Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente

Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente - filme

O encontro entre criador e criatura não é exatamente algo inédito. Diversas obras já brincaram com o limiar entre ficção e realidade. O inusitado em Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente é construir um aparente documentário tradicional, estilo talking head em animação com o cartunista Angeli enquanto, em um mundo paralelo de sua mente, suas personagens lutam para sobreviver. 

Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente - filme
A mistura, por si só, é criativa e divertida. Ver Angeli dar seu depoimento sobre a criação do punk mal humorado Bob Cuspe enquanto o vemos em um deserto pós-apocalíptico é mais do que ilustrar sua fala. Dialoga com seus pensamentos de uma maneira muito mais intensa, vemos literalmente em tela a mente desse artista criativo que não se furta a fazer piada de si mesmo. 

Ainda que acompanhemos a saga de Bob Cuspe e este dê título ao filme, quem está no foco é mesmo Angeli. A insistência em ligar seu nome à revista Chiclete com Banana que ele refuta por diversas vezes. As brincadeiras com suas diversas personagens, em especial Rê Borbosa que tem uma participação especial. E as piadas sobre seus temas, a exemplo de uma fala que diz que se não estão em uma suruba o filme não acabou ainda. Tudo ali está para ajudar a apresentá-lo. 

Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente - filme
A escolha da animação stop motion traz uma atmosfera artesanal que contribui para o estilo do cartunista. A direção de arte chama a atenção pelo cuidado nos detalhes, toda a construção do cenário, seja a casa de Angeli ou o deserto que representa sua mente, impressionam. Em meio a um estilo de caos, parece haver ali uma espécie de realismo, o que deixa a experiência mais rica. 

As vozes também são um destaque. Milhem Cortaz casa perfeitamente com Bob Cuspe, dando uma personalidade ainda mais intensa para a personagem. Paulo Miklos também está bem emprestando sua voz aos irmãos Kowalski, assim como Grace Gianoukas faz uma ótima Rê Bordosa. Destaque ainda para Laerte como ela mesma e como Madame L, além do próprio Angeli que dubla sua versão em stop motion

Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente é um documentário, é uma comédia, é um road movie e é uma ficção científica. É tudo e é nada. Uma busca criativa que traduz bem a mente do criador Angeli e nisso está o seu maior mérito. 

Filme visto na 45ª Mostra de Cinema de São Paulo.



Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente
Direção: Cesar Cabral
Roteiro: Cesar Cabral, Leandro Maciel
Vozes: Milhem Cortaz, Paulo Miklos, Laerte, Grace Gianoukas, Angeli 
Duração: 90 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.