão da emancipação feminina. O filme usa isso apenas como pano de fundo, sem discutir ou aprofundar algo nesse sentido.

A narrativa se faz mesmo através da relação entre Yves e Pierre. Além do óbvio ponto de vista e escolhas de momentos pelos sentimentos do empresário seja de alegria, arrependimento ou saudade. Estamos sempre observando a forma como o narrador segura a empresa, enquanto o estilista se entrega à festas, drogas, bebidas e relações diversas. Muitas vezes, Pierre Bergé é taxado por Yves como um castrador chato, mas por observarmos por seu ponto de vista, entendemos que ele está apenas preocupado com o amado.

Yves Saint LaurentDe qualquer maneira, a moda não passa tão à parte assim da narrativa, acompanhamos a confecção e apresentação de diversas coleções. Há uma sequência longa com destaque para a criação do Vestido Mondrian, desde a inspiração, passando pela apresentação, sucesso e cópias. Há sempre uma reconstituição cuidadora de vestidos, estilo e inovações. Apenas não há aprofundamento, como já foi dito.

Agora, o maior destaque do filme é mesmo o ator Pierre Niney, que encarna o estilista de uma maneira impressionante. Vemos semelhança física, de gestos, de sorriso, de postura. Sua interpretação é comovente e cativante, nos deixando envolvidos com aquele personagem. Há uma aura especial que o envolve, seja pela composição, pela iluminação, pela fotografia, ou, claro, pela narração apaixonada.

E até por ser apresentado como uma pessoa tão cativante, o filme poderia ser mais. Só que em muitos momentos parece não querer se arriscar além do lugar comum de qualquer cinebiografia. Talvez Jalil Lespert pudesse experimentar mais, tal qual o estilista, trazer para a estética fílmica um pouco mais de Yves Saint Laurent. De qualquer maneira, não é um filme ruim. É correto e tem bons momentos.


Yves Saint Laurent (Yves Saint Laurent, 2014 / França)
Direção: Jalil Lespert
Roteiro: Jacques Fieschi
Com: Pierre Niney, Guillaume Gallienne, Charlotte Le Bon
Duração: 106 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.