Controversa Angelina Jolie : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Controversa Angelina Jolie

Angelina JoliePegando carona na estreia de Salt e aproveitando o formato que já fiz aqui com Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e Meryl Streep, resolvi falar dos bons filmes de Angelina Jolie no cinema. A bela atriz, que é embaixadora da Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e adotou três crianças africanas, já foi manchete por alguns escândalos pessoais, principalmente com seu segundo marido Billy Bob Thornton. Atualmente casada com Brad Pitt, também foi acusada por Jennifer Aniston de ter dado em cima do ator nas filmagens de Sr. e Sra. Smith quando ele ainda era casado com a estrela de Friends. Independente de sua vida pessoal, Jolie é considerada uma das maiores estrelas na atualidade, aparecendo em primeiro lugar na lista de mulheres mais poderosas da revista Forbes. Filha do ator Jon Voight, ela começou a carreira cedo, mas só chamou a atenção da mídia e público ao vencer o Oscar de atriz coadjuvante em 2000. Entre estranhos papéis em filmes de ação, bons dramas e suspenses, além de alguns blockbusters de sucesso, resolvi selecionar apenas papéis que considero a construção de personagem mais interessante. Sintomaticamente, todos os filmes de ação ficaram de fora.


A ordem é cronológica e sem ranking.
Corações ApaixonadosCorações Apaixonados
Tendo no elenco nomes como Sean Connery, Gena Rowlands, Ellen Burstyn, Gillian Anderson, Madeleine Stowe, Jon Stewart, poucos lembram de Angelina Jolie neste filme de 1998 dirigido por Willard Carroll. Mas, a jovem Joan foi interpretada de uma forma tão encantadora que chegou a ganhar um prêmio de atriz revelação no NBR Award. Aliás, este filme é encantador em vários aspectos, inclusive no seu formato de histórias paralelas que compõem um quebra-cabeças a ser desvendado pelo espectador.

O Colecionador de Ossos
O colecionador de ossos
Quando o detetive interpretado por Denzel Washington fica preso a uma cama, tem que contar com a ajuda da jovem Amelia Donaghy. A personagem de Angelina Jolie segura todo o suspense do filme, ao ir a campo em busca de pistas para desvendar uma série de crimes onde a vítima tem seus ossos retirados. Sua comunicação com Denzel Washington é toda feita por telefone. Um filme bem construído que foi dirigido por Phillip Noyce, mesmo de Salt.

Garota InterrompidaGarota Interrompida
O oscar de melhor atriz coadjuvante e o reconhecimento internacional não veio por acaso. A sociopata Lisa é marcante na história estrelada por Winona Ryder, não apenas por ajudá-la a fugir do hospital psiquiátrico, mas pela forte intrepretação de Angelina Jolie. A sua entrega a aquele universo chega a ser mais denso que o da protagonista.

O Preço da CoragemO preço da coragem
A história de Mariane Pearl em busca de seu marido desaparecido Daniel Pearl não teve o destaque que merecia. A interpretação de Jolie nesse longa me emocionou mais do que em A Troca. O filme é doloroso, tenso e, apesar de não ter um suspense por sabermos o desfecho do jornalista, ficamos envolvidos com aquelas notícias desencontradas. Eu gosto bastante.

Kung Fu PandaKung Fu Panda
Resolvi colocar esse trabalho de dublagem na lista porque o filme foi um sucesso absoluto de crítica e público. A mestre Tigresa apesar de mal humorada tem seu charme e a voz de Angelina Jolie contribui para isso, claro. Além disso, o filme é divertido e vale uma lembrança. Ela já havia participado da dublagem de Espanta Tubarão e já está certa na dublagem de Kung Fu Panda 2, que deve ficar pronto em 2011.

A TrocaA Troca
Não há dúvidas de que o filme de Clint Eastwood é bem construído, nem de que a construção da personagem Christine Collins é fantástica. A dor de uma mãe em busca de um filho desaparecido é sempre envolvente, ainda mais com as reviravoltas que acontecem no caso. Eu só não considero o melhor papel da atriz, mas isso não é demérito a sua performance. Merece todas as palmas e indicações.



Nessas listas, ao confiar em nossas memórias, esquecemos um momento que nos emocionou, nos deu uma lição ou nos arrancou uma risada ou um arrepio. E vocês, que filme ou personagem de Angelina Jolie acham que deveria estar aqui?

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.