Don Juan DeMarco : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Don Juan DeMarco

Johnny DeppDia 08 de março, terça-feira de Carnaval é também o Dia Internacional da Mulher. Resolvi relembrar aqui um filme que faz uma homenagem a mulher em sua essência de uma forma bastante criativa. O mito Don Juan inspirou diversas obras de arte desde pinturas, passando por peças teatrais e literatura, mas nenhum transformou o sedutor sem escrúpulo em um romântico que compreende a alma da mulher tal qual esta versão cinematográfica de 1995 dirigida e roteirizada por Jeremy Leven. O Don Juan daqui não quer apenas colecionar conquistas. O personagem vivido por Johnny Depp quer apenas amar as mulheres em sua plenitude, despertando o que melhor tem nelas. E, claro, como todo bom romântico, sofre pelo desprezo de sua amada Dona Ana.

A apresentação do personagem na abertura do filme é inesquecível. Toda a preparação na frente do espelho, as gotas de perfume, colocando as luvas, a máscara... A forma como a câmera nos mostra aos poucos o ator, os detalhes, a composição da cena, a direção de arte. Nos coloca no clima. Entra então, a voz over explicando que ele é o maior amante do mundo, mas quis o destino que a única mulher que importava o desprezou, por isso, ele iria acabar com a própria vida. Mas, antes, se dá ao direito de uma última conquista. A cena em que demonstra a desconhecida no bar como a pele da mulher é sensível e todo o desenrolar é muito bem realizada. Johnny Depp consegue nos passar tudo com o olhar.

Marlon Brando e Johnny DeppA história começa quando o psiquiatra Dr. Jack Mickler vivido por Marlon Brando (gordo, mas ainda charmoso) é chamado para ajudar a um jovem que está prestes a se suicidar. Ao chegar perto, ele encontra um jovem que se diz Don Juan, o maior amante do mundo, caracterizado de capa, máscara e espada, e que pretende morrer pelas mãos do famoso espadachim Don Francisco da Silva. Entrando no jogo do paciente, Mickler diz que é Don Octávio Del Flores, o tio de Francisco e o convida para se hospedar em sua casa até que Don Francisco volte, enquanto isso, ele lhe conta sua história.

Marlon Brando e Faye DunawayO jogo entre psiquiatra e paciente em delírio é deslumbrante. Por demonstrar respeito por ele, Don Juan aceita a presença do médico e fazem o tratamento como uma espécie de aposta. Se o rapaz convencê-lo de que é mesmo o maior amante do mundo, está liberado. Senão, toma remédios e aceita o tratamento. O interessante é a convivência entre médico e paciente acaba ajudando mais ao médico que ao paciente. Através do ponto de vista do rapaz, Dr. Jack Mickler começa a rever seus conceitos de vida e a forma como tratou sua esposa durante esses anos. Uma das cenas mais bonitas dessa transformação é quando Mickler pergunta a esposa, vivida por Faye Dunaway quais foram os sonhos que ela foi deixando para trás enquanto ele só se preocupava com ele.

Don Juan DeMarcoA narração do personagem sobre como teria sido sua vida é o plus do filme. Com muito humor e clima sensual, vamos sendo apresentados a detalhes incríveis que se fecham de uma forma divertida e cruel ao mesmo tempo. O "jamais consentirei" de Dona Júlia. A brincadeira no harém, as mulheres se despedindo na praia. O encontro com Dona Ana. A história de seus pais. A gente se envolve naquele romantismo e torce pelo personagem, querendo que algo ali seja real, tal qual o psiquiatra que se encanta pelo paciente. Louco ou não, o que fascina em Don Juan é a capacidade de sonhar e despertar o melhor que temos dentro de nós, sem pudores. Afinal, todos somos românticos em nosso íntimo.

Esta é a essência de Don Juan DeMarco, ver a mulher como um ser especial, frágil e forte ao mesmo tempo, algo a ser descoberto. O que casa perfeitamente com a música tema de Bryan Adams. "Para realmente amar uma mulher você precisa conhecê-la profundamente por dentro. Ouvir cada pensamento, cada sonho e dar-lhe asas quando ela quiser voar". É esse dom que o rapaz diz ter desde pequeno: o de compreender o que a mulher precisa e dar-lhe. Com ou sem delírio, suas idéias e argumentos fazem com que o mundo fique um pouco mais fácil na relação a dois. Afinal, que mal há em sonhar um pouco e vivenciar este sonho?

Este é outro filme analisado a pedido de Cristiano Contreiras.


Don Juan DeMarco (Don Juan DeMarco: 1994/EUA)
Direção: Jeremy Leven
Roteiro: Jeremy Leven
Com: Johnny Depp, Marlon Brando, Faye Dunaway, Géraldine Pailhas
Duração: 97 min

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.