Besouro - pré-estreia em Salvador : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Besouro - pré-estreia em Salvador

Besouro - pre-estreia em SalvadorOntem foi a pré-estreia de Besouro, o aguardado filme de João Daniel Tikhomiroff no Multiplex Iguatemi Salvador. Lotado, foram reservadas três salas para exibição que contou com a presença do diretor e elenco, com direito a roda de capoeira enquanto aguardávamos o início. A minha crítica sobre o filme deixarei para postar na segunda-feira para digerir melhor uma certa frustração. Por enquanto, vai apenas um pouco do evento e da festa que foi termos a Bahia e a capoeira representadas na tela do cinema. Tomara que Besouro chame a atenção para essa luta secular, de uma beleza ímpar e com uma cultura tão vasta.

Eu até consegui falar com João Daniel, mas a confusão e a correria não me permitiram uma declaração exclusiva. Transcrevo, então, aqui a fala do diretor antes da exibição, já dentro do cinema:

Besouro - pre-estreia em SalvadorJ.D.T - "Estou muito feliz de estar lançando esse filme em Salvador, que é a própria mistura de raças e eu como sou uma pessoa que me apaixonei por um personagem baiano, a história do Besouro e todas as suas lendas, eu vim para Bahia para conhecer melhor isso, passei quatro anos pesquisando isso, baseado na inspiração de um livro que eu li “Feijoada no Paraíso” do Marco Carvalho. Então eu comecei a ficar apaixonado por essa terra, cada vez mais e resolvi fazer um filme que alguns estão dizendo que é uma homenagem à Bahia, homenagem a capoeira e uma reverência ao candomblé. Eu fiz com muita paixão esse filme, usei recursos nunca utilizados no cinema brasileiro, uma grande produção que acho que dignifica muito o nosso cinema. E acho que dignifica a nossa (se me permitem chamar assim) Bahia. Espero que vocês se apaixonem pelo filme, que viajem pelas asas do Besouro. É um filme que homenageia a capoeira de modo generalizado, não é um documentário, é um filme de ficção, então, eu utilizo imagens de capoeira com ângulos e movimentos nunca demonstrados antes para transformar em uma arte linda, visual e cinematográfica. Eu acho que isso vai encantar o Brasil e espero que o mundo. Estamos recebendo vários convites de festivais que querem o filme, outros distribuidores. Então, quem sabe, tenhamos criado um herói brasileiro nascido na Bahia."

Como muita gente está perguntando, adianto aqui a síntese do que achei e coloquei no twitter: os primeiros minutos de Besouro são assustadores, mas resistindo a eles o filme engrena, tem boas cenas de ação e o final é muito bom.

Ailton Carmo, o ator que faz Besouro, também participou da roda de capoeira montada no meio da praça do Multiplex.



Um pouco mais da roda de capoeira para vocês sentirem o clima que precedeu o filme.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.