Procurando Dory : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Procurando Dory

Procurando Dory - filme

Treze anos depois de Procurando Nemo, a Pixar traz aos cinemas uma continuação da saga do fundo do mar. Só que agora a protagonista é Dory, a peixinha com perda de memória recente que, cá entre nós, sempre foi a melhor personagem de fato.

Apesar de sofrer de perda de memória recente, Dory consegue guardar algumas coisas em seu cérebro confuso. Tanto que lembra de Nemo e Marlin, assim como muitas coisas de suas aventuras. A principal delas é que fala baleiês...

Procurando Dory - filmeBrincadeiras à parte, a aventura começa quando a peixinha tem um flash do seu passado, lembrando de seus pais e resolve procurá-los. Apesar de com medo, Marlin resolve ir com ela, junto com Nemo, afinal, Dory o ajudou a procurar seu filho.

É curioso que, apesar de protagonistas do primeiro filme, a justificativa de Nemo e Marlin irem com Dory é quase nula. Eles iniciam a jornada juntos, até porque ela não conseguiria lembrar da própria missão se ficasse tanto tempo sozinha, porém, depois que outros personagens entram em cena, eles ficam sem função.

Procurando Dory - filmeDe qualquer maneira, o filme mantém a mesma lógica do anterior. Seguindo as aventuras em etapas com as pistas que vão surgindo no caminho. A trama em paralelo agora nos mostra as lembranças de Dory, enquanto no primeiro, era a saga de Nemo no aquário.

Como novidade temos um instituto que trará algumas piadas, inclusive com a voz que narra as atrações locais. Na versão original Sigourney Weaver, na nacional, Marília Gabriela. E também algumas reflexões sobre a vida marinha e a interferência humana.

Apesar das boas ideias, no entanto, o roteiro traz algumas barrigas e uma cena em específico que exagera no tom, forçando uma graça que beira ao pastelão. Em compensação, traz uma profundidade maior no drama de Dory, principalmente em uma cena-chave, que nos mostra que seu problema não é mesmo só uma coisa engraçadinha.

No final, temos mais um bom filme da Pixar. Longe de ser uma obra-prima, mas traz camadas, ótimos momentos de diversão e de reflexão também.

P.S. Tem uma cena pós créditos que merece ficar no cinema para conferir.


Procurando Dory (Finding Dory, 2016 / EUA)
Direção: Andrew Stanton, Angus MacLane
Roteiro: Andrew Stanton, Victoria Strouse
Duração: 97 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.