Homem de Ferro 2 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Homem de Ferro 2

Robert Downey JrEm 2008 Jon Favreau levou aos cinemas a história de Tony Stark e seu alterego Homem de Ferro. Todo o roteiro se concentrou na construção desse anti-herói inconsequente que após ver a destruição de suas armas de guerra de perto, quer deixar o legado de um mundo em paz. Muito bem produzido e roteirizado, o filme foi sucesso absoluto de crítica e bilheteria, tendo na figura de Robert Downey Jr. a encarnação do personagem dos quadrinhos, tal qual Hugh Jackman caiu como uma luva para Wolverine. O filme acaba com a provocação: na coletiva de imprensa Tony Stark diz que é o Homem de Ferro e a continuação resgata exatamente desse ponto.

Mickey RourkePor não ter uma identidade secreta, o Homem de Ferro é a síntese da incongruência americana que sempre criou seus super-heróis como mártires anônimos de uma nação honrada. Tony Stark joga na tela que os Estados Unidos não querem a paz e o bem-estar, eles querem o poder de controlar o mundo, por isso pressionam tanto para ter a tal armadura invencível a favor do exército. Mesmo o crente James Rhodes cai nessa armadilha. Todo o segundo longa é construído em cima desse argumento e Tony tem que enfrentar a pressão do governo, o veneno que o mata e salva sua vida ao mesmo tempo, além de um vilão esquecido, Ivan Vanko, que é a denúncia a incoerência de um homem que construiu sua fortuna em cima de vendas de armas e diz que tudo o que ele busca é um mundo em paz. Na verdade, ali está um embate que começou entre seus pais e foi herdado por seus filhos.

cartaz de Homem de Ferro 2O filme é muito bem construído, com efeitos especiais fantásticos e cenas de luta de tirar o fôlego. Há sequências impressionantes como a invasão de uma fábrica por Scarlett Johannson, ou a cena de corrida gravada no GP de Mônaco. E é possível vibrar com o show em torno do Homem de Ferro. Mas, há coisas lamentáveis, como aquelas mocinhas dançando com luzes no peito e nas mãos, ou a cena dele bêbado fazendo xixi na armadura. Muita coisa é exagerada também, e tudo parece muito fácil para Tony Stark. Por mais que ele seja um gênio, a forma como decifra o grande enigma é muito fácil e irreal.

Don CheadleAs interpretações são outro ponto forte. Além do sempre elogiado Robert Downey Jr, destaque especial para Mickey Rourke que dá equilíbrio ao embate em todos os níveis. Gwyneth Paltrow mantem sua Pepper Potts sem grandes destaques e Scarlett Johannson é um pouco mais do que apenas sensualidade com sua Natasha Romanoff. Não sei até que ponto, porém, aprovo a substituição de Terrence Howard por Don Cheadle. Acho que James Rhodes perdeu um pouco da empatia do primeiro filme, mas talvez isso deva-se à postura do personagem neste filme.

Scarlett Johannson

No mais, Homem de Ferro 2 é o que se esperava dele, um filme divertido, bem produzido e com cenas de ação de tirar o fôlego. Mais um passo que a Marvel dá em busca de sua cartada de mestre, já que a DC não teve a coragem de levar A Liga da Justiça para as telas. Falo do esperado Os Vingadores. Um elemento de cena aparentemente irrelevante e a cena teaser* depois dos créditos deixa clara essa intenção. Ou não?


*Se você saiu do cinema antes e não sabe de que cena teaser estou falando veja no youtube. Fonte: Porra,Man!

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.