A Invenção do Outro : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A Invenção do Outro

A Invenção do Outro - filme

Quem é o outro? Pergunta profunda sem uma resposta definitiva que parte da resposta de quem sou eu. Afinal, nós nos construímos a partir do contato com esse diferente e nos entendemos enquanto seres também distintos. De princípio, chama a atenção, então, o título do documentário de Bruno Jorge, porque inventar o outro é também inventar a si mesmo, ainda mais com tantos outros retratados em tela.

O documentarista embarca junto com indigenistas como Bruno Pereira e alguns indígenas na expedição que a Funai realiza em 2019 na Amazônia em busca de estabelecer contato com parte dos Korubos que encontrava-se isolado na mata. É uma missão diplomática, mas também de resgate e possibilidade de reencontro entre as duas partes do grupo que não sabia se seus parentes estariam vivos após desentendimentos com outros povos locais. 

A presença da câmera parte da escola do cinema direto e do modo observativo proposto por Bill Nichols, não há uma interferência direta na realidade, nem depoimentos, colocando-se ali como testemunha, acompanhando e registrando os acontecimentos. Ao mesmo tempo, Bruno e sua câmera não se escondem e sua simples presença modifica a lógica do grupo e como enxergamos aqueles acontecimentos. 

A Invenção do Outro - filme
Constrói-se, então, um dispositivo curioso. A câmera não apenas se torna, de fato, nosso olhar, como nos desloca para o lugar do cineasta. O ritmo contemplativo das imagens ajudam a nos colocar ali, junto com o grupo, somos Bruno Pereira nos aproximando daqueles indigenistas, compreendendo seu trabalho dedicado à causa e começando a construir relações com aquele povo aparentemente tão distante de nossa compreensão de mundo. Acompanhamos a expectativa dos Korubos que seguem com o grupo e estabelecemos o primeiro contato com os que estavam isolados. 

É, invariavelmente, um olhar do outro. Do homem branco. Mas não é simplesmente um olhar voyeur. É um corpo que se move ao encontro, em busca da troca saudável e ressignificação de si mesmo a partir dessa relação. De fato, uma reinvenção que vai além de simplesmente retratar. As duas horas de projeção da obra se tornam uma imersão sensorial que ecoa nas imagens e sons, nos transes, nos emocionantes reencontros, nas trocas de conversas. É diferente de uma simples observação. Nisso, talvez, esteja o maior mérito do filme. Não tem como não se emocionar com Xuxu ao reencontrar seus irmãos, por exemplo, nos sentimos parte daquilo, já que vínhamos acompanhando sua expectativa. 

A Invenção do Outro - filme
É também um filme extremamente masculino. As mulheres Korubos aparecem de maneira pontual em alguns momentos, como na potente troca com a enfermeira da Funai, única mulher da expedição. Mas a grande parte da projeção é composta apenas por homens em tela. É curioso como essa masculinidade que busca muitas vezes se reforçar pela violência ou por comentários machistas, como quando conversam sobre “dar a irmã” para o outro, é capaz também de momentos tão sensíveis e emocionantes como o choro do reencontro. E vamos, assim, absorvendo a cultura e costumes daquele povo, aprendendo a não julgar por nossos olhos. 

Vale ressaltar ainda que, por mais que não seja sobre ele, não se pode negar que a liderança do grupo por parte de Bruno Pereira, assassinado esse ano junto com o jornalista Dom Phillips, acaba chamando nossa atenção. Bruno Jorge não cai na tentação de direcionar parte da obra para o crime que impactou o mundo, o que é outro acerto da montagem. O filme é sobre a expedição dos Korubos e não poderia ser diferente. 

Como toda troca e encontro entre diversos, algumas questões ficam soltas, reflexões podem surgir. Incômodos com excessos, talvez, como as caças para alimentar o grupo que demonstra em detalhes as mortes dos animais. Ou o recurso de slow motion que busca estender ainda mais as cenas que já possuem um timing contemplativo. Mas tudo isso faz parte do dispositivo de nos colocar ali junto com o grupo e nos convidar a ressignificar nossa visão de mundo. Sendo, de fato, uma obra muito impactante.

Filme visto no 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

A Invenção do Outro (Brasil, 2022)
Direção: Bruno Jorge
Roteiro: Bruno Jorge
Com: Bruno Pereira, Bernardo Natividade, Takvan Vakwë Korubo, Xuxu Korubo, Lucas Albertoni, Jair Candor
Duração: 144 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.