O que esperar do Oscar : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que esperar do Oscar

Oscar 2011Em sua 83ª Edição, o Oscar chega sem expectativas, mas com boas torcidas. Raramente temos tantos bons filmes concorrendo na categoria principal e tantos outros deixados de fora ou mesmo contemplados em categorias ditas menores. Ainda não consigo entender a ausência de Ilha do Medo, filme do mestre Scorsese do início de 2010, assim como muitos choram a ausência de Christopher Nolan na direção e de Andrew Garfield como ator coadjuvante. Mas, é isso, há menos de 24 horas da esperada noite, faço um resumo e palpite sobre as principais categorias. Por falta de espaço, não falarei de todos os canditados, confira a lista completa aqui.


Cisne Negro
Melhor Filme:
Como já explicitei no post do meu ranking pessoal desta categoria, são dez bons filmes. A Rede Social e O Discurso do Rei, no entanto, monopolizam as apostas e diria que depois de idas e vindas, o filme de Tom Hooper é mesmo o possível vencedor do ano.

Favorito: O Discurso do Rei
Pode Ganhar: A Rede Social
Torcida CinePipocaCult: Cisne Negro


David Fincher
Melhor Diretor
Outra categoria datada, mesmo se A Rede Social não levar, tudo indica que David Fincher está com a estatueta de melhor diretor nas mãos. Uma direção segura de um dos diretores mais conceituados de sua geração. Claro que está na disputa os irmãos Coen, sempre queridinhos de Hollywood, e por isso, não deixam de ter chances. Assim como Tom Hooper foi o escolhido pelo sindicato e ganhou força na disputa. Darren Aronofsky é controverso demais para fazer a academia lhe dar um prêmio, por melhor que esteja seu trabalho em Cisne Negro. David O. Russell já está feliz com a indicação.

Favorito: David Fincher
Pode Ganhar: Tom Hooper
Torcida CinePipocaCult: David Fincher


Colin Firth
Melhor Ator
Esta é uma categoria interessante. Repito o que já disse por aí, os cinco indicados são maravilhosos. Javier Bardem nos destrói em Biutiful. Jesse Eisenberg nos envolve em A Rede Social. James Franco nos faz sentir sua dor em 127 horas. Jeff Bridges nos dá medo e admiração em Bravura Indômita. E Colin Firth nos emociona em O Discurso do Rei. Engraçado perceber que os dois candidatos mais cotados estão repetindo a dose, já que em 2010, concorreram na mesma categoria com a vitória de Bridges, apesar da apoteótica interpretação de Firth em A Single Man. Como a academia adora se redimir, e todas as premiações deram a ele. Colin Firth parece mesmo estar com a estatueta nas mãos.

Favorito: Colin Firth
Pode Ganhar: Jeff Bridges
Torcida CinePipocaCult: Qualquer um


Natalie Portman
Melhor Atriz
Nelson Rodrigues já dizia "toda unanimidade é burra". Mas, nesse caso, acho que podemos abrir uma exceção. Não vi ainda uma só pessoa que não tenha se emocionado com a interpretação de Natalie Portman em Cisne Negro. A atriz se entregou de corpo e alma à loucura de Nina e se tornou favorita absoluta a qualquer prêmio. Acho que nem a influência e carreira de Annette Bening pode tirar a estatueta dela.

Favorito: Natalie Portman
Pode Ganhar: Annette Bening
Torcida CinePipocaCult: Natalie Portman


Christian Bale
Melhor Ator Coadjuvante
O embate nessa categoria está entre duas grandes interpretações. Por mais que eu goste da interpretação de Mark Ruffalo em Minhas mães e meu pai e ache sua participação importantíssima para o andar da trama. E por mais que John Hawkes tenha impressionado a todos em Inverno da Alma. Christian Bale rouba a cena em O vencedor, assim como Geoffrey Rush dá um importante suporte a Colin Firth em O Discurso do Rei. Melhor ator coadjuvante é isso, apoio para que o protagonista se desenvolva e a história possa ser contada da melhor forma.

