Dez belos filmes sobre o Natal : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Dez belos filmes sobre o Natal

Árvore de NatalVéspera de Natal, o mundo se reúne em torno de uma energia mágica de esperança por tempos melhores, mesmo não sendo todos cristãos. Seja por hábito, por condicionamento, por fé, por envolvimento com o clima, fala-se em Natal, em sermos melhores, em generosidade, em amar o próximo. Pausar uma noite do ano para refletir e celebrar o amor.

Papai Noel ganha espaço a cada ano, enquanto poucos falam no Cristo, é verdade. Mas, o bom velhinho não é apenas um símbolo de consumo, mas também dessa energia mágica que nos contagia. Uma lenda, uma história, como tantas outras que nos foram passadas pela literatura, pela dramaturgia e, claro, pelo cinema.

E é por isso, que selecionei esse ano dez filmes sobre o tema que nos fazem lembrar dessa mensagem maior de amor, independente de momento, crenças ou mesmo percepção do que significa essa noite em nossas vidas. A todos um Feliz Natal.

Dez belos filmes sobre o Natal:

A Felicidade Não Se Compra
1 - A Felicidade Não Se Compra (1946)
A obra de Frank Capra não fala exatamente de Natal, mas passa tudo que este significa. Na noite de Natal, a vida de um homem está em perigo e todos seus amigos e familiares rezam aos céus para que ele passe por isso. George tem sua vida revisada e tem a oportunidade de ver como o mundo seria se ele nunca tivesse existido. A profundidade disso já nos mostra uma grande questão, como podemos perceber a nossa importância na vida. Em termos macro, talvez não faça diferença, mas em nosso núcleo mais próximo, com certeza, há muito a se observar.

Tokyo Godfathers
2 - Tokyo Godfathers (2003)
Outro filme que não tem o Natal como tema central, mas passa todos os seus valores através de três sem teto que adotam um bebê abandonado. Através dessa estranha família, vamos refletir um pouco mais sobre amor ao próximo, solidariedade, sonhos e escolhas na vida. Todos os três possuem qualidades feridas e problemas não resolvidos no passado e a chegada do bebê é uma espécie de novo menino Jesus em suas vidas, lembrando o que realmente importa.

O Estranho Mundo de Jack

3 - O Estranho Mundo de Jack (1993)
Aqui uma realidade mais fantasiosa, mas com a mesma mensagem. Através de Jack, o rei das abóboras, e sua fixação pelo Natal, vamos sendo guiados por essa força mágica que mesmo sem ser compreendida por criaturas tão estranhas despertam emoções diversas. E, claro, Tim Burton nos encanta com seu estilo peculiar.

Os Fantasmas Contra-Atacam


4 - Os Fantasmas Contra-Atacam (1988)
Um dos filmes que mais passou na Sessão da Tarde da época, a obra, inspirada em Um Conto de Natal, de Charles Dickens, chama a atenção por ser uma comédia atualizada para época, nos mostrando que pode haver um Sr. Scrooge em muitos de nós, quando nos dedicamos em excesso ao trabalho, esquecendo as pessoas que estão ao nosso lado e realmente importam. Mas, para quem quiser uma adaptação mais fiel ao conto, tem também a animação Os Fantasmas de Scrooge (2009).

Operação Presente
5 - Operação Presente (2011)
O filme mais recente da lista, traz uma visão diferente do Papai Noel. Não apenas como um velhinho especial, mas o chefe de uma empresa familiar com diversas questões administrativas. A figura do seu filho Arthur nos traz um pouco desse mito que vai além do consumismo puro e simples, mas um compromisso com os sonhos infantis. O presente é um símbolo, uma forma de demonstrar que aquela criança é importante, da mesma forma que o menino Jesus foi presenteado em seu nascimento.

Esqueceram de Mim

6 - Esqueceram de Mim (1990)
Outro campeão da Sessão da Tarde. A comédia protagonizada por Macaulay Culkin passa no Natal e, apesar de focar boa parte nas esquetes do menino sozinho com os ladrões atrapalhados, também destaca esse espírito natalino. Esquecido por engano, o menino acaba gerando uma culpa e uma conscientização em sua mãe da forma como ela o ignorava, da mesma forma que Kevin ajuda seu vizinho a se reconciliar com o filho reforçando o espírito natalino.

O Expresso Polar

7 - O Expresso Polar (2004)
Outro filme que traz um Papai Noel empresarial, mas agora, com uma mágica extra instalada nesse trem que leva crianças selecionadas para conhecer o bom velhinho. O fato de o protagonista começar a duvidar da lenda quando é convidado a embarcar traz significados diversos e acaba nos fazendo embarcar junto nessa busca do símbolo maior da trama que não é o simples consumismo, mas o amor ao próximo e a alegria de mágica da época.

Milagre na Rua 34

8 - Milagre na Rua 34 (1947 / 1994)
Seja na versão original de 1947 ou na refilmagem de 1994, o filme tem seu encanto. Com uma questão parecida com O Expresso Polar, a missão é fazer uma criança acreditar no Papai Noel e em um velhinho provar que não está louco e é o ser mítico. Ou seja, uma busca por um milagre que vai além de presentes e vendas, mas uma emoção maior do espírito de Natal.

Natal Branco


9 - Natal Branco (1954)
Natal Branco traz um espírito de solidariedade e compaixão capazes de traduzir o verdadeiro espírito de Natal. A forma como os dois ex-combatentes ajudam seu ex-general é emocionante. Sem precisar de clichês, o filme mostra que todos nós podemos ser melhores e fazer pelo outro algo que gostaríamos que fizessem por nós.

Feliz Natal


10 - Feliz Natal (2005)
Outro filme que envolve Natal e Guerra, mas desta vez, literalmente no campo de batalha. Quando os exércitos da Inglaterra, França e Alemanha decidem fazer uma pausa na batalha para celebrar o Natal, vemos a força que a data tem. É algo realmente mágico, único e que deve ser sempre cultivado.


CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.