What´s Happening! The Beatles in the USA : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

What´s Happening! The Beatles in the USA

What´s Happening! The Beatles in the USAO Festival In-Edit trouxe a Salvador um outro presente. A versão original do documentário: What´s Happening! The Beatles in the USA, dos irmãos Maysles. E o melhor: em uma sessão gratuita, já que o filme foi cedido pela Apple Corps. Desde que a gravadora lançou uma nova montagem do material em 1999 com o nome "The Beatles: The First US Visit", a versão original ficou proibida, a não ser em exibições públicas com a presença do diretor. Como ele foi a exibição do filme em São Paulo, a produção do Festival pediu uma autorização especial para a exibição na capital baiana. Com intermédio de Paul McCartney e autorização da Apple nas mãos, o documentário foi recebido por uma sala lotada, com várias pessoas sentadas no corredor. Prova de que os Beatles ainda causam euforia.

What´s Happening! The Beatles in the USAEm 1964, Os Beatles estavam chegando pela primeira vez aos Estados Unidos. Já esperados por fãs histéricas ainda não eram tão conhecidos pela imprensa local, vide a forma como se dirigem a eles, primeiro como Beatles, simplesmente, sem saber os nomes, depois misturando os quatro garotos de Liverpool. Alguns observadores também confundiam eles, principalmente George e Ringo, basta ver uma cena no trem onde um senhor pede um autógrafo do baterista achando ser o guitarrista. Ainda assim, já é possível ver desde o aeroporto a histeria coletiva que eles causavam por onde passavam. Não apenas mulheres como homens gritavam em busca de uma pequena atenção. No carro, Ringo brinca que até os cavalos estão perseguindo eles.

What´s Happening! The Beatles in the USAOs irmãos Maysles foram uns dos fundadores do cinema direto, aquele estilo de documentário onde a câmera é uma mosca na parede, sem interferir no objeto de cena. What´s Happening!, então, tenta seguir essa linha de documentário, o problema é que esqueceram de explicar isso aos garotos de Liverpool, já que eles se dirigem o tempo todo para a câmera, dando tchau, brincando, falando algo ou fazendo uma piada. Não que isso seja um problema, é apenas para deixar claro que o cinema direto em sua concepção pura não permite a quebra da quarta parede. No cinema recente, o exemplo mais próximo do realizado na década de 60 é o filme brasileiro Justiça, de Maria Augusta Ramos.

Temos então, um tour privilegiado da passagem dos Beatles pelos Estados Unidos. Vamos com eles desde a saída do avião, passando pelo carro, pelo trem, pelo hotel, rádios e televisões que participam. A maior parte do tempo, estamos dentro do quarto com eles. Vemos a expectativa de telefonemas, a participação em rádios pelo aparelho do telefone, assistindo aos noticiários de sua chegada ou simplesmente esperando o tempo passar. A dificuldade do fuso horário, a felicidade pelo sucesso do último álbum lançado, as brincadeiras com as reações do público. Tudo é registrado de uma forma discreta, tentando captar a naturalidade dos músicos e seus empresários.

What´s Happening! The Beatles in the USAIsso acaba nos deixando mais próximos dos quatro e passamos a conhecer melhor suas personalidades. Fica claro após assistir What´s Happening! que Ringo Starr é de longe o mais brincalhão do grupo. Está sempre à frente das piadas, se vira o tempo todo para a câmera, provoca os outros três membros, responde primeiro às perguntas e não para quieto na cadeira, seja no quarto, no camarim ou no trem. Já John Lennon se apresenta com o tímido, quase não aparece no filme, porque quase não interaje com os outros, sempre quieto no seu canto, no máximo observando. Só fala quando é abordado diretamente. George Harrison e Paul McCartney ficam no meio termo. Brincam, mas sem a energia de Ringo. Percebemos apenas a diferença de que Paul é mais procurado e George procura mais a câmera.

What´s Happening! The Beatles in the USAClaro que um documentário sobre os Beatles não poderia faltar música, então, temos algumas apresentações da banda na televisão, aquelas famosas onde não dá para ouvir nada além dos gritos da platéia, músicas que são tocadas nas rádios e uma cena ou outra de boate, onde Ringo dança com algumas meninas. O foco do documentário é mesmo registrar a rotina dos garotos, de seus fãs e dos profissionais da imprensa que tiveram que ir em busca desse fenômeno mundial. Uma experiência única, pena que não está disponível para o público. Apenas o "The Beatles: The First US Visit".


What´s Happening! The Beatles in the USA (1964 / EUA)
Direção: Albert e David Maysles
Com: Murray the 'K', Brian Epstein, Mal Evans, George Harrison, Cynthia Lennon, John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr
Duração: 70 min

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.