Um Sonho Intenso : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Um Sonho Intenso

Um Sonho Intenso - filme - documentário"A história é um mergulho no passado para entender o presente" sentencia o economista brasileiro Carlos Lessa. E é isso que o documentário de José Mariani, Um Sonho Intenso, busca, resgatar a história recente do país, para entender o presente e traçar prognósticos para o futuro. Mas, como o próprio Lessa completa, quando se fala em economia, já é difícil entender o presente, quanto mais prognosticar o futuro.

Um Sonho Intenso analisa o Brasil República. Literalmente, começa com a república do café com leite e vai até o governo Lula, passando por todos os presidentes, eleitos ou impostos, mas analisando pelo viés econômico e, não, político. Ainda que não se possa dissociar tão bem as duas coisas. O filme é composto por uma estrutura simples e padrão de depoimentos e imagens de preenchimento que ilustram a época analisada.

Um Sonho Intenso - filme - documentárioAinda que padrão, estas imagens trazem alguns cuidados interessantes como iniciar e finalizar com o quadro de Tarsila do Amaral "Operários", ou nos dar imagens com uma câmera subjetiva nos fazendo ter a sensação de passear pelos cenários nos fazendo viajar por um porto no início do século passado ou nos campos na década de 50 do século XX.

O roteiro também é bem conduzido com os depoimentos seguindo a ordem cronológica do país e falando de maneira simples e fácil para que qualquer leigo entenda, mas com substância. Uma espécie de aula de História e Economia. Não por acaso, o filme fez um circuito por universidades antes de estrear comercialmente. Pode ser bastante útil para estudantes em geral que queiram entender um pouco mais sobre a história do país.

Um Sonho Intenso - filme - documentárioO único problema é que tanta sincronicidade nos dá uma visão unilateral dessa história. Não sou economista e não cabe a mim discutir política aqui. Mas, enquanto produto fílmico, acredito que o documentário precisa trazer visões discordantes para debater e dar subsídios ao espectador de refletir e tirar suas próprias conclusões. É através do embate de ideias que se forma o pensamento crítico. E o que vemos em tela são economistas, historiadores e outros pensadores com uma visão única dessa história. Parece até que foi ensaiado.

E é interessante que mesmo em questões polêmicas como Getúlio Vargas, o discurso é o mesmo. Um dos entrevistados, Francisco de Oliveira, até se desculpa, "é difícil falar do Getúlio porque ele foi um ditador, mas ele foi o grande criador do Estado Nacional". De maneira bem simplista, os pensamentos se unem para mostrar que Getúlio nos deu uma base social e Juscelino, os avanços econômicos, mas que a questão do campo ainda era o problema. E foi isso que Jango tentou resolver, quando os militares interviram com o golpe. Questão que foi retomado apenas no governo Lula, já que Sarney, Itamar e Fernando Henrique estavam tentando combater a inflação que herdamos da ditadura.

Um Sonho Intenso - filme - documentárioNão que eu discorde do dito, como falei, apenas senti falta de visões diferentes, principalmente quando chegamos nas épocas mais recentes analisando Fernando Henrique, na questão das privatizações e Lula na questão social. O resumo que fiz, por exemplo, qualquer estudante de história pode fazer. Agora ouvir que Lula é a concretização do que Vargas previu quando disse ao povo que "um dia vocês serão o governo", gostaria de ver melhor debatido. Assim como seria bom ouvir um contraponto à afirmação de o fato do Real custar menos de um Dólar por um bom tempo ter sido o responsável pela "destruição" da produção nacional e gerado desemprego desenfreado.

Contra fatos, não há argumentos, diriam alguns. Mas, será que não tem outra visão dessa mesma moeda? Apenas jogando questionamentos que o filme não fez, não é um crítica definitiva, até porque uma prova de que o filme tem um viés econômico e não político, é ver que Collor é mostrado apenas pelo confisco da poupança e a desvalorização da indústria automobilista ao dizer que os carros brasileiros eram "carroças". O impeachment e a corrupção nem entram em pauta. Assim como o golpe militar também não é analisando enquanto forma de governo, torturas ou algo parecido, ficando apenas nos investimentos feitos na época e consequências disso.

De qualquer maneira, o documentário ainda que não inove na linguagem e tenha uma visão unilateral, traz resgastes interessantes, visões importantes sobre a nossa história econômica e perguntas que ficam no ar, como maneira de pensar o que queremos enquanto sociedade. "Queremos virar uma caricatura dos Estados Unidos?" como pergunta João Manuel Cardoso de Melo. E se alguns quiserem, como fica?


Um Sonho Intenso (2015 / Brasil)
Direção: José Mariani
Roteiro: José Mariani
Consultor: Ricardo Bielschowsky
Duração: 101 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.