O que há no cinema: Sem Pena : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que há no cinema: Sem Pena

Nascido para MatarO clássico da vez é Nascido para Matar (1987) de Stanley Kubrick. Um filme forte que nos mostra a preparação e a guerra do Vietnã com as consequências que pode causa para o ser humano. E Kubrick é sempre Kubrick, merece nossa visita na telona. Este foi seu penúltimo trabalho, encerrando sua incrível filmografia com De Olhos Bem Fechados em 1999. Mas, queria destacar aqui a estreia do documentário Sem Pena, que chega a apenas oito cidades brasileiras, mas deveria ser visto por todos. Uma obra que nos faz pensar o sistema penitenciário do nosso país e até mesmo nossa conduta diante do crime ou possível crime.

Estreias da semana:

Os Boxtrolls - Nota 4 de 5
Os Boxtrolls (Estados Unidos, 2014)
Direção: Graham Annable, Anthony Stacchi

Um garoto órfão, criado por estranhas e amáveis criaturinhas catadoras de lixo, tem seus amigos presos por Archibald Snatcher, o vilão da cidade. Ele elabora um plano ousado e tenta descobrir um caminho para resgatar seus amigos desse exterminador do mal. Animação baseada no livro infantil "Here Be Monsters", de Alan Snow.

Thomas: Lumi já quer deixar de ser rato para se tornar um troll. Gostei mesmo, me identifiquei com as criaturas e a incompreensão da humanidade. Ah, claro, e o fato de o queijo ser a coisa mais valiosa da cidade também. Queria um queijão que saiu rolando pelo filme. E a cena pós-créditos também foi muito boa.

Garota Exemplar - Nota 4 de 5
Garota Exemplar (Estados Unidos, 2014)
Direção: David Fincher

Amy Dunne desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo, Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.

Thomas: David Fincher sendo David Fincher. Muito bom. Suspense, tensão, viradas na trama. Até Ben Affleck tá bem, dá mais esperanças de Batman prestar.

Sem Pena - Nota 4 de 5
Sem Pena (Brasil, 2014)
Direção: Eugenio Puppo

Documentário sobre o sistema jurídico e prisional brasileiro. A precária vida nas prisões do país e os medos, preconceitos e equívocos que assombram o tema. A população carcerária brasileira é uma das maiores do mundo e só aumenta.

Thomas: Forte. Um filme que nos faz pensar. E, ainda por cima, é extremamente criativo ao não mostrar o rosto dos entrevistados, inserindo imagens por cima. O som e as imagens também são destaque. Pensando nele até agora...

Outras Estreias:
O Candidato Honesto (Brasil, 2014), de Roberto Santucci
Libertem Angela Davis (Estados Unidos, 2011), de Shola Lynch

O que há de bom no cinema:

Thomas - Nota 3 de 5Sin City 2 - A Dama Fatal (Estados Unidos, 2013)
Direção: Frank Miller, Robert Rodriguez

Retornamos à cidade de Sin City para acompanhar seus personagens em tramas violentas e plasticamente bem orquestradas.

Thomas: Só pela beleza de Eva Green esse filme já valia. Ok, mas como um cinéfilo bem comportado digo que a construção gráfica da obra é muito boa. É bonito de ver, ainda que a história seja meio capenga.

Thomas - Nota 3 de 5A Bela e a Fera (França, 2014)
Direção: Christophe Gans

Um naufrágio leva um comerciante e ele acaba se envolvendo com uma estranha fera que o prende em seu castelo. Mas, sua filha caçula irá se apresentar em seu lugar e acabará descobrindo que há muito mais por trás das aparências.

Thomas: Assim, não é um obra prima, mas traz coisas interessantes, principalmente por modificar um pouco as questões já conhecidas do mito. O trabalho de fotografia e direção de arte enchem os olhos, além, claro, da bela Léa Seydoux. E apesar do clima sombrio é capaz de divertir as crianças também.

Thomas - Nota 3 de 5Maze Runner - Correr ou Morrer (Estados Unidos, 2014)
Direção: Wes Ball

Em um mundo pós-apocalíptico, o jovem Thomas é abandonado em uma comunidade isolada formada por garotos após toda sua memória ter sido apagada. Logo ele se vê preso em um labirinto, onde será preciso unir forças com outros jovens para que consiga escapar.

Thomas: Gostei de ver o xará em cena, mas a história é aquele mesmo negócio que a gente já viu milhares de vezes, né? Mas, o mistério do início deixa a gente tenso e curioso. Lumi tá se tremendo até agora por causa dos verdugos.

Thomas - Nota 2 de 5Os Cavaleiros do Zodíaco - A Lenda do Santuário
[Saint Seya – Legend of Sanctuary, Japão, 2014], de Keichi Sato

Adaptação para os cinemas da Saga de Os Cavaleiros do Zodíaco.

Thomas: A animação tá mais detalhada, e mais limpinha também, não vemos sangue no desenho, o que para os Cavaleiros é algo estranho. A história é que ficou confusa, não conseguiram condensar bem para o tamanho do longa. Mas, funciona como memória afetiva.

Thomas - Nota 3 de 5O Doador de Memórias
[The Giver, Estados Unidos, 2014], de Phillip Noyce

Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Apenas uma pessoa é encarregada de guardar todas as memórias e orientar os anciões, e agora o jovem Jonas é o novo aprendiz desse cargo.

Thomas: Mais um adolescente predestinado a salvar um mundo pós-apocalíptico de um governo opressor. É impressionante como eles se repetem. Mas, é impressionante também como cria legiões de fãs e ainda está fazendo os meninos lerem. Lumi já pediu o livro.

Humor:
Clique para ampliar



Classificação: 1 - Péssimo, 2 - Regular, 3 - Bom, 4 - Muito Bom, 5 - Excelente.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.