Toda Forma de Amor : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Toda Forma de Amor

Toda Forma de Amor - Christopher PlummerAs premiações de Christopher Plummer, seja no Globo de Ouro, ou a boa cotação para o Oscar, pode resgatar do anonimato esse ótimo drama de Mike Mills. Lançado no país diretamente para o DVD, com o singelo nome de Toda Forma de Amor, Beginners chama a atenção por retratar bem um caso verídico do próprio diretor.

A trama é das mais inusitadas. Após a morte de sua mãe, Oliver Fields interpretado por Ewan McGregor ouve de seu pai a revelação de que é gay e que agora irá em busca do tempo perdido. Por cinco anos, ele vive intensamente, sofre, ama, conhece um bom companheiro e descobre que tem câncer, falecendo de suas complicações. O roteiro do próprio Mills, encontra seu protagonista nesse momento, pós perda do pai, totalmente deprimido, sem vontade de refazer a vida e tomando conta de Arthur, o inteligente cãozinho que lhe fica de herança e rende ótimos momentos, principalmente quando os dois conversam.

Toda Forma de Amor - Christopher Plummer e Ewan McGregorAliás, o filme começa com Oliver literalmente apresentando a casa a Arthur, entrando em cada cômodo e explicando as coisas como se ele fosse realmente entender. O paralelo dele repetindo o ato com a personagem de Mélanie Laurent que conhecerá depois não deixa de ser interessante. Além de marcar uma das características da personalidade que Oliver que herdou do pai. O roteiro não-linear é bastante funcional nesse sentido, demonstrando todos hábitos, manias e trejeitos bizarros herdados do pai ou da mãe, em uma divisão bastante interessante. A mãe de Oliver é a sua lembrança da infância, quando o pai estava sempre ausente. Seu resgate com a figura paterna é mesmo nesses últimos cinco anos de vida do mesmo. Até por isso, é natural que o rapaz fique tão transtornado com a morte do mesmo.

Toda Forma de Amor - Ewan McGregor e Mélanie LaurentOliver é o típico solitário, que faz questão de afastar as pessoas, de não se expor emocionalmente. Por isso sente tanta necessidade de falar com as paredes, ou nesse caso com o cachorro. Não por acaso, ele escolheu ir a uma festa à fantasia vestido de Freud. E é lá que conhece Anna, a mulher que irá tentar abalar as estruturas pré-estabelecidas por ele. O problema é que a moça também tem suas complicações emocionais. Não deixa de ser um encontro de almas interessante. Curiosamente, há coisas nesse filme que me lembrou muito O Turista Acidental de Lawrence Kasdan. Arthur, com certeza, precisava de umas férias com a personagem de Geena Davis que iria curar sua carência. E a insistência de Anna em não atender o telefone lembrou também a família de William Hurt naquele filme.

Toda Forma de AmorAs interpretações são outro ponto positivo da obra. Ewan McGregor está muito bem como o protagonista deprimido e nos conduzindo em seus dilemas de forma brilhante. Mélanie Laurent também convence como Anna e Goran Visnjic está convincente como o traumatizado Andy, namorado do pai de Oliver. Em poucas cenas ele consegue nos passar toda a sua personalidade amigável e medo de preconceito contra homossexuais. Já Christopher Plummer realmente chama a atenção como o velho Hall Fields. Há leveza e delicadeza em sua transformação. Ele revela-se homossexual de uma maneira bastante digna ao filho, assim como constrói a personalidade de Hall de uma maneira convincente. Somos capazes de entender aquele homem que casou e passou a maior parte da vida fingindo para si mesmo ser o que não era. E durante o processo da doença, tudo fica ainda mais emocionante.

Toda Forma de Amor é uma bela crônica familiar, que trata de assuntos delicados sem cair na caricatura. Tudo é muito cuidadoso e verdadeiro. Desde o texto, passando pelas interpretações até a direção de Mike Mills que procura costurar os pedaços da vida de Oliver como um emaranhado de lembranças e sentimentos. Isso nos ajuda a compreender sua trajetória e a embarcar em sua jornada de autodescobrimento e virada de vida. Na verdade, mais do que para o pai, esse é o seu recomeço, como indica o título original.


Toda Forma de Amor (Beginners: 2011 / EUA)
Direção: Mike Mills
Roteiro: Mike Mills
Com: Ewan McGregor, Christopher Plummer, Mélanie Laurent, Goran Visnjic.
Duração: 105 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.