#Maythefourthbewithyou : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

#Maythefourthbewithyou

#Maythefourthbewithyou #starwarsdaySim, por causa desse trocadilho infame o quatro de maio se tornou o dia de Star Wars. Para quem não entendeu "May the fourth be with you", que em português seria "que o quatro de maio esteja com você", é uma digressão da famosa frase "May the Force be with you" ou seja, "que a força esteja com você". E acreditem, isso não foi criado por um fã-clube da Saga criada por George Lucas.

Na verdade, foi em 04 de maio de 1979, quando Margaret Thatcher assumiu como primeira ministra da Grã-Bretanha que saiu um anúncio de meia página no London Evening News com esses dizeres parabenizando a primeira mulher a assumir o cargo. E depois ainda dizem que isso é coisa de nerd loser...

#Maythefourthbewithyou #starwarsdayPois é, o fato é que o Star Wars Day ganhou força entre os fãs, mais até do que o 25 de maio, data da estreia de Uma Nova Esperança que se tornou oficialmente o dia do filme, junto com o Dia da Toalha. Começou em Toronto, em 2011 e hoje já é tradição em boa parte do mundo. Inclusive no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, o novo capacete dos Stormtroopers está em exposição no Shopping Vila Lobos desde o dia 02 de maio e fica até o dia 10 desse mês. A previsão é que ainda este semestre a exposição chegue também ao Norte Shopping, no Rio de Janeiro; Shopping Del Rey, em Belo Horizonte; e Shopping Paralela, em Salvador.

Aqui em Salvador, o Conselho Jedi Bahia faz, logo mais à noite, um encontro na Livraria Saraiva do Salvador Shopping a partir das 19h, para "discutir o novo teaser de 'O Despertar da Força', papear sobre o livro 'Kenobi' e teorizar sobre os rumos da saga nos games, quadrinhos e romances". Ou seja, uma boa oportunidade para manter viva a paixão por essa saga que já dura quase 40 anos e se renova esse ano com a chegada do Episódio VII.

Confesso que desde o anúncio da compra da LucasFilm pela Disney e o planejamento de lançar mais três filmes estava desconfiada. Afinal, a tão esperada nova trilogia havia sido uma decepção para os que acompanharam os primeiros filmes nas décadas de setenta e oitenta. Mas, o teaser trailer lançado no mês passado trouxe de volta a magia que envolve a Saga, nos dando, de fato, nova esperança.

#Maythefourthbewithyou #starwarsdayIsso porque Star Wars não é uma ficção científica, explicações excessivas sobre o que seria a Força (e seus midi-chlorians), treinamentos Jedi como uma escola cheia de técnicas e burocracias e regras tirou muito do encanto daquela história de capa e espada. Assim como o mito do escolhido, do predestinado.

Em apenas dois minutos, J.J. Abrams nos devolveu isso. O clipe já começa com uma imagem desértica e a música tema da força, para pegar todos com sua nostalgia. Mas, ao contrário do que muitos pensavam não é Tatooine que estamos vendo, mas um planeta chamado Jakku. E o mais interessante, com uma nave star destroyer enterrada na areia mostrando os escombros da guerra passada. Ou seja, o clima da trilogia clássica está presente.

Aí, vem a voz de Luke recitando a famosa frase que disse a Leia antes de enfrentar Darth Vader. "A força é forte em minha família..." a alguém que não sabemos exatamente quem seja. Muitos fãs apostam na sua filha, mas temos que lembrar que essa nova trilogia não vai seguir o universo estendido, mas é uma nova criação, então, pode ser qualquer coisa. Ainda que com certeza é alguém de sua família, ou a frase não faria sentido.

#Maythefourthbewithyou #starwarsdayVi muita gente questionando como a máscara de Darth Vader estaria ali, se ele a tirou na estrela da morte. Mas, os fãs mais atentos vão lembrar que Luke levou o corpo do pai junto com ele. Tanto que tem uma cena dele cremando-o e a máscara está inteira em cima da fogueira. E no trailer aparece ela, queimada, ou seja, provavelmente foi o que sobrou da fogueira.

A sequência de cenas que se segue nos ajuda a criar o clima do que será o novo filme. O universo está em guerra novamente, há Siths, pilotos, stormtroopers e aquilo que parece um Jedi que ainda não é totalmente revelado na peça, mas muitos apostam ser a personagem Rey, interpretada por Daisy Ridley e que seria a nova Skywalker. O fato é que com o anúncio de que a nova trilogia não usaria o universo expandido, tudo não passa de especulação, pois pouco ainda nos foi dado.

De qualquer maneira, o trailer termina com mais um presente pros fãs, vendo Han Solo e Chewbacca soltando de uma nave, provavelmente Millennium Falcon vista no primeiro teaser trailer, com a frase: "Chewie, estamos em casa". E esse sentimento parece traduzir o sentimento de todos os fãs da Saga clássica. Parece que, finalmente, estamos em casa, mas com certeza mesmo, só no fim do ano para saber.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.