Herói de verdade: Besouro Cordão de Ouro : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Herói de verdade: Besouro Cordão de Ouro

BesouroFilmes de super heróis vemos todos os dias em Hollywood, assim como heróis de capa e espada. Há também os heróis históricos, normalmente que falam de guerra ou feitos incríveis de algum ser humano. Mas acho que um herói do povo, que realmente lutou com poderes incríveis, homem "de corpo fechado", que segundo a lenda podia "voar", nunca apareceu nas grandes telas. Falo de Besouro Mangangá, também conhecido como Cordão de Ouro por causa de sua habilidade na capoeira.

Por isso, é com muita expectativa que assisto ao trailer do filme de João Daniel Tikhomiroff. A idéia foi incrível, não sei se no Brasil a lenda de Besouro é tão popular e conhecida. Eu cresci ouvindo, principalmente por causa da música cantada por Elis Regina, é verdade, mas minha mãe ainda deu o assunto na escola. Na minha época, já não fazia parte do currículo escolar. É interessante principalmente por tocar em assuntos como racismo, luta pelo poder, conceitos de liberdade. E além, claro, de mostrar a capoeira, arte que os escravos criaram para treinar sem que os seus feitores percebessem. É, então, um filme de ação também.

Assim, o diretor trouxe o chinês Hiuen Chiu Ku, responsável pelos efeitos especiais e lutas de Matrix, O tigre e o dragão e Kill Bill. Diante das câmeras, Hiuen Chiu fez capoeiristas voarem e subirem paredes enquanto lutam, bem ao estilo desses três sucessos de Hollywood. Para um filme nacional, é um grande avanço no gênero de ação, mesmo que alguns achem fantasioso. É bom brincar com a fantasia também. A arte cinematográfica permite isso, e se Besouro é uma lenda onde quem conta aumenta um ponto, não vejo grandes problemas em deixar a imaginação voar.


O trailer tem imagens impressionantes, empolga. Espero realmente que não me decepcione.
Já que estamos falando do tema, deixo para vocês também uma pérola que encontrei no Youtube. Prestem atenção no resumo que Elis Regina faz antes de cantar a música de Baden Powell em homenagem a este herói.

É de arrepiar, não?

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.