A 13ª Emenda : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A 13ª Emenda

 A 13ª Emenda - documentário - filme

"Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado". Esta é a 13ª Emenda da Constituição Norte-Americana que dá título ao documentário de Ava DuVernay. E o que a diretora de Selma quer demonstrar é que, na verdade, a escravidão não acabou nos Estados Unidos, apenas mudou de nome, diante do sistema carcerário do país e a maneira como a lei acaba condenando muito mais negros que brancos.

Como um dos primeiros entrevistados chama a atenção logo no início, os Estados Unidos representam 5% da população mundial, porém 25% dos prisioneiros de todo mundo. É muita gente presa. E, se olharmos para dentro das cadeias, a esmagadora maioria é de negros ou latinos, que são também os pobres, é verdade, mas o que parece fato mesmo é a maneira como sempre existiu uma construção no imaginário popular de medo constante em relação aos povos afro-descendentes, inclusive entre a população negra.

 A 13ª Emenda - documentário - filmeTudo vem da escravidão, ou da inconformação dos brancos escravocratas da derrota na guerra civil. O roteiro escrito pela própria Ava DuVernay em parceria com Spencer Averick vai costurando os depoimentos, demonstrando o percurso histórico que construiu a realidade atual. A importância de um filme como O Nascimento de Uma Nação para a divulgação do grupo Ku Klux Klan. A lei de segregação que colocou os negros em locais separados dos brancos foi um começo.

Mas o filme quer demonstrar que todo o discurso anti-criminal iniciado com Nixon e intensificado com Ronald Reagan foi, na verdade, uma grande guerra racial. Ironicamente, o golpe de misericórdia acabou sendo no governo de Bill Clinton quando o democrata sentenciou a lei das três faltas e pena mínima. Com isso, ele praticamente aboliu a condicional, tornando os presidiários, de fato, escravos do governo.

 A 13ª Emenda - documentário - filmeO que é importante perceber no discurso do filme é que não há uma política de defesa de criminosos, mas de alerta de injustiças. Muitos desses prisioneiros estão lá sem um julgamento justo e muitas vezes são inocentes, como vários casos citados durante os depoimentos. Estavam lá por serem negros e a sociedade sempre desconfiar de negros. Isso é muito sério. E por mais que não possamos ser generalistas, os números demonstram que há uma desigualdade de raça.

O documentário é hábil em construir sua tese e nos fazer incomodar com a situação vigente. É tendencioso, talvez. Mas não busca mascarar a situação, apenas apresentar um ponto de vista e defendê-lo com fatos. E tem momentos inspirados como quando utiliza uma montagem paralela do passado e do presente, unidos por um discurso racista, mostrando pessoas negras sendo "expulsas" de lugares públicos. Uma composição tão impactante que poderia ser o final do filme.

Porém ao se alongar, o filme acaba se tornando repetitivo. Não menos impactante, mas não parece trazer tantas novidades que sustentem os cem minutos de projeção. Ainda assim, um documentário impactante para nos fazer refletir, e muito, sobre nossa própria realidade.


A 13ª Emenda (13th, 2016 / EUA)
Direção: Ava DuVernay
Roteiro: Spencer Averick, Ava DuVernay
Duração: 100 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.