Quem é Salt? : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Quem é Salt?

Angelina JolieFilme com ação, espionagem, efeitos especiais, lutas empolgantes e Angelina Jolie. Não precisa explicar muito para entender o porquê de SALT estar fazendo tanto sucesso e gerando tanta expectativa. Quando Tom Cruise recusou o papel do agente da CIA, Phillip Noyce acertou em cheio ao escolher a atriz para interpretar Evelyn Salt. O roteiro sofreu pequenas alterações e Jolie se torna a primeira mulher a interpretar uma protagonista de um filme de ação no mundo real, sem misturar-se ao gênero de ficção científica como Alien, ou o videogame, como a própria atriz em Tomb Raider. É um avanço significativo, viva ao girl power, algumas podem comemorar. O fato é que sou fã confessa da atriz e Salt me conquista enquanto personagem, mas devo dizer que o roteiro é dos mais sem nexo que já vi.

É difícil falar qualquer coisa com medo de entregar vários spoilers, pelo menos os que o trailer ainda não entregou. Até porque o pouco de lógica do roteiro se baseia no suspense: quem é Salt? Vilã? Mocinha? Espiã dupla? Espiã tripla? Bode espiatório? Isso é interessante, principalmente ao brincar com as referências do espectador que está sempre achando que deu um passo a frente e é surpreendido. Mas, ao analisar a essência da trama, vemos que ela é tão frágil quanto o belo rosto de Angelina Jolie. Aliás, quanto apanha a coitadinha.

Liev SchreiberGosto da idéia de uma mulher espiã, protagonista, agente número um da equipe que não precisa de um homem para protegê-la. Aliás, em nenhum momento o roteiro esboça qualquer tipo de proteção por causa do sexo de sua protagonista. Há cenas esdrúxulas como ela tirando a calcinha para tapar a câmera de segurança, afinal está de saia e isso é fácil, mas nada que tire o mérito de sua agilidade, força e inteligência.

Russos vs americanos dá uma sensação imensa de túnel do tempo. Facção resistente tentando reviver os tempos de glória? Espiões disfarçados pelo país? Dia X? É tudo tão demodê que o escárnio da protagonista no início é a melhor resposta de que aquilo não pode ser sério. Mas, aí, fica sério. E o pior, com o mesmo viés de sempre. Estados Unidos defendem a nossa honra, os russos são os vilões sanguinários querendo destruir o mundo. Pausa para pensar.

Angelina Jolie

Esquecendo a história, fixando-se na performance de Angelina Jolie, que ela garante ter sido mais de 50% sem dublê, e na produção impecável, SALT é um filme divertido e até mesmo instigante. As perseguições são aquelas de sempre, carro em alta velocidade, gente saltando, tiro para todo lado e uma mulher dirigindo do banco de trás dando choque no motorista desacordado. É, você não entendeu errado, mas isso também está no trailer. O que é uma pena. Ainda assim, a adrenalina é alta, porque estamos colados na protagonista. Onde ela nos levar estamos juntos, torcendo por seu sucesso.

Poster de SaltO artifício do reverso da expectativa é bom, mas poderia ser mais surpreendente. Mesmo com o esforço de Angelina Jolie para parecer dúbia, dá para ver logo qual é o seu papel naquele jogo. E quando tudo se confirma, faz ainda menos sentido. Os momentos finais, então, doem na alma. Principalmente pela ideologia exposta. Chega a ser incongruente, uma mulher que viaja o mundo como missionária defender algo assim. Mas, faz parte do American Way of Life. O que é uma pena. De qualquer forma, o talento da atriz deu um charme especial a velha fórmula de filmes de espiões. Se fosse com Tom Cruise, talvez pudesse se tornar um fracasso retumbante. Mas, com a Sra. Smith, tudo ganha outro colorido. Boa atriz, bonita e humanitária. Não há como resistir a Angelina Jolie.

Ah, claro, se não bastasse tudo isso, ela é casada com Brad Pitt, hehe. Quem não queria ser essa mulher?

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.