Favorito: Christian Bale
Pode Ganhar: Geoffrey Rush
Torcida CinePipocaCult: Christian Bale


Hailee Steinfeld
Melhor Atriz Coadjuvante
Tenho problemas com essa categoria. Não vi Reino Animal, mas das quatro outras candidatas, acredito que a garota Hailee Steinfeld é, de longe, a melhor interpretação. Desde os primeiros minutos de projeção ficamos impressionados com a segurança e o olhar da menina. Sinceramente, Melissa Leo não me convenceu totalmente em O Vencedor. Seu personagem é que é propício a catarses que normalmente arrebata as platéias, da mesma forma que Amy Adams faz um bom embate com ela. Já Helena Bonham Carter, a primeira vista não tem nada demais. Analisando de uma segunda vez, percebemos que a construção de Elizabeth, a eterna Rainha Mãe, é perfeita. Os trejeitos, a postura, a forma como defende a família. Por isso, os ingleses lhe deram o BAFTA.

Favorito: Melissa Leo
Pode Ganhar: Helena Bonham Carter
Torcida CinePipocaCult: Hailee Steinfeld


A Origem
Melhor Roteiro Original
Construir um roteiro de uma história real é sempre complicado. O grande mérito de David Seidler foi escolher um detalhe da vida de George VI e nos envolver nessa trama como se fosse um problema de Estado. Os diálogos são ágeis e com um humor inglês que adoro. A construção dos personagens, a economia da narrativa, a curva dramática são bem planejadas. Gosto muito do roteiro de Cisne Negro, assim como tudo do filme, mas devo reconhecer que O Discurso do Rei é mais redondo. Agora ficaria com A Origem pela complexidade das camadas do sonho, construídas de uma forma harmônica que o espectador atento não se perde na trama. Seria uma forma também de prestigiar Nolan de alguma forma.

Favorito: O Discurso do Rei
Pode Ganhar: A Origem
Torcida CinePipocaCult: A Origem


Toy Story 3
Melhor Roteiro Adaptado
A Rede Social parece ser franco favorito nessa categoria, apesar de 127 horas estar sendo bastante elogiado pela solução que encontrou para nos prender por tanto tempo naquela fenda junto com o protagonista. Eu, no entanto, ousaria um pouco mais dando o prêmio para Toy Story 3. A solução que Michael Arndt encontrou para fechar a trilogia emocionou a todos que um dia tiveram brinquedos e precisaram dizer adeus a eles. O argumento já nos ganha e a forma como ele construiu esse drama é muito bem feita. A cena final é um primor de construção de roteiro, em todos os aspectos.

Favorito: A Rede Social
Pode Ganhar: 127 horas
Torcida CinePipocaCult: Toy Story 3


Toy Story 3
Melhor longa em animação
Outra exceção a tal regra da unanimidade. Favorito absoluto, ainda mais com apenas três candidatos, já que após um 2010 com cinco indicados, o Oscar volta a desconsiderar o mercado crescente de animação. Como treinar seu dragão é um grande filme, assim como O Mágico é interessante. Mas, Toy Story 3 é uma obra-prima. Daqueles que merecem todos os destaques e holofotes. A sua indicação entre os dez principais já indica isso.

Favorito: Toy Story 3
Pode Ganhar: ???
Torcida CinePipocaCult: Toy Story 3


Lixo Extraordinário
Destaque:
Lixo Extraordinário concorrente a melhor documentário.
Só para não deixar de falar do nosso pé no Oscar. Mesmo que em uma co-produção. O Brasil participou deste longametragem, inclusive com financiamento de algumas partes do projeto por leis de incentivo. Então, se subir ao palco, hoje à noite, vamos vibrar, principalmente porque é um belo filme.





CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.