Cine Dicas Vídeo Hobby (5) : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Cine Dicas Vídeo Hobby (5)

Cine Dicas Video HobbyMais um fim de semana e com ele as dicas para um bom filme em casa. Excepcionalmente, o Cine Dicas Vídeo Hobby está sendo veiculado no sábado, mas não se preocupem que a lista de Guy Ferreira continua chegando e sendo avaliada com cuidado, trazendo opções de todos os gostos. Estamos também preparando algumas surpresas para vocês, aguardem. Sem mais demoras, vamos as dicas de hoje.

PECADOS INOCENTES
PECADOS INOCENTES (DRAMA)
EUA, ESPANHA, FRANÇA - 2007. Direção: Tom Kalin. Com: Julianne Moore, Stephen Dillane, Elena Anaya, Hugh Dancy, Unax Ugalde, Belén Rueda, Eddie Redmayne.

Sinopse: Barbara Daly Baekeland (Julianne Moore) é uma mulher bonita e carismática. Mas isso não é suficiente para apagar o abismo de classes existente entre ela e seu marido, Brooks (Stephen Dillane), o herdeiro da fábrica de plásticos Bakelite. Quando Tony (Eddie Redmayne), o único filho do casal, nasce, essa delicada relação desaba. Tony é visto pelo pai como um fracassado e, conforme amadurece, se aproxima da solitária mãe.

Avaliação: Se um filme tem Julianne Moore já chama a minha atenção, uma história baseada em fatos reais, é ainda mais atraente. O drama da socialite Barbara Baekeland e seu filho é instigante. Mas, o diretor Tom Kalin optou por não ir direto ao ponto. O incesto e o matricídio que chocou a todos está lá apenas como uma finalização de uma história triste, focada nesse garoto reprimido, sofrido e cheio de traumas, principalmente pela má relação com o pai. Na tentativa de humanizar seus personagens buscando explicação para os acontecimentos, Kalin acaba tirando o foco do que interessa ao público, fazendo um filme apenas correto, quase frio. Poderia ousar mais.

PARTIRPARTIR (CULT)
FRANÇA - 2009. Direção: Catherine Corsini. Com: Kristin Scott Thomas, Sergi López, Yvan Attal, Bernard Blancan, Aladin Reibel.

Sinopse: Suzanne (Kristin Scott Thomas) é casada com um médico e vive, com seus dois filhos adolescentes, no sul da França. Cansada de sua vida pacata, ela resolve voltar a trabalhar como fisioterapeuta. Seu marido a apóia e constrói para ela, no quintal da casa, um consultório. O responsável pela obra é Ivan (Sergi López), que teve uma passagem pela prisão. Logo as barreiras sociais e de comportamento existentes entre Suzanne e Ivan se rompem, gerando uma atração mútua. Ela então decide largar sua vida e partir com ele, disposta a se dedicar à sua paixão.

Avaliação: Sétimo filme de Catherine Corsini é um drama humana repleto de emoção. Kristin Scott Thomas está muito bem como a sofrida Suzanne que se entrega a uma nova paixão quase por carência e tensão criada com o adultério torna o filme ainda mais interessante. Mas, a descoberta dele pelo marido faz a trama cair no melodrama exagerado, perdendo a sutileza e construindo personagens quase irreais para os tempos de hoje. Diante daquele marido e daquele amante, não deveria haver dúvidas, nem dramas. De qualquer forma, vale pela interpretação da inglesa.

ENSINA-ME A VIVERENSINA-ME A VIVER (CULT)
EUA - 1971. Direção: Hal Ashby. Com: Ruth Gordon, Bud Cort, Vivian Pickles, Cyril Cusack, Charles Tyner.

Sinopse: Um clássico com um dos mais improváveis pares do cinema, e que vai desafiar tudo o que você já viu ou aprendeu sobre amantes. Bud Cort é Harold, um jovem entediado com sua fortuna, mas interessado na morte. Ruth Gordon é Maude, uma exuberante velhinha esperta, que só vê boas intenções no mundo. Hal Ashby (Amargo Regresso, Muito Além do Jardim) dirige o roteiro de Colin Higgins (Golpe Sujo). Um filme inusitado e divertido, que prova que o amor não tem fronteiras. Cat Stevens é o autor da inspiradora trilha musical.

Avaliação: É a melhor tradução para o termo filme cult. Totalmente atemporal, essa comédia de humor negro conquista platéias do mundo inteiro com a inusitada relação de Harold e Maude. Já foi adaptado para os palcos em diversas montagens, a mais recente traz Glória Menezes e Arlindo Lopes nos papéis principais. Aqui em Salvador, vi uma montagem com Nilda Spencer, muito boa. Voltando ao filme, é sempre bom conhecer a origem da história. Ruth Gordon dá um verdadeiro show como Maude e encanta a quem assiste. Uma verdadeira aula de sentido da vida.

PARA SALVAR UMA VIDAPARA SALVAR UMA VIDA (DRAMA)
EUA - 2010. Direção: Brian Baugh. Com: Randy Wayne, Deja Kreutzberg, Joshua Weigel, Steven Crowder, D. David Morin.

Sinopse: O filme conta a história de um jovem popular em sua escola que muda sua vida e sacrifica seus sonhos para salvar a vida dos outros. O diretor do filme conta por que foi motivado a fazer esta produção de grande sucesso: estava pensando em por que não criamos filmes que possam realmente gerar uma mudança positiva na vida de jovens e adolescentes. Os filmes não devem apenas entreter, mas também impactar a vida de seus telespectadores, conta Brian Baugh. Além dos números de bilheteria que falam alto, atestando o sucesso da produção, Para Salvar Uma Vida ganhou grande espaço nas redes sociais. A página do filme no Facebook conquistou 30 mil usuários em cinco dias, com mais de 90 mil usuários ativos.

Avaliação: Esse não vi, mas deixei em destaque porque achei curioso um filme gospel, como ele está se anunciando. Pelo imenso sucesso que fez nos Estados Unidos, tendo arrecadado aproximadamente 2 milhões e meio de dólares, merece uma conferida.

Outras dicas ainda não avaliadas:
ESCOLA PARA GAROTAS BONITAS E PIRADAS( COMEDIA)
EFEITO LIMONADA (COMEDIA)

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.