Para Minha Amada Morta : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Para Minha Amada Morta

Para Minha Amada Morta - filmePara Minha Amada Morta, o título do novo filme de Aly Muritiba já é uma poesia. Ao mesmo tempo em que traduz bem a ironia do roteiro, que está sempre flertando com o gênero suspense, mas em outra instância.

Fernando é um fotógrafo policial que acabou de perder a esposa. Tendo que lidar com as lembranças, assim como cuidar de seu filho pequeno, ele vai organizando os antigos pertences da falecida sem saber ainda que fim dará a tudo aquilo. Até que uma fita de VHS o perturba profundamente, pois registra a sua traição. Obcecado para descobrir quem é aquele homem com ela, ele vai partir para uma caçada própria.

Para Minha Amada Morta - filmeNão se deixe levar pelos clichês do gênero, ainda que sejam eles que definam o mesmo. Para Minha Amada Morta é tenso e joga com nossas expectativas a todo momento, nos dando algo a mais do que um filme de vingança. Na verdade, a obra não é sobre uma vingança, mas sobre um luto. Como definiu o próprio diretor: para Fernando, sua esposa morre duas vezes, uma de fato e a outra em sentimento.

A imagem daquela mulher amada morre ao vê-la nos braços de outro. A angústia e o desespero é por entender aquilo. Por viver o luto, enquanto ficamos imaginando o que ele fará com aquela família. Afinal, como bom policial e fotógrafo, ele logo descobre o paradeiro de Salvador, ex-presidiário, hoje evangélico, com mulher de duas filhas. A trama não gira em torno da investigação, isso não é o importante.

Para Minha Amada Morta - filmeO importante são as sensações e os sentimentos contidos. Como tudo isso vai acontecendo é que nos prende e envolve, tanto que desculpamos algumas incongruências como o filho que simplesmente é depositado na casa de uma tia, assim como o emprego do qual Fernando parece tirar licença enquanto mora no puxadinho da casa de seu desafeto.

É difícil comentar todas as nuanças da obra sem dar spoilers, porque muito dos artifícios do roteiro estão nas pistas e recompensas que nos vão sendo dadas, sempre em quebras de expectativas. Tentamos nos antecipar a Fernando, mas ele permanece ali como uma incógnita, tanto que a interpretação de Fernando Alves Pinto parece acertadamente monocórdia, escondendo seus sentimentos quase como um psicopata, apesar de sabermos que por dentro ele já chorou e sofreu essas dores.

Para Minha Amada Morta é daqueles filmes intensos que nos envolve e nos deixa em constante angústia. Um filme que merece destaque, assim como os prêmios e menções que vem recebendo pelos festivais por onde passa.

Filme visto no XI Panorama Internacional Coisa de Cinema.


Para Minha Amada Morta (2015 / Brasil)
Direção: Aly Muritiba
Roteiro: Aly Muritiba
Com: Fernando Alves Pinto, Mayana Neiva, Lourinelson Vladmir
Duração: 140 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.