![Festival de Brasília do Cinema Brasileiro Festival de Brasília do Cinema Brasileiro](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6ifT0dVyW02xf6Mufdx6UYj0Zb0UGZ4-7hJBX7jvCMBaxDTbPw-T_zXvk_0GLn-e2OKjBcKOscfcgU8tqkWE_YHkFV-Lb4FpGqQNKz1-pAgr6PKLd4GHjAoON2uv8r6E7IcBhf7c7Gn8l/s1600/festival-de-brasilia.jpg)
Curtas:
Vento Virado (MG, Leonardo Cata Preta)
Geru (SP, Fábio Baldo e Tico Dias)
Longa:
Pingo D'água (PB, Taciano Valério)
![Vento Virado Vento Virado](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-hSQssvfk_Ta7wDvLFfWFgbfIT-JdRDzcBTLlCxhX970ujewSCthMLiLxHfZS5QwVgODzYogLs8AlM-dt0Q8I0IffUDur9G1ixRhQX6t53_rj1IKxM8Z3LK62cQC3Fj5UJdg7ba0pS81c/s1600/vento-virado.jpg)
A discrepância se deu pela linguagem experimental das três obras apresentadas. O curta Vento Virado constrói uma experiência estética curiosa de um homem que vive em uma espécie de buraco colecionando objetos de lembranças. Uma espécie de inconsciente, talvez.
![Geru Geru](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJziAbOlqNItYzAKGMzNLGvKvkNL195BJ_IjTPD_aDf7cb2mONwQFQ2j9uU4ydSIC_2ZZz-ZbzE8GXDh_0kxvnovDN97dEIx0Supka9nNwqMuj4K8zfFwreHck0Whi0EJsA5yJdTd2rfta/s1600/geru.jpg)
No debate, os diretores contaram que o senhor retratado (que é avô de Tico Dias), nunca foi a um cinema e não tinha muita relação com filmes. Mas, aos pouco ele foi compreendendo o processo e até mesmo interferindo mais diretamente. "Em determinado momento, ele começou a entender o jogo do 'ação e corta' e pedia para repetir algumas seqüências.
![Pingo D'água Pingo D'água](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiYhwlDnWoyxjSnQPJMcp8byUikxDj2Q0WmvjFmidVBWHNSzWUT-sONRhlC4FBc9hgTtMqfUHvue1bw8u5m-gqAyOdE3CnB7Dao2LLiuCNoyX_ohOJtELKDO-6XzzIZUr4RD2xgmmHVYzH/s1600/pingo-dagua.jpg)
Pingo D'água é sobre tudo e sobre nada. Um dos pontos mais discutidos no debate foi exatamente se ele seria ausente de significado. Não é um filme mesmo fácil de se desvendar pelo racional. Há muita metalinguagem filme dentro de filme, jogos metafóricos. Um jogo de imagens referenciadas em livros, performances, discussões, encenações e uma mala engolindo literalmente seu protagonista.
Curtas:
Nua por Dentro do Couro (MA, Lucas Sá)
Castillo y el Armado (RS, Pedro Harres)
Longa:
Branco Sai. Preto Fica (DF, Adirley Queiroz)
![Branco Sai. Preto Fica Branco Sai. Preto Fica](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_BT-d1yo7mTKw47ivjMXvpDtUi8Pt6rmDnZrBmBQij-9tPAcxxZwIPCkL9eijaZ1XuTx6XO5xlKRJklePUiJYkyXbI4c9vW3T6LWw1QT3EiFY3HeVIH8zbD54agoQqH1Wys43vbQG784k/s1600/branco-sai-preto-fica.jpg)
Adirley Queiroz falou no debate que esse evento é uma espécie de mito na Ceilândia, todos tem uma versão, todos estiveram lá, mesmo não estando. E, por isso, a construção em forma de fábula. A frase final do filme resume isso "Nossa história, nós mesmo fabulamos" e é isso que vemos em cena. Uma ficção científica atípica, em uma realidade paralela, onde Brasília está literalmente cercada e só com passaporte para entrar lá.
![Castillo y el Armado Castillo y el Armado](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcLiOiJiw67gpIs6BGm68x1LM2zaTKryKbG8XfUhdTszQWIIwKwnDwsYZNlxWDkkv7Cx7dcxJ-VkW6oAnKL63NBdpw_43Dxh2bPUK0Az4WVHLg21iotHln-xE1tHDqkKbNZ8dSt0XawqxQ/s1600/castillo-y-el-armado.jpg)
Realizado com base na realidade é também a animação Castillo y el Armado, inspirada em um acontecimento real com o artista Ruben Castillo, tanto que o protagonista é uma caricatura dele que também empresta sua voz ao personagem. Mas, ao contrário de Marquim do Tropa, ele disse não ter tido problemas em separar o personagem de si mesmo. Claro que em desenho fica mais fácil.
![Nua por Dentro do Couro Nua por Dentro do Couro](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXqxEkOSUZ-OVc7rYZnKSla4fqzB1633QviEPVveYk18kLNk5LaecvUEPR9CGwYew1kzaS7mejsgTqi3YXQ1xRK3JU5lQIjyv17HwqvSkvT_XB_ts1yEGwGJOK3uAJqtVRo9cVXl0jwyIz/s1600/nua-POR-DENTRO-DO-COURO.jpg)
No debate, Lucas explicou que muitas questões que ficaram soltas no curta, serão explicadas no longa, como um tio citado pela personagem e o próprio monstro da banheira.