Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate

Aviões 2: Heróis do Fogo ao ResgateContinuações são sempre problemáticas. Quando o filme original já não foi grande coisa, há duas possibilidades, ou um filme ainda mais medíocre ou a chance de consertar os erros. Aviões 2 não chega a ser nem uma nem outra opção, acaba mantendo a fórmula mediana do antecessor em um filme que poderia facilmente ser lançado diretamente em home vídeo.

Se no primeiro filme acompanhamos a luta do avião Dusty Voo Rasante, um avião pulverizador, para se tornar um avião de corrida. Agora, seguimos a jornada de Dusty Voo Rasante, um campeão de corrida, lutando para se tornar um avião bombeiro. Tudo isso porque uma peça da sua engrenagem não o deixa mais voar tão rápido e sua cidade também corre riscos ao ter o aeroporto fechado após um incêndio. Assim, o aviãozinho tentará com a nova profissão salvar a todos.

A estrutura é exatamente igual ao primeiro filme. Dusty desacreditado vai à luta e é treinado por um velho mentor, que tem um passado de glória, com um evento traumático misterioso que o fez se esconder em um outro local. Este mentor o treina mesmo a contragosto e vai se afeiçoando ao aviãozinho destemido. Suas dificuldades e desejo de vencer vão dando o tom da narrativa.

Aviões 2: Heróis do Fogo ao ResgateAinda que corretinho, Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate em nenhum momento empolga. É uma história padrão, sem grandes novidades, e com um personagem carismático, é verdade, mas também sem grande profundidade dramática. Apenas um "garoto" destemido que vai atrás dos seus sonhos. Mas, em nenhum momento chegamos a temer por ele ou mergulhar junto em seus voos rasantes.

Um dos grandes problemas de comprar a ideia dessa nova jornada está exatamente no plot. Um avião de corrida, famoso como Dusty se tornou, vencendo diversos campeonatos e conhecido no mundo inteiro, com certeza tem dinheiro. Se há tantos fãs, há patrocinadores interessados em sua carreira. Como é que lhe falta uma peça que não é mais fabricada e não tem como fazer algo com isso? A fabrica produziria só para ele se fosse preciso. Fora que a ideia de "vou ali treinar para ser bombeiro e volto", também soa estranha.

Aviões 2: Heróis do Fogo ao ResgateMas, o roteiro peca mesmo é na adaptação para o Brasil, repleto de referências e frases "famosas" que não condizem muito com o ambiente do filme. Como quando um carro diz: "toma um banho para dar beijinho no ombro da concorrência". Ou quando outro olha para um carro que alerta para um perigo dizendo "sabe de nada, inocente". Isso sem falar em trocadilhos infames como "Barco" Palmeiras cadê Julia "Leme"...

Outra coisa que não parece funcionar bem é o 3D, ainda que a técnica de animação seja padrão Disney, a profundidade criada é pouca para justificar os óculos, mesmo em voos e piruetas. A viagem de Dusty até a sede de treinamento também é com pouca criatividade, com ele sempre andando na mesma posição e o cenário modificando quase como um acetato trocado.

Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate não chega a ser um filme ruim. É correto na medida do possível e deve funcionar com as crianças. Mas, é um filme que tem pouco atrativo diante da evolução das animações a cada ano. Não sei mesmo se justifica seu lançamento no cinema, senão pela força de sua distribuidora. Mas, como disse, as crianças devem se divertir.


Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate (Planes: Fire & Rescue, 2014 / EUA)
Direção: Roberts Gannaway
Roteiro: Jeffrey M. Howard
Duração: 83 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.