Beleza Oculta : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Beleza Oculta

Beleza Oculta - filme

Livros de auto-ajuda estão sempre na categoria de manipulação de emoção. Palavras-chave, jargões, fórmulas prontas. Tudo soa falso, essa é a verdade. E fazer um filme com essa mesma estrutura acaba não funcionando tão bem, ainda que com um elenco tão talentoso.

Will Smith é o rapaz que precisa de ajuda. Perdeu sua filha de seis anos e está em um processo de auto-destruição. O curioso é que os três amigos e sócios dele, interpretados por Edward Norton, Kate Winslet e Michael Peña parecem mais preocupados com o futuro da empresa que com a própria saúde mental do amigo. E, no final das contas, o roteiro acaba tentando ajudar os quatro em suas questões.

Beleza Oculta - filmeO mais curioso ainda é que Howard, personagem de Will Smith, era uma espécie de guru motivacional de sua equipe. Dono de uma agência de publicidade, ele começa o filme fazendo uma palestra para os funcionários sobre o que ele chama de o grande "porquê" da vida. E que tudo se resume a três forças: Amor, Tempo e Morte. Estamos sempre fazendo as coisa que fazemos porque buscamos amor, queremos mais tempo e tememos a morte. E são essas três forças que vão se personificar em sua vida nas figuras de Keira Knightley, Jacob Latimore e Helen Mirren.

O roteiro de Allan Loeb possui vários truques para parecer mais complexo do que é de fato, o que o torna pedante. E as próprias figuras da morte, amor e tempo estão nesse programas de efeitos. Não sabemos exatamente o que são, ou se são. O filme parece querer deixar um tom místico no ar. O fato é que há "coincidências" nas duplas formadas na missão "Howard". Claire, personagem de Kate Winslet, que quer ser mãe, mas já sente o peso da idade, lida com o tempo. Simon, personagem de Michael Peña, que tem uma doença incurável, lida com a morte. E Whit, personagem de Edward Norton que está com problemas com a filha, lida com o amor.

Beleza Oculta - filmeOu seja, tudo é muito bem arquitetado para parecer que estão ali nos dando a fórmula da felicidade. Ou pelo menos o como lidar com nossos problemas, dores e obstáculos. A tal "beleza oculta", que é construída como uma grande chave, mas que também parece pedante ao querer deixar complexo o que pode ser simples. Aquilo que Gonzaguinha disse em que música sobre a pureza da resposta das crianças, "é a vida, é bonita e é bonita".

O roteiro quer deixar tanto a impressão de que é complexo e profundo, criando inclusive falsas reviravoltas tolas que podem ser facilmente descobertas ou supostas por alguns espectadores, que esquece do principal: ser verdadeiro. No sentido de realmente construir uma história que toque o coração dos outros, como Keira Knightley explica para Edward Norton no seu primeiro contato com ele. Ela muda uma frase que ele criou, falando que aquilo é bom, mas apenas no racional, enquanto que a versão dela "bate" no coração.

Isso não quer dizer que não existam bons momentos no filme, ou mesmo cenas emocionantes. Tem, principalmente quando lidamos com o amor de um pai por uma filha e a dor da perda. Os atores conseguem passar essa emoção, estão bem em cena. Mas falta esse link verdadeiramente emocional que é mais simples do que a tentativa rebuscada que o filme quer passar.

Beleza Oculta acaba sendo um filme pretensioso. Ele quer parecer tão emocionante e libertador que acaba se aprisionando em fórmulas frágeis e manipulações rasas de emoções. Você pode até chorar em alguns momentos, mas logo vai perceber que fica um vazio depois. Um filme que fala de emoções, mas falta exatamente essas emoções autênticas.


Beleza Oculta (Collateral Beauty, 2017 / EUA)
Direção: David Frankel
Roteiro: Allan Loeb
Com: Will Smith, Edward Norton, Kate Winslet, Michael Peña, Helen Mirren, Naomie Harris, Keira Knightley, Jacob Latimore
Duração: 97 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